07.04.2016 - 09:37:54
MSTTR realizará Marcha Nacional pela Reforma Agrária, no dia 19 de maio

Representantes do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) de todo o país farão no dia 19 de maio, em Brasília, uma grande mobilização nacional em favor da reforma agrária e da democracia. A Marcha Nacional pela Reforma Agrária apresentará uma pauta de reivindicação baseada em 3 pontos principais: a política econômica, legislação, e as questões judiciais.

O evento e a pauta foram definidos durante o Encontro Nacional de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, realizado entre os dias 20 e 23 de março, em Brasília. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), foi representada por seu segundo secretário da Agricultura Familiar, José Victor Bezerra; pelo assessor Ivanildo Pereira, e o assentado de Esperança, Francinaldo de Luna Silva.

Durante o evento, que contou com a presença do secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adhemar Almeida, e da presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Lúcia Falcón, o secretário da Fetag-PB, José Victor apresentou as principais demandas dos assentamentos do Incra, no Estado.

“Uma das demandas apresentadas por nós, durante a reunião, foi liberação do fomento Mulher para as agricultoras do assentamento Jordivan Lucena, localizado no município de Salgadinho. Ao retornarmos, a nossa solicitação que já havia sido atendida. Também apresentamos uma planilha com os fazendeiros, que têm grandes dívidas com a União, sugerindo que esses imóveis rurais, façam parte de pedidos de desapropriações para fins de interesse social e Reforma Agrária”, destacou José Victor.

O encontro debateu ainda a questão agrária no contexto político, econômico, social e ambiental; os principais desafios e demandas na execução da política pública e na ação sindical; o acúmulo produzido nos Encontros Regionais e Estaduais de Reforma Agrária; o Plano Operacional Anual 2016/2017 da Secretaria de Política Agrária; e o Grito da Terra Brasil (GTB) 2016.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192