01.03.2011 - 11:38:35
Reunião da regional Nordeste abre debates das ações de massa do movimento sindical

As articulações dos Estados para o Grito da Terra 2011 e para a Marcha das Margaridas estão de vento em popa. As lideranças do campo situadas na região Nordeste deram o ponta-pé inicial nas discussões, ocorridas entre os dias 21 e 22 de fevereiro, no auditório da Fetag Paraíba. O encontro foi enriquecido pelas propostas vindas das bases sindicais do campo dos nove estados nordestinos e contou com a presença de representantes de todas as federações, marcando o novo modelo de construção conjunta dessas ações de massa, como relata o presidente da Contag, Alberto Broch.
 
“É importante compreender que essa é uma nova sistemática que a Contag, junto com seu conselho de representantes, definiu para a construção da pauta deste ano. A idéia é de que ela seja elaborada com as regiões, primeiramente, para construirmos depois um parâmetro para a pauta nacional”.
 
Para o secretário de Políticas Sociais, José Wilson, a proposta é democratizar a construção das pautas, a partir da realidade de cada canto do país. “Tivemos grandes contribuições das federações, frutos de discussões das regionais, de forma que eu acho que aos poucos esse formato de discussão atende a necessidade de construção de uma pauta mais qualificada, mais representativa a partir das questões regionais”, disse.
 
O secretário de Finanças e Administração da Contag, Aristides dos Santos, também esteve presente  na reunião. Para ele, apesar de ser a primeira edição, o evento conseguiu contribuir bastante para as discussões do movimento. “Mesmo assim, com os estados trabalhando à moda antiga da lógica das pautas anteriores, conseguiram fazer uma boa discussão, apresentar sugestões importantes para a pauta nacional”.
 
De acordo com Alberto Broch, as próximas reuniões vão ocorrer no início do mês de março. Após a coleta das informações dos eventos, o tema será novamente debatido, desta vez na reunião do conselho deliberativo da Contag.
 
Fonte: Agência Contag de Notícias - Danielle Santos


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Fetag realizará Encontro de Reforma Agrária e PNCF no Médio Sertão, nesta quinta (28)
Diretores da Fetag-PB discutem pauta do 22º Grito da Terra Brasil, em Brasília
MSTTR realizará Marcha Nacional pela Reforma Agrária, no dia 19 de maio
Novos desafios para o MSTTR é tema de encontro da regional nordeste da Contag
Presidente Dilma apresenta respostas do 21º Grito da Terra Brasil
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192