08.11.2016 - 13:11:57
Paraibanas participam de Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais

Uma comitiva com 16 lideranças femininas, representando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) paraibanos participa desta terça-feira (8) até a sexta-feira (11), em Brasília, da 6ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais.

A comitiva é formada por: Maria de Lourdes do Amaral Costa, Maria Adelino da Silva, Josefa Avanise Matias Ribeiro, Iara Enéas da Silva, Maria José Araújo, Avani Alves Pinheiro de Moura, Wilma Alves Farias, Eronice Marques da Silva, Jozilene Cunha dos Santos Pereira, Maria Cleidiomar Sarmento de Oliveira, Ednalva Santos de Oliveira, Maria José Enéas da Silva, Severina Silva de Vasconcelos, Fernanda da Silva Oliveira, Vânia Victor Felipe dos Santos, e Adriana Alves de Oliveira.

O objetivo principal do evento é fortalecer a luta e a organização das mulheres trabalhadoras rurais no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), contribuindo para uma participação mais qualificada durante o 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), da Contag.

Além dos debates, estudo dos textos e trabalhos em grupos, constam na Programação, momentos culturais, oficinas, troca de sementes, ato público e lançamento do vídeo documentário sobre Margarida Alves, com depoimentos de familiares, amigas(os) e sócias(os) do STTR de Alagoa Grande.

Cerca de 400 mulheres de todo o País participam da plenária, que tem como público prioritário as mulheres dirigentes das Federações filiadas à Contag, em especial aquelas que compõem as Comissões Estaduais de Mulheres ou as coordenações de polo.

“O lema ‘Margaridas trabalhadoras rurais por paridade rumo à igualdade: a luta é todo dia!’ demonstra a luta unitária e permanente das mulheres do MSTTR para avançar na construção da igualdade, que tem como um de seus instrumentos a implementação da paridade de gênero nas instâncias do Movimento Sindical. Garantir a paridade para além dos números demonstra o compromisso político das organizações de agricultoras e agricultores familiares na luta permanente pela superação dos impactos do patriarcado na vida das mulheres, na busca por superar o desafio da construção de relações mais democráticas no cotidiano sindical e, consequentemente, na sociedade”, afirma Alessandra Lunas, secretária de Mulheres da Contag.

A preparação das mulheres para o 12º CNTTR foi iniciada em meados desse ano com a realização das Plenárias Regionais de Mulheres, onde foram realizados balanços políticos da participação das mulheres no MSTTR com base na trajetória “de onde viemos”, “onde estamos” e “para onde vamos”. Em uma segunda etapa estão sendo realizadas as Plenárias Estaduais específicas que devem multiplicar este processo avaliativo de participação das mulheres e discutir propostas para qualificar sua incidência estratégica nas Plenárias mistas, onde serão retiradas(os) delegadas e delegados para o Congresso, como previsto no Regimento Interno.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Paraibanas participam de curso exclusivo de formação política para mulheres
Fetag-PB inscreve para 8ª turma de sua Escola de Formação (Efor-PB)
Nova diretoria da Fetag-PB tem posse prestigiada
Solenidade de posse de novos diretores da Fetag acontecerá nesta quarta (30)
Caravana paraibana participa de até sexta (25) do 5º Enafor
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192