03.03.2016 - 12:16:41
Novos desafios para o MSTTR é tema de encontro da regional nordeste da Contag

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por seus diretores Assis Firmino (secretário da Agricultura Familiar); Maria Adelino (Idosos); e Iara Enéas (Jovens), participa até esta sexta-feira (4), do primeiro encontro do ano da Regional Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Recife, Pernambuco.

Na pauta, dirigentes e assessores do Movimento Sindical dos Trabalhadores  e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) debatem, entre outros temas, ações de massa para 2016; mobilização contra a Reforma da Previdência; 22º Grito da Terra Brasil (GTB 2016); Marcha pela Reforma Agrária; Enquadramento Sindical da Agricultura Familiar; Sustentabilidade Político-Financeira; 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; e estratégias de participação do MSTTR nas Eleições Municipais.
 
“Estamos realizando quatro Encontros Regionais em que a diretoria e assessoria da Contag estarão participando e contribuindo no debate e levando em consideração que nosso planejamento não pode ter como meta apenas a atual gestão, mas estabelecer rumos para a continuação da luta do MSTTR. Nossos Encontros Regionais, são momentos de debate, análise, e reflexão, onde fazemos para saber que percursos devemos seguir na implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS)”, destacou o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.

Todos os debates estabelecidos nos Encontros devem levar em consideração os cenários e tendências da conjuntura atual, implicações, desafios e possibilidades para o movimento sindical.
 
Assim, o Movimento Sindical precisa interpretar este contexto, definir prioridades e identificar questões estratégicas para decidir como se posiciona e como vai agir.
 
A incapacidade do Governo de fazer as reformas é outro ponto que deve ser avaliado pelo MSTTR, para que o Estado venha fazer as reformas necessárias e construir políticas que assegurem o fortalecimento da Agricultura Familiar, na perspectiva desse setor do campo, continuar produzindo alimentos diversos e saudáveis que abasteçam a mesa do povo brasileiro.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192