03.06.2016 - 12:53:44
MSTTR ocupará Agências da Previdência de todo o país para protestar contra medidas de Temer

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) participou, nos dias 30 e 31 de maio, em Brasília, do Encontro Nacional de Reforma Agrária e Crédito Fundiário. A entidade foi representada por seu 1º vice-presidente, Francisco Pereira (Chicão), pelo secretário da Agricultura Familiar, Assis Firmino, e pelo assessor, Ivanildo Pereira Dantas.

Durante o evento, presidentes das Fetag’s de todo o país, secretários (as) de Política Agrária, assessores e consultores do crédito fundiário fizeram uma profunda análise da conjuntura agrária. As lideranças sindicais destacaram suas preocupações a partir da extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), bem como os riscos para a classe trabalhadora com as possíveis reformas que possam acontecer, como as da Previdência Social e Trabalhistas.

O encontro também teve como objetivos avaliar as etapas de execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); definir desdobramentos e encaminhamentos que assegurem a continuidade das ações sindicais na base do MSTTR; compreender os impactos e alterações na execução das políticas públicas voltadas à questão agrária e fundiária; definir encaminhamentos e ações sindicais que visam fortalecer os processos de obtenção de terras e a garantia de políticas públicas no campo; realizar balanço da conclusão das renegociações das dívidas dos beneficiários(as) do PNCF; entre outros.

Segundo Assis Firmino, foi deliberado, ao final do encontro, que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) se organizará para ocupar as Agências da Previdência Social (APSs) de todo o país para protestar contra a reforma da Previdência, entre outras medidas já anunciadas pelo governo interino de Michel Temer que impactam diretamente na vida e trabalho das populações do campo.

“Aqui na Paraíba, ficou decidido que todos os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado serão mobilizados e ocuparão a partir do dia 16 de junho, as Gerências Executivas do INSS de João Pessoa e Campina Grande. É uma forma da gente mostrar a nossa indignação e a nossa revolta contra as decisões que vêm sendo tomadas por esse Governo interino”, finalizou Assis.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192