02.07.2012 - 10:25:32
Municípios de Territórios as Cidadania recebem 42 retroescavadeiras do MDA

Foram entregues, na última sexta-feira (29), 42 retroescavadeiras a municípios dos Territórios da Cidadania. Cada município selecionado recebeu uma máquina, que auxiliará na recuperação de estradas vicinais e facilitará no escoamento da produção agrícola e na construção e recuperação de pequenos açudes na zona rural. As máquinas, adquiridas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), foram entregues aos prefeitos dos municípios em Campina Grande.

Estavam presentes, na solenidade, o vice-governador, Rômulo Gouveia, a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Márcia Quadrado, e o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Marenilson Batista, além dos prefeitos dos municípios. 

A secretária executiva do MDA esclareceu que as cidades beneficiadas com as retroescavadeiras têm até 50 mil habitantes e participaram de um processo seletivo. “Os municípios escolhidos têm, em seu território, uma grande concentração de agricultura familiar”, disse.
 
Manoel Antônio de Oliveira (Nequinho) é componente do Pólo Sindical da Borborema, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Nova e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável daquele município. De acordo com ele, o equipamento vem sendo reivindicado há quatro anos, em média, pelos Territórios. 

José Ernesto dos Santos Sobrinho é prefeito da cidade de Arara, comentou a importância da ação para o desenvolvimento da agricultura local. “É extremante importante essa parceria do Governo Federal, estadual e Municipal. Percebemos que, nos últimos anos, houve uma mudança significativa em relação às parcerias do Governo Federal com Governo Municipal e isso fortalece os municípios que, com recursos próprios, não conseguiriam adquirir estes equipamentos. Com estas máquinas, a comunidade rural será a mais beneficiada”, disse.


Os municípios beneficiados com a primeira entrega das retroescavadeiras na Paraíba são:

Território de Borborema - Alagoa Nova, Arara, Areial, Borborema, Casserengue, Esperança, Queimadas, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Massaranduba.
 
Território de Curimataú -  Baraúna, Cacimba de Dentro, Cuité.

Território de Mata Sul - Caldas Brandão, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Pedras de Fogo, Pitimbu.

Território de Mata Norte - Baia da Traição, Capim, Itapororoca, Jacaraú, Lucena, Mari, Pedro Régis, Riachão do Poço, Rio Tinto, Sapé, Sobrado.

Território de Ocidental - Congo, Livramento, Coxixola, Monteiro, Parari, São José dos Cordeiros, Prata, Zabelê, Sumé.

Território de Médio Sertão - Desterro, Mãe D’água, Cacimbas, Teixeira.
 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Parlamentares orgânicos do Sistema CONTAG reafirmam compromissos com a pauta da Agricultura Familiar
Guardiã das águas, agricultura familiar defende produção de alimentos com sustentabilidade ambiental
Governo não sabe o que fazer com a sua proposta de “reforma” da Previdência
Mesmo com “surpresinha” de relator, trabalhador rural pode não se aposentar
Fetag e Sindicatos participam de reunião estadual do Plano Safra 2016/2017
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192