25.11.2015 - 13:01:18
Paraíba participa de Coletivo Nacional de Políticas Sociais, em Brasília

Em um período no qual uma crise política afeta questões econômicas, a construção e execução de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, previdência social e proteção infanto-juvenil precisam de acompanhamento permanente e aprofundado. Nos últimos 12 anos de um governo federal com projeto de inclusão social claro, os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros (as), incluindo os rurais, conquistaram vários avanços. Mas existem setores da sociedade interessados não apenas em barrar esse avanço, mas também promover retrocessos em direitos sociais e trabalhistas.
 
Representantes de Federações de 26 estados e também das coordenações regionais da Contag estiveram reunidos nos últimos dias 23 e 24 de novembro, no Coletivo de Políticas Sociais para debater questões importantes para a implementação de políticas públicas das áreas sociais. A Paraíba esteve representada pelo secretário da pasta, Rosivaldo Fernandes.

A programação inclui a análise de conjuntura das Políticas Sociais no Brasil e no mundo, a discussão sobre as consequências de uma Reforma na Previdência e também os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
“A Contag e as Centrais Sindicais têm deixado bastante claro para o governo federal que não admitiremos perda de direitos conquistados pelos trabalhadores. Isso vale para o Sistema Único de Saúde, para a Previdência Social e para todos os outros setores que devem garantir vida digna para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Sabemos diferenciar o apoio a um projeto político, o qual queremos ajudar a construir e implementar, e o papel de movimento sindical: se mexerem em nossos direitos, vamos lutar contra isso”, afirmou o presidente da Contag, Alberto Broch. 
 
Para o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves, é preciso discutir o que significa para os trabalhadores e trabalhadoras rurais os cortes orçamentários nas áreas de Saúde e educação, as políticas de habitação rural, a ameaça de reforma da Previdência. “Vamos nos preparar para enfrentar esses desafios e continuar nossa luta”, afirmou. Estavam presentes na abertura do Coletivo a secretária Geral da Contag, Dorenice Flor da Cruz, a secretária de Mulheres, Alessandra Lunas, o secretário de Administração e Finanças, Aristides Santos, o secretário de Meio Ambiente, Antoninho Rovaris, e o secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais, Elias D’Ângelo Borges.
 
Análises de conjuntura - Foi convidado para realizar uma análise do panorama nacional das Políticas Sociais o técnico do DIEESE José Inácio Ferreira Júnior. De acordo com o técnico, a participação da sociedade nos processos de decisão democrática deve ser fortalecida e ampliada. Uma das principais maneiras dessa participação social é feita por meio dos movimentos sindicais e sociais e, portanto, a mobilização das bases é fundamental para garantir uma luta menos desigual com as forças sociais que disputam os recursos do governo e querem impedir investimentos em políticas sociais.
 
Para uma análise internacional, foi convidado o coordenador executivo do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), Valdevir Both. O especialista explicou como a tendência mundial de privatização da saúde provoca pressões muito grandes no Brasil, que oferece para todos os seus habitantes serviços de saúde gratuitos. “A sociedade como um todo e os movimentos sociais e sindicais precisam discutir o grande panorama mundial, pois é uma disputa política muito forte, que coloca em risco até mesmo a existência do SUS”, apontou.

Monitoramento - A partir da tarde de terça-feira (24) e durante a quarta-feira (25) será realizada a Oficina Ampliada de Avaliação e Monitoramento do Projeto “Formação de Lideranças para a Gestão Participativa da Política de Saúde do Campo, Floresta e Águas”, com a participação de representantes das 18 Federações que participaram do projeto.

FONTE: Assessoria de Comunicação Contag - Lívia Barreto


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192