07.04.2016 - 09:37:54
MSTTR realizará Marcha Nacional pela Reforma Agrária, no dia 19 de maio

Representantes do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) de todo o país farão no dia 19 de maio, em Brasília, uma grande mobilização nacional em favor da reforma agrária e da democracia. A Marcha Nacional pela Reforma Agrária apresentará uma pauta de reivindicação baseada em 3 pontos principais: a política econômica, legislação, e as questões judiciais.

O evento e a pauta foram definidos durante o Encontro Nacional de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, realizado entre os dias 20 e 23 de março, em Brasília. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), foi representada por seu segundo secretário da Agricultura Familiar, José Victor Bezerra; pelo assessor Ivanildo Pereira, e o assentado de Esperança, Francinaldo de Luna Silva.

Durante o evento, que contou com a presença do secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adhemar Almeida, e da presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Lúcia Falcón, o secretário da Fetag-PB, José Victor apresentou as principais demandas dos assentamentos do Incra, no Estado.

“Uma das demandas apresentadas por nós, durante a reunião, foi liberação do fomento Mulher para as agricultoras do assentamento Jordivan Lucena, localizado no município de Salgadinho. Ao retornarmos, a nossa solicitação que já havia sido atendida. Também apresentamos uma planilha com os fazendeiros, que têm grandes dívidas com a União, sugerindo que esses imóveis rurais, façam parte de pedidos de desapropriações para fins de interesse social e Reforma Agrária”, destacou José Victor.

O encontro debateu ainda a questão agrária no contexto político, econômico, social e ambiental; os principais desafios e demandas na execução da política pública e na ação sindical; o acúmulo produzido nos Encontros Regionais e Estaduais de Reforma Agrária; o Plano Operacional Anual 2016/2017 da Secretaria de Política Agrária; e o Grito da Terra Brasil (GTB) 2016.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192