06.05.2016 - 11:59:08
Paraibanas participam da 6ª turma da Escola Nacional de Formação da Contag

As lideranças paraibanas: Maria José de Araújo (STTR de Juripiranga); Wilma Alves de Farias (STTR de Matinhas); Severina Silva de Vasconcelos (STTR de Mamanguape) e Ednalva Santos Oliveira (STTR de Nova Palmeira) integram a 6ª turma do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Escola Nacional de Formação Sindical da Contag (Enfoc), que iniciou nesta sexta-feira (5), em Brasília.

Dos 130 alunos da turma, 97 são diretores de Sindicatos ou Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, sendo 60% do total, composta por mulheres.

Um dos diferenciais desta edição do Curso Nacional será o uso da tecnologia. Estão previstas atividades por meio de ferramentas de ensino à distância - como a plataforma Moodle, que já utilizada por diversas universidades brasileiras para coordenar atividades pedagógicas online.
O eixo temático deste primeiro módulo é a Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que será trabalhado dentro dos eixos pedagógicos Memória, Identidade e Pedagogia para uma Nova Sociabilidade.

O objetivo geral é proporcionar uma formação política que fortaleça e qualifique a atuação do movimento na disputa por políticas e projetos na sociedade, enfatizando a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário como enfrentamento às políticas neoliberais e valorização do campo como espaço de qualidade de vida e de construção da identidade dos sujeitos do campo, suas pautas e lutas.

Entre os temas discutidos estão o processo se ocupação do território latino-americano e as principais lutas que influenciaram o processo de formação social; as formas de organização da sociedade ao longo da história, as relações entre estado e sociedade, dando ênfase aos processos históricos de constituição do capitalismo e nos sujeitos políticos; a conjuntura no Brasil e na América Latina, com um olhar articulado para a construção do estado e da sociedade atual, destacando os desafios e perspectivas dos movimentos sociais frente à conjuntura.
 
Além disso, os educandos também terão a oportunidade de analisar a participação políticas das mulheres no atual contexto e destacar desafios e perspectivas da luta feminista contemporânea e de refletir sobre contextos e conceitos do PADRSS, suas políticas estruturantes em diálogo com a agricultura familiar e o trabalho assalariado no campo.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192