14.10.2015 - 12:05:01
Lideranças do Cariri Oriental participam de encontro Reforma Agrária e Crédito Fundiário

Nesta quinta (15) e quarta-feiras (16), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza, no município Boqueirão, o “Encontro de Reforma Agrária e Crédito Fundiário do Pólo do Cariri Oriental”. O evento será aberto às 9h, na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e é uma continuidade do Encontro estadual realizado nos dias 9 e 10 de setembro, na Fetag, em João Pessoa, que contou com presença de cerca de 100 participantes.

O objetivo é discutir os principais conceitos e concepções da Reforma Agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Dentro desses temas, os participantes irão refletir sobre os desafios para implementação de uma Reforma Agrária ampla e massiva, como apontada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Ainda faz parte da programação, a discussão sobre a ação anulatória de empréstimos consignados para os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar da Fetag-PB, Assis Firmino, a Paraíba tem hoje vários assentamentos, onde as famílias reclamam, principalmente, da falta de infraestrutura e de apoio da assistência técnica. “Entendemos que a Fetag tem que fazer essa discussão e levar em frente essa luta, esclarecendo as nossas lideranças sindicais de que é importante avançar e buscar melhorias para os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Não basta só ter a terra, porque as pessoas estão lá, mas falta assistência técnica, saúde e educação dentro dos assentamentos, para garantir a cidadania destas famílias”.

Cerca de 80 lideranças, representando os 15 STTRs da região deverão participar do Encontro. “O intuito é fazer um diagnóstico de como está a Reforma Agrária e o Crédito Fundiário na Paraíba. Esse diagnóstico vai nos trazer elementos para que a gente possa apontar quais são os rumos para o avanço da Reforma Agrária. E quanto ao Crédito Fundiário, apontar quais são as nossas ações, principalmente junto as UTEs, para que esse Programa, que é uma complementação da Reforma Agrária, possa, de fato, avançar”, complementou Firmino.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Elizabeth Teixeira recebe Comenda Margarida Maria Alves na Câmara
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192