23.04.2012 - 10:38:20
Reunião com Ministro do Desenvolvimento Agrário discute questões emergenciais para o Nordeste

Dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e de algumas Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) do Nordeste se reuniram com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, na última quinta-feira (19). Durante a reunião, foram apresentadas reivindicações referentes à situação dos agricultores da região devido ao período prolongando de estiagem.

Pepe Vargas declarou que os ministérios que podem auxiliar os estados que vêm sofrendo com a seca já se reuniram com a presidente Dilma Rousseff, que avaliará as propostas apresentadas. A previsão é de esta semana sejam apresentadas as medidas a serem adotadas pelo Governo Federal.

 Seca na Paraíba – No estado da Paraíba, a falta das chuvas continua a preocupar. O Governador do Estado, Ricardo Coutinho, estará participando hoje (22), juntamente com governadores dos demais estados do Nordeste e o de Minas Gerais, de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. A reunião tem o mesmo caráter de discutir ações emergenciais para minimizar os efeitos da seca nos estados citados. De acordo Ricardo, o Governo estuda a possibilidade de decretar situação de emergência de 134 municípios que estão sofrendo com o problema.

A estiagem afetou não apenas a produção agrícola do Estado. Nos municípios mais atingidos, já falta água para consumo e animais já estão morrendo. A perda de 100% da produção agrícola no cariri e no sertão já é sentida nas feiras onde, por exemplo, o preço do feijão já subiu. Produtos como carnes e queijos também tendem a inflacionar.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em todas as regiões do estado o volume de chuvas entre os meses de janeiro e março foi muito abaixo da média histórica. A estimativa é de que 146 mil agricultores estejam enfrentando o problema da seca no estado. 
 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192