01.06.2012 - 11:44:51
Ministro Pepe Vargas assina dois acordos para a expansão do microcrédito rural no Nordeste

A expansão do microcrédito rural será o objeto de dois acordos que serão assinados nesta sexta-feira (1º) pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, com o Banco do Nordeste Brasil (BNB), na cidade de Salvador (BA). As iniciativas integram  as comemorações dos 60 anos do BNB, que desde o dia 30 de maio promove o Seminário Internacional de Microfinanças na capital baiana.

O primeiro acordo firmará a destinação de R$ 3,5 milhões para a aquisição de 345 motocicletas. A ação terá a parceria dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia. Os veículos serão usados pelos assessores do banco durante as visitas de acompanhamento técnico aos agricultores familiares que acessaram a linha de crédito do Grupo B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), responsável por custear as atividades agrícolas e não agrícolas geradoras de renda, com taxa de juros de 0,5% ao ano.

MDA e BNB também firmarão acordo para capacitar financeiramente 5.310 jovens agricultores familiares. A maioria dos jovens, exatos 4.310, receberá as orientações por meio da chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), lançada pelo MDA no dia 18 de maio. Isso porque a chamada atenderá seis dos estados de atuação do BNB: Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Os mil jovens residentes nas áreas não contempladas pelo dispositivo – Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe – serão selecionados e capacitados posteriormente mediante parceria do Banco do Nordeste com entidades especializadas do setor. Com a capacitação, todos poderão contratar operações de crédito junto ao BNB, no âmbito do Pronaf Jovem.

O Banco -  Criado em 1952, o BNB é uma instituição financeira organizada sob a forma de economia mista. Mais de 90% de seu capital é controlado pelo Governo Federal. Com sede em Fortaleza (CE), o banco tem atuação em aproximadamente dois mil municípios, que englobam a Região Nordeste, o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo. O BNB opera como órgão executor de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento regional. Entre os programas geridos pelo banco estão o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do MDA, e a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Lideranças do MSTTR lutam junto a parlamentares para mudar relatório da MP 871, em Brasília
MSTTR planeja ações em Defesa dos Direitos Previdenciários dos Agricultores(as) Familiares
Conselho Deliberativo da Fetag reúne cerca de 200 lideranças sindicais em Patos
MP 842/2018 e PL DO Veneno: Os retrocessos não param e a CONTAG segue na luta
Emenda propõe assegurar políticas específicas para a agricultura familiar
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192