13.06.2012 - 10:42:30
Plenária da Terceira Idade

Uma comissão composta por treze pessoas participará da 1ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade, promovida pela Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que começa na nesta quarta-feira (13), em Brasília.

O evento tem como principal objetivo articular a população idosa rural em torno de questões específicas do envelhecimento, visando avaliar, debater e formular propostas para a atuação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

O processo de escolha dos delegados e delegadas de base ocorreu entre os períodos de setembro de 2011 a abril de 2012, em 27 plenárias estaduais que reuniram um total de 3.500 trabalhadores e trabalhadoras da terceira idade e idosos rurais.

Durante o primeiro dia, os idosos participarão de palestras que têm como tema “Direitos e Políticas Públicas em prol do Envelhecimento Ativo e Saudável no Brasil”, “Envelhecimento e os Desafios: Aposentadoria, Empréstimo Consignado, Violência e Exploração”, entre outras.

Incluídos na programação do evento, serão lançados a 3ª edição da Revista da Terceira Idade da Contag e o livro “Retrato da Repressão Política no Campo: Brasil 1962-1985”, assim como trabalho em grupo para análise, debate e conclusão do Documento Base, que será utilizado na construção da Agenda do Envelhecimento Saudável no Brasil.


Será realizada, durante todos os dias, uma pesquisa da Ouvidoria da Saúde sobre a satisfação dos idosos quanto ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), além de uma exposição fotográfica com vários eventos e momentos do trabalho realizado junto à população idosa rural brasileira e promoção de atividades físicas próprias para esse público.

Para o secretário da Terceira Idade da Contag, Natalino Cassaro, a expectativa é que os delegados(as) façam um debate empolgante e produtivo. “As propostas que vieram das plenárias estaduais são muito qualificadas e os idosos estão ansiosos em aprovar o documento, que trará recomendações ao governo de quais políticas públicas precisam ser criadas e aperfeiçoadas para promover de fato o envelhecimento saudável e ativo no campo e na floresta”. O dirigente destaca ainda a importância do dia 15 de junho, dedicada ao Dia Nacional de Defesa e Fortalecimento da Pessoa Idosa Rural: “Queremos dedicar essa data à sensibilização da sociedade para o combate à violência contra o idoso.”
De acordo com a assessora da Fetag, Geane Lucena, o combate à violência contra os idosos é uma das principais reivindicações atuais da Fetag-PB. Para ela, a importância deste evento é, também, buscar formas de dar praticidade ao que já está previsto em lei, como o Estatuto da Terceira Idade, diminuição do índice de analfabetismo, e a questão do acesso e atendimento aos sistemas públicos de saúde.

A expectativa é de que mais de 400 pessoas participem da Plenária, que acontece anualmente.
 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Parlamentares orgânicos do Sistema CONTAG reafirmam compromissos com a pauta da Agricultura Familiar
11º Encontro da Terceira Idade será realizado a partir desta quarta (28)
O olhar e a participação da terceira idade nas Eleições de 2018
Paraibanas participam de curso exclusivo de formação política para mulheres
Nova diretoria da Fetag-PB tem posse prestigiada
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192