13.03.2017 - 10:17:11
Lideranças paraibanas participam de Congresso da Contag em Brasília

Uma comitiva com 17 lideranças sindicais da Paraíba, participa desta segunda-feira (13) até sexta-feira (17), do 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento promovido a cada 4 anos pela Contag reúne lideranças e trabalhadores e trabalhadoras rurais de todos os estados brasileiros para avaliar, propor e deliberar estratégias e ações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

A secretária geral da Fetag-PB, Cleide Araújo, coordena o grupo paraibano formado por diretores da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs): Maria José Enéas e Iara Enéas (STTR do Conde); Márcio Luiz Oliveira (STTR de Alcantil); Danilo Ricardo (STTR de Alagoa Nova); Nelson Pereira (STTR de Lagoa Seca); Josefa Avanise (STTR de Araruna); José Martins e Raquel Silva (STTR de Mari); Armando Santos (STTR de Mataraca); Ivone Ribeiro (STTR de Mamanguape); Avanete Ribeiro (STTR de Bananeiras); Elienilson Lopes (STTR de Pirpirituba); Damião Gomes e Débora Amaral (STTR de São José de Piranhas); Jéssica Damascena (STTR de Jacaraú); e Paulo Barreto (STTR de Barra de Santana). Os delegados e delegadas foram escolhidos durante a Plenária de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realizada em dezembro de 2016. 

Para o presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, um dos principais temas a serem debatidos este ano, deverá ser a Reforma da Previdência. “Consideramos essa proposta de igualar em 65 anos a aposentadoria por idade para homens e mulheres, urbanos e rurais, um verdadeiro crime contra o direito dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que hoje se aposentam aos 55 anos as mulheres e os homens, aos 60 anos. A diferença é cultural, pois no campo começamos a trabalhar muito cedo, na maioria das vezes, antes dos 14 anos”.
 
O presidente destaca ainda outra preocupação da categoria, com a implementação de uma contribuição mensal dos trabalhadores(as) rurais junto ao INSS. “Sabemos que muitos não terão condições de contribuir e ficarão fora do regime geral da Previdência Social. Precisamos nos organizar e estar preparados para a luta, pois não podemos permitir um prejuízo desses com as pessoas que colocam o alimento na mesa dos brasileiros”, finalizou Liberalino.

Com o lema “Levantar as bandeiras de luta e fortalecer a organização sindical da agricultura familiar”, a Contag propõe aos delegados e delegadas do 12º CNTTR o empenho para que seja feito um profundo debate e que sejam deliberadas estratégias e ações unificadas visando um sindicalismo mais forte e combativo na defesa de políticas públicas que venham promover a organização da produção, melhorar a renda e a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares, na perspectiva de termos no futuro um campo com gente e um desenvolvimento rural mais justo, solidário e sustentável.

“O grande desafio é fazer com que o 12º CNTTR nos fortaleça e nos anime a construir um sindicalismo mais combativo e aguerrido na defesa dos direitos e interesses dos agricultores(as) familiares, pois não aceitaremos perder direitos. Também queremos aperfeiçoar e fortalecer a nossa organicidade sindical, pois é necessário termos um movimento sindical mais articulado e unificado para que a sua estrutura funcione com a dinâmica necessária para responder, verdadeiramente, as demandas do homem, da mulher e dos(as) jovens do campo”, reforça o presidente da Contag, Alberto Broch.

Cerca de 2.400 pessoas, representando todos os estados brasileiros, e cumprindo a paridade de gênero, devem participar do evento que também elegerá a nova diretoria da Contag para os próximos 4 anos.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192