10.12.2018 - 12:54:00
NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE AOS NOSSOS COMPANHEIROS DO MST

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do estado repudiam veementemente os assassinatos dos companheiros militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) paraibano, José Bernardo da Silva, conhecido como Orlando Bernardo, e Rodrigo Celestino, acontecido na noite do último sábado (8), no Acampamento Dom José Maria Pires, localizado no município de Alhandra (PB). Orlando era irmão do coordenador e integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens na Paraíba (MAB/PB), Osvaldo Bernardo.

O assassinato de Orlando e Celestino, a dois dias do aniversário dos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos (que transcorre oficialmente nesta segunda-feira, 10), por um grupo de homens encapuzados e fortemente armados, conferem o crescimento no país de um movimento contrário às liberdades de expressão, manifestação e luta por direitos fundamentais à pessoa humana. 

Discursos de incitação ao ódio e à violência contra as minorias, assassinatos impunes, e a enxurrada de retrocessos com a retirada de direitos arduamente conquistados pela população brasileira, vem servindo de estímulo para que atos como esse e outros mais aconteçam em nosso País.

Aproveitamos ainda para denunciar a tentativa de criminalização e repressão aos movimentos sociais e populares, através de ações covardes que têm como objetivos: amedrontar, desmobilizar e neutralizar as reivindicações da classe trabalhadora do Brasil.

O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) paraibano, por nós representado, se solidariza às famílias das vítimas desse brutal ato de violência e a todos os nossos companheiros que lutam por condições melhores de vida para homens e mulheres do Campo. 

Continuaremos juntos e cobrando das autoridades responsáveis, respostas para esse crime covarde, e contra todo o retrocesso que hora enfrentamos nesse país, reafirmando nosso compromisso histórico pela construção de um Brasil com Reforma Agrária, Fortalecimento da Agricultura Familiar, Solidária e livre de todas as formas de violência.  

Fetag-PB e STTRs.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE AOS NOSSOS COMPANHEIROS DO MST
MSTTR PARAIBANO VOTA EM HADDAD 13
CONTAG reafirma apoio a Haddad por apresentar propostas de valorização da agricultura familiar
Fetag, Sindicatos e setor sucroalcooleiro paraibano dão início a campanha salarial de canavieiros
Agricultores e Agricultoras Familares devem declarar ITR até 28 de setembro
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192