25.11.2015 - 13:01:18
Paraíba participa de Coletivo Nacional de Políticas Sociais, em Brasília

Em um período no qual uma crise política afeta questões econômicas, a construção e execução de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, previdência social e proteção infanto-juvenil precisam de acompanhamento permanente e aprofundado. Nos últimos 12 anos de um governo federal com projeto de inclusão social claro, os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros (as), incluindo os rurais, conquistaram vários avanços. Mas existem setores da sociedade interessados não apenas em barrar esse avanço, mas também promover retrocessos em direitos sociais e trabalhistas.
 
Representantes de Federações de 26 estados e também das coordenações regionais da Contag estiveram reunidos nos últimos dias 23 e 24 de novembro, no Coletivo de Políticas Sociais para debater questões importantes para a implementação de políticas públicas das áreas sociais. A Paraíba esteve representada pelo secretário da pasta, Rosivaldo Fernandes.

A programação inclui a análise de conjuntura das Políticas Sociais no Brasil e no mundo, a discussão sobre as consequências de uma Reforma na Previdência e também os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
“A Contag e as Centrais Sindicais têm deixado bastante claro para o governo federal que não admitiremos perda de direitos conquistados pelos trabalhadores. Isso vale para o Sistema Único de Saúde, para a Previdência Social e para todos os outros setores que devem garantir vida digna para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Sabemos diferenciar o apoio a um projeto político, o qual queremos ajudar a construir e implementar, e o papel de movimento sindical: se mexerem em nossos direitos, vamos lutar contra isso”, afirmou o presidente da Contag, Alberto Broch. 
 
Para o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves, é preciso discutir o que significa para os trabalhadores e trabalhadoras rurais os cortes orçamentários nas áreas de Saúde e educação, as políticas de habitação rural, a ameaça de reforma da Previdência. “Vamos nos preparar para enfrentar esses desafios e continuar nossa luta”, afirmou. Estavam presentes na abertura do Coletivo a secretária Geral da Contag, Dorenice Flor da Cruz, a secretária de Mulheres, Alessandra Lunas, o secretário de Administração e Finanças, Aristides Santos, o secretário de Meio Ambiente, Antoninho Rovaris, e o secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais, Elias D’Ângelo Borges.
 
Análises de conjuntura - Foi convidado para realizar uma análise do panorama nacional das Políticas Sociais o técnico do DIEESE José Inácio Ferreira Júnior. De acordo com o técnico, a participação da sociedade nos processos de decisão democrática deve ser fortalecida e ampliada. Uma das principais maneiras dessa participação social é feita por meio dos movimentos sindicais e sociais e, portanto, a mobilização das bases é fundamental para garantir uma luta menos desigual com as forças sociais que disputam os recursos do governo e querem impedir investimentos em políticas sociais.
 
Para uma análise internacional, foi convidado o coordenador executivo do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), Valdevir Both. O especialista explicou como a tendência mundial de privatização da saúde provoca pressões muito grandes no Brasil, que oferece para todos os seus habitantes serviços de saúde gratuitos. “A sociedade como um todo e os movimentos sociais e sindicais precisam discutir o grande panorama mundial, pois é uma disputa política muito forte, que coloca em risco até mesmo a existência do SUS”, apontou.

Monitoramento - A partir da tarde de terça-feira (24) e durante a quarta-feira (25) será realizada a Oficina Ampliada de Avaliação e Monitoramento do Projeto “Formação de Lideranças para a Gestão Participativa da Política de Saúde do Campo, Floresta e Águas”, com a participação de representantes das 18 Federações que participaram do projeto.

FONTE: Assessoria de Comunicação Contag - Lívia Barreto


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192