03.06.2016 - 12:53:44
MSTTR ocupará Agências da Previdência de todo o país para protestar contra medidas de Temer

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) participou, nos dias 30 e 31 de maio, em Brasília, do Encontro Nacional de Reforma Agrária e Crédito Fundiário. A entidade foi representada por seu 1º vice-presidente, Francisco Pereira (Chicão), pelo secretário da Agricultura Familiar, Assis Firmino, e pelo assessor, Ivanildo Pereira Dantas.

Durante o evento, presidentes das Fetag’s de todo o país, secretários (as) de Política Agrária, assessores e consultores do crédito fundiário fizeram uma profunda análise da conjuntura agrária. As lideranças sindicais destacaram suas preocupações a partir da extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), bem como os riscos para a classe trabalhadora com as possíveis reformas que possam acontecer, como as da Previdência Social e Trabalhistas.

O encontro também teve como objetivos avaliar as etapas de execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); definir desdobramentos e encaminhamentos que assegurem a continuidade das ações sindicais na base do MSTTR; compreender os impactos e alterações na execução das políticas públicas voltadas à questão agrária e fundiária; definir encaminhamentos e ações sindicais que visam fortalecer os processos de obtenção de terras e a garantia de políticas públicas no campo; realizar balanço da conclusão das renegociações das dívidas dos beneficiários(as) do PNCF; entre outros.

Segundo Assis Firmino, foi deliberado, ao final do encontro, que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) se organizará para ocupar as Agências da Previdência Social (APSs) de todo o país para protestar contra a reforma da Previdência, entre outras medidas já anunciadas pelo governo interino de Michel Temer que impactam diretamente na vida e trabalho das populações do campo.

“Aqui na Paraíba, ficou decidido que todos os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado serão mobilizados e ocuparão a partir do dia 16 de junho, as Gerências Executivas do INSS de João Pessoa e Campina Grande. É uma forma da gente mostrar a nossa indignação e a nossa revolta contra as decisões que vêm sendo tomadas por esse Governo interino”, finalizou Assis.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192