13.03.2017 - 10:17:11
Lideranças paraibanas participam de Congresso da Contag em Brasília

Uma comitiva com 17 lideranças sindicais da Paraíba, participa desta segunda-feira (13) até sexta-feira (17), do 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento promovido a cada 4 anos pela Contag reúne lideranças e trabalhadores e trabalhadoras rurais de todos os estados brasileiros para avaliar, propor e deliberar estratégias e ações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

A secretária geral da Fetag-PB, Cleide Araújo, coordena o grupo paraibano formado por diretores da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs): Maria José Enéas e Iara Enéas (STTR do Conde); Márcio Luiz Oliveira (STTR de Alcantil); Danilo Ricardo (STTR de Alagoa Nova); Nelson Pereira (STTR de Lagoa Seca); Josefa Avanise (STTR de Araruna); José Martins e Raquel Silva (STTR de Mari); Armando Santos (STTR de Mataraca); Ivone Ribeiro (STTR de Mamanguape); Avanete Ribeiro (STTR de Bananeiras); Elienilson Lopes (STTR de Pirpirituba); Damião Gomes e Débora Amaral (STTR de São José de Piranhas); Jéssica Damascena (STTR de Jacaraú); e Paulo Barreto (STTR de Barra de Santana). Os delegados e delegadas foram escolhidos durante a Plenária de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realizada em dezembro de 2016. 

Para o presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, um dos principais temas a serem debatidos este ano, deverá ser a Reforma da Previdência. “Consideramos essa proposta de igualar em 65 anos a aposentadoria por idade para homens e mulheres, urbanos e rurais, um verdadeiro crime contra o direito dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que hoje se aposentam aos 55 anos as mulheres e os homens, aos 60 anos. A diferença é cultural, pois no campo começamos a trabalhar muito cedo, na maioria das vezes, antes dos 14 anos”.
 
O presidente destaca ainda outra preocupação da categoria, com a implementação de uma contribuição mensal dos trabalhadores(as) rurais junto ao INSS. “Sabemos que muitos não terão condições de contribuir e ficarão fora do regime geral da Previdência Social. Precisamos nos organizar e estar preparados para a luta, pois não podemos permitir um prejuízo desses com as pessoas que colocam o alimento na mesa dos brasileiros”, finalizou Liberalino.

Com o lema “Levantar as bandeiras de luta e fortalecer a organização sindical da agricultura familiar”, a Contag propõe aos delegados e delegadas do 12º CNTTR o empenho para que seja feito um profundo debate e que sejam deliberadas estratégias e ações unificadas visando um sindicalismo mais forte e combativo na defesa de políticas públicas que venham promover a organização da produção, melhorar a renda e a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares, na perspectiva de termos no futuro um campo com gente e um desenvolvimento rural mais justo, solidário e sustentável.

“O grande desafio é fazer com que o 12º CNTTR nos fortaleça e nos anime a construir um sindicalismo mais combativo e aguerrido na defesa dos direitos e interesses dos agricultores(as) familiares, pois não aceitaremos perder direitos. Também queremos aperfeiçoar e fortalecer a nossa organicidade sindical, pois é necessário termos um movimento sindical mais articulado e unificado para que a sua estrutura funcione com a dinâmica necessária para responder, verdadeiramente, as demandas do homem, da mulher e dos(as) jovens do campo”, reforça o presidente da Contag, Alberto Broch.

Cerca de 2.400 pessoas, representando todos os estados brasileiros, e cumprindo a paridade de gênero, devem participar do evento que também elegerá a nova diretoria da Contag para os próximos 4 anos.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192