20.10.2017 - 13:42:11
STTR de São Domingos do Cariri emite Carteira de Trabalho

Cansado de ver a dificuldade dos trabalhadores (as) rurais, agricultores (as) familiares e da população de forma geral de sua cidade para conseguir documentos básicos como: RG, CPF, Carteira de Reservista e de Trabalho, Antônio Pereira Diniz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de São Domingos do Cariri, município localizado no semiárido paraibano com cerca de 3 mil habitantes, decidiu que precisava agir.
 
“Via os agricultores e seus filhos com muitas dificuldades para obterem seu RG, Carteira de Reservista e de Trabalho, por exemplo. Documentos imprescindíveis para qualquer cidadão. A população de São Domingos do Cariri até hoje ainda precisa se deslocar para Campina Grande, que fica cerca de 90 quilômetros daqui, para tirar seus documentos”, explica Antônio Diniz.
 
Sua busca iniciou em 2013, quanto bateu às portas da Prefeitura e da Câmara Municipal, sem obter uma resposta positiva. “Depois disso, procurei os órgãos e setores responsáveis pela emissão dos documentos, e encontrei na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) a parceria que buscávamos. Eles foram bem acessíveis e dentro de pouco tempo, firmamos um convênio e começamos a confecção das Carteiras de Trabalho para a toda a população de São Domingos do Cariri, e não só para os trabalhadores (as) rurais”, conta Antônio Diniz.  
 
Ele detalha que “há pouco tempo houve modificações no sistema para a emissão das Carteiras e o Sindicato investiu cerca de R$ 2.700 para a aquisição dos aparelhos necessários como: coletor de assinaturas, de digitais e a câmera fotográfica digital. A SRTE capacita o funcionário do STR que ficará responsável pelo trabalho. É necessário ainda uma internet de boa qualidade, que também é usada pelo Sindicato para várias outras ações como: INSS Digital, Cadastramento Ambiental Rural (CAR), regularização fundiária de propriedade dos agricultores, etc. A Carteira de Trabalho não tem custo nenhum para as pessoas, nem para nós. Após a conclusão do processo, que é rápido, é impresso um protocolo para a retirada do documento na mesma semana no Sindicato. As Carteiras são confeccionadas pelo próprio Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na sua sede em Campina Grande. De lá, trago todas as semanas, para São Domingos do Cariri.”
 
O Sindicato facilita ainda a emissão do CPF para as pessoas que não sabem ou que não tem internet. “Fazemos o cadastro da pessoa no sistema da Receita Federal e imprimimos o boleto para ser pago na agência dos Correios. Depois disso, imprimimos o documento. Quanto a confecção de RG e Carteira de Reservista, os órgãos responsáveis afirmaram que só a Prefeitura poderia fazê-los. Mas pelo menos uma vez por ano, solicitamos ao Governo do Estado a visita do Programa Cidadão, onde muita gente tem a oportunidade de obter vários documentos”, acrescentou.
 
Antônio Diniz avalia que o resultado destas e de outras ações do Sindicato, que também disponibiliza consulta com cardiologista e oftalmologista uma vez por mês aos seus associados (as) são imensuráveis. “Não é raro chegar um trabalhador rural aqui e demonstrar sua satisfação pelo trabalho que vê. Segundo eles Sindicato em São Domingos do Cariri, só tem o nosso”, finaliza.
 
Informações:
Antonio Diniz  - Presidente do STTR de São Domingos do Cariri
(83) 3357.1079 ou 98837.8307
 
Neudja Henriques – Assessora de Comunicação da Fetag-PB

(83) 3241.1192 ou 98866.2402 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Governo não sabe o que fazer com a sua proposta de “reforma” da Previdência
Secretaria de políticas sociais da Fetag explica problemas com INSS Digital e Cnis Rural
Encontro da Frente Brasil Popular define organização de Caravana do Povo em 2018
Fetag participa de Encontro da Frente Brasil Popular neste fim de semana
Fetag e STTRs participam de Audiência Pública em Campina Grande, na segunda (20)
 
 

 

2010 - 2017 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192