14.10.2015 - 12:05:01
Lideranças do Cariri Oriental participam de encontro Reforma Agrária e Crédito Fundiário

Nesta quinta (15) e quarta-feiras (16), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza, no município Boqueirão, o “Encontro de Reforma Agrária e Crédito Fundiário do Pólo do Cariri Oriental”. O evento será aberto às 9h, na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e é uma continuidade do Encontro estadual realizado nos dias 9 e 10 de setembro, na Fetag, em João Pessoa, que contou com presença de cerca de 100 participantes.

O objetivo é discutir os principais conceitos e concepções da Reforma Agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Dentro desses temas, os participantes irão refletir sobre os desafios para implementação de uma Reforma Agrária ampla e massiva, como apontada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Ainda faz parte da programação, a discussão sobre a ação anulatória de empréstimos consignados para os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar da Fetag-PB, Assis Firmino, a Paraíba tem hoje vários assentamentos, onde as famílias reclamam, principalmente, da falta de infraestrutura e de apoio da assistência técnica. “Entendemos que a Fetag tem que fazer essa discussão e levar em frente essa luta, esclarecendo as nossas lideranças sindicais de que é importante avançar e buscar melhorias para os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Não basta só ter a terra, porque as pessoas estão lá, mas falta assistência técnica, saúde e educação dentro dos assentamentos, para garantir a cidadania destas famílias”.

Cerca de 80 lideranças, representando os 15 STTRs da região deverão participar do Encontro. “O intuito é fazer um diagnóstico de como está a Reforma Agrária e o Crédito Fundiário na Paraíba. Esse diagnóstico vai nos trazer elementos para que a gente possa apontar quais são os rumos para o avanço da Reforma Agrária. E quanto ao Crédito Fundiário, apontar quais são as nossas ações, principalmente junto as UTEs, para que esse Programa, que é uma complementação da Reforma Agrária, possa, de fato, avançar”, complementou Firmino.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Elizabeth Teixeira recebe Comenda Margarida Maria Alves na Câmara
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192