17.07.2019 - 13:30:28
MSTTR discute sustentabilidade da luta e políticas públicas para Agricultura Familiar, em Brasília

Nesta semana, entre os dias 16 e 18 de julho, representantes das secretarias de Políticas Sociais e das secretarias de Finanças e Administração de todas as Federações estão reunidos em Brasília para debater os desafios impostos pela atual conjuntura política do Brasil. Dois eventos acontecem paralelamente  no Centro de Estudos Sindicais da Contag: o Seminário Nacional “Novas Configurações do Governo Federal para Políticas Sociais do Campo” e a “Oficina Nacional de Autoformação em Gestão Administrativa e Financeira”. 

Representam a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) nos eventos, o secretário de Políticas Sociais, Rosivaldo Fernandes, e os assessores Joelma e Kleber. Na última terça-feira (16), os 55 participantes do Seminário e os 52 participantes da Oficina participaram de programação conjunta, no auditório Margarida Alves, para discutir temas como CNIS Rural, CAPEF, DAP, assim como INSS Digital, Meu INSS e também sobre o Fundo de Amparo. 

Para o secretário de Administração e Finanças da Contag, Juraci Souto, todo o movimento sindical deve se unir na defesa dos direitos dos(as) Trabalhadores Rurais para garantir que o campo continue a ser um lugar de vida, produção, cultura e desenvolvimento.

 Para basear as reflexões e discussões, a secretária de Políticas Sociais da Contag, Edjane Rodrigues, e o assessor da secretaria Evandro Morello, realizaram uma análise de conjuntura trazendo os impactos da reforma da previdência para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, e também sobre os desdobramentos da realização das primeiras Oficinas de Base. “Tudo o que discutimos aqui têm importância fundamental para nossa luta. Mas só vale a pena debater se houver encaminhamentos práticos em nossas bases”, afirmou.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
Fetag, Contag e Senar realizam a primeira Oficina de Base na Paraíba
Fetag-PB inicia ciclo de Oficinas de Base, nesta quarta-feira (10)
Fetag e STTRs participam de entrega de propostas para agricultura familiar ao governo do Estado
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192