27.04.2017 - 10:50:41
Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares e Assalariados Rurais vão parar no dia 28

Os Trabalhadores(as) Rurais, Agricultores(as)  Familiares e Assalariados (as) Rurais paraibanos também param todas as suas atividades nesta sexta-feira (28), aderindo a Greve Geral que deverá parar o País.

A luta contra a retirada de direitos dos Trabalhadores, sobretudo dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais proposta pelas Reformas da Previdência e Trabalhista, e a Terceirização, encampada pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), tem mobilizado milhares de pessoas por todo o Estado.

Segundo o presidente da Fetag, Liberalino Lucena, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) é radicalmente contra qualquer Reforma que represente a perda de direitos, arduamente conquistados. “Essa proposta onde homens e mulheres se aposentam apenas aos 65 anos de idade é um absurdo, e fere em cheio os direitos do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que começam a trabalhar muito cedo e hoje se aposentam aos 55 anos as mulheres, e os homens aos 60 anos. Na verdade, vão inviabilizar o acesso deste público à aposentadoria, já que em muitos municípios, a expectativa de vida não chega a 70 anos de idade. Essa não é uma luta só dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, mas de todos os Trabalhadores desse País, na verdade de toda a sociedade de uma forma geral, dos municípios, dos estados, que vivem dos rendimentos de quem trabalha e faz circular a economia”

“Desde o ano passado, fizemos grandes mobilizações, reunindo milhares de pessoas, mas eu diria que a mais importante delas, têm sido as mais de 100 audiências públicas que estamos promovendo junto às Câmaras Municipais.  Durante estas audiências, os vereadores têm assinado, por unanimidade, o documento onde se mostram contra a Reforma da Previdência. A Fetag está encaminhando esses documentos aos deputados federais e senadores da bancada paraibana”, destaca Liberalino.

Programação das atividades – Às 8h30, os Trabalhadores (as) Rurais, Agricultores (as) Familiares da Serra do Teixeira, composta pelos municípios de Água Branca, Jurú, Tavares, Princesa Isabel, São José de Princesa, e Manaíra, participam de uma Audiência Pública, que acontecerá no Palmeirão Clube, localizado no município de Tavares.

Às 14h, mais de 2 mil Trabalhadores(as) Rurais, Agricultores(as) Familiares, e Assalariados(as) Rurais dos municípios das regiões da Zona da Mata Norte e Sul, entre outras cidades vizinhas se somam aos demais Trabalhadores no grande Ato Público da Greve Geral que será realizado no Ponto de Cem Réis. O evento é promovido pelas Centrais Sindicais, Federações e Movimentos Sociais.

Milhares de Rurais também participarão de atos promovidos nas cidades de Campina Grande, Solânea, Esperança, Bananeiras, Itabaiana, Guarabira, Cajazeiras, Mamanguape, Cuité, entre outros.

Outras mobilizações – Desde junho de 2016, a Fetag e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) paraibanos iniciaram uma verdadeira batalha contra a aprovação das Reformas da Previdência e Trabalhista, e a Terceirização.

“Iniciamos com a ocupação das sedes das Gerências Executivas do INSS em João Pessoa e Campina Grande; seguida da Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa do Estado, que reinaugurou a Parlatório do Povo e ocupou toda a Praça João Pessoa; também foram realizados grandes encontros no auditório da Fetag, onde chamamos os deputados e senadores a se manifestarem sobre suas posições frente as Reformas; além das mais de 100 Audiências Públicas realizadas nas Câmaras Municipais. Continuaremos mobilizados e buscando o apoio da sociedade para juntos lutarmos contra os impactos gravíssimos e irreversíveis que essas mudanças, se aprovadas, trarão para a classe trabalhadora, em especial para os Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo”, finalizou o presidente da Fetag, Liberalino Lucena.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192