25.06.2018 - 12:14:48
Oficina debate Parcerias e Cooperações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar

Cinco dias intensos de debates e conversas sobre organização da produção e mercado, associativismo e cooperativismo: nos dias 11 a 15 de junho, em João Pessoa (PB), cerca de 50 pessoas participam da primeira Oficina Regional Sobre Parcerias e Cooperações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar, evento coordenado pelas Secretaria de Política Agrícola, Secretaria de Jovens e Vice-presidência e Secretaria de Relações Internacionais da Contag. Os(as) participantes do evento são dirigentes sindicais dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e também trabalhadores(as) rurais da base desses estados. Serão realizadas ao longo de 2018 outras oito oficinas como esta em todo o Brasil.

Um dos principais objetivos do encontro é a construção de estratégias para superar os desafios da organização da produção e mercado por meio do fortalecimento de parcerias e cooperações entre as organizações da agricultura familiar e outras instituições e entidades. Entre os convidados a contribuir com os debates estão representantes nacionais e estaduais da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Econômica Solidária (Unicafes), além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições relacionadas ao tema, assim como de associações e cooperativas que compartilharão suas experiências.

Convergência de interesses - A garantia da segurança e soberania alimentar, a geração de renda para os(as) agricultores e agricultoras familiares e a permanência dos(as) jovens no campo com qualidade de vida são temas fundamentais para o movimento sindical e que estão estreitamente relacionados à organização da produção e de mercados, ao fortalecimento do associativismo e cooperativismo.

Por isso, a presença da juventude rural na oficina é importante para que o tema da sucessão rural seja discutido amplamente, pois se os(as) jovens que vivem no campo tiverem condições de produzir e comercializar suas produções, poderemos garantir que gora e no futuro nosso país seja abastecido com alimentos saudáveis, e que o meio rural brasileiro continue sendo um lugar de vida, cultura e abundância.

“Essa oficina é uma oportunidade para que os(as) jovens ouçam e sejam ouvidos em seus desafios e potencialidades. Precisamos de oportunidades como essa para trocar conhecimentos e experiências, para abrir novas possibilidades de trabalho e luta por qualidade de vida no campo. Os conceitos básicos de associativismo, cooperativismo, as informações sobre parcerias e sobre cadeias produtivas e muitos outro temas são fundamentais para nossa juventude rural”, afirma a Secretária de Jovens da Contag, Mônica Bufon Augusto.

A Vice-presidência e Secretaria de Relações Internacionais da Contag leva para a oficina o debate sobre as plataformas, parcerias e agendas internacionais priorizadas pelo MSTTR para incidência em segurança soberania alimentar e nutricional, e agroecologia. “Vamos discutir como o movimento sindical atua nos espaços internacionais e como podemos fortalecer o tema da associação e cooperação também junto a outros países”, explica o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch.

Para o secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris, a oficina também tem como objetivo a construção de uma agenda de trabalho nos estados e regiões de acordo com a realidade local e ou regional. “Considerando sempre os arranjos produtivos, os acúmulos e experiências já em andamento e sempre focadas na importância das parcerias e coletividade das ações no envolvimento dos sujeitos do campo e da cidade, com ênfase no Cooperativismo e Associativismo”, explica Rovaris.

O coordenador da Regional Nordeste da Contag, José Wilson Gonçalves, também participa do evento, tendo destacado a importância da articulação de nossa confederação com outras organizações sindicais e sociais como estratégia para fortalecer a agricultura familiar. "É preciso ainda criar aliançan com os mercados consumidores locais", apontou José Wilson.

Fonte: Assessoria de Comunicação Contag - Lívia Barreto 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
Fetag, Contag e Senar realizam a primeira Oficina de Base na Paraíba
Fetag-PB inicia ciclo de Oficinas de Base, nesta quarta-feira (10)
Fetag e STTRs participam de entrega de propostas para agricultura familiar ao governo do Estado
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192