27.04.2017 - 10:50:41
Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares e Assalariados Rurais vão parar no dia 28

Os Trabalhadores(as) Rurais, Agricultores(as)  Familiares e Assalariados (as) Rurais paraibanos também param todas as suas atividades nesta sexta-feira (28), aderindo a Greve Geral que deverá parar o País.

A luta contra a retirada de direitos dos Trabalhadores, sobretudo dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais proposta pelas Reformas da Previdência e Trabalhista, e a Terceirização, encampada pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), tem mobilizado milhares de pessoas por todo o Estado.

Segundo o presidente da Fetag, Liberalino Lucena, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) é radicalmente contra qualquer Reforma que represente a perda de direitos, arduamente conquistados. “Essa proposta onde homens e mulheres se aposentam apenas aos 65 anos de idade é um absurdo, e fere em cheio os direitos do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que começam a trabalhar muito cedo e hoje se aposentam aos 55 anos as mulheres, e os homens aos 60 anos. Na verdade, vão inviabilizar o acesso deste público à aposentadoria, já que em muitos municípios, a expectativa de vida não chega a 70 anos de idade. Essa não é uma luta só dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, mas de todos os Trabalhadores desse País, na verdade de toda a sociedade de uma forma geral, dos municípios, dos estados, que vivem dos rendimentos de quem trabalha e faz circular a economia”

“Desde o ano passado, fizemos grandes mobilizações, reunindo milhares de pessoas, mas eu diria que a mais importante delas, têm sido as mais de 100 audiências públicas que estamos promovendo junto às Câmaras Municipais.  Durante estas audiências, os vereadores têm assinado, por unanimidade, o documento onde se mostram contra a Reforma da Previdência. A Fetag está encaminhando esses documentos aos deputados federais e senadores da bancada paraibana”, destaca Liberalino.

Programação das atividades – Às 8h30, os Trabalhadores (as) Rurais, Agricultores (as) Familiares da Serra do Teixeira, composta pelos municípios de Água Branca, Jurú, Tavares, Princesa Isabel, São José de Princesa, e Manaíra, participam de uma Audiência Pública, que acontecerá no Palmeirão Clube, localizado no município de Tavares.

Às 14h, mais de 2 mil Trabalhadores(as) Rurais, Agricultores(as) Familiares, e Assalariados(as) Rurais dos municípios das regiões da Zona da Mata Norte e Sul, entre outras cidades vizinhas se somam aos demais Trabalhadores no grande Ato Público da Greve Geral que será realizado no Ponto de Cem Réis. O evento é promovido pelas Centrais Sindicais, Federações e Movimentos Sociais.

Milhares de Rurais também participarão de atos promovidos nas cidades de Campina Grande, Solânea, Esperança, Bananeiras, Itabaiana, Guarabira, Cajazeiras, Mamanguape, Cuité, entre outros.

Outras mobilizações – Desde junho de 2016, a Fetag e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) paraibanos iniciaram uma verdadeira batalha contra a aprovação das Reformas da Previdência e Trabalhista, e a Terceirização.

“Iniciamos com a ocupação das sedes das Gerências Executivas do INSS em João Pessoa e Campina Grande; seguida da Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa do Estado, que reinaugurou a Parlatório do Povo e ocupou toda a Praça João Pessoa; também foram realizados grandes encontros no auditório da Fetag, onde chamamos os deputados e senadores a se manifestarem sobre suas posições frente as Reformas; além das mais de 100 Audiências Públicas realizadas nas Câmaras Municipais. Continuaremos mobilizados e buscando o apoio da sociedade para juntos lutarmos contra os impactos gravíssimos e irreversíveis que essas mudanças, se aprovadas, trarão para a classe trabalhadora, em especial para os Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo”, finalizou o presidente da Fetag, Liberalino Lucena.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192