02.10.2017 - 12:10:02
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB

Durante as últimas quinta e sexta-feiras (28 e 29), cerca de 300 idosos e idosas de várias regiões do Estado participaram, em João Pessoa, do 10º Encontro Estadual da Terceira Idade, promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB). O objetivo é debater questões e perspectivas relacionadas à Terceira Idade do Campo, na Paraíba.

A abertura do evento foi realizada no auditório da entidade em João Pessoa e e contou com a palestra da professora e secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Cida Ramos, que falou sobre os Direitos e Políticas Públicas em Atenção à Pessoa Idosa. No período na tarde, a secretária da Terceira Idade da Contag, Josefa Rita da Silva (Zefinha), apresentou a palestra “Violência aos Direitos da Pessoa Idosa”, seguida pela professora Dione Guedes Pereira, do Curso Técnico de Cuidados com os Idosos, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Mangabeira, que os orientou sobre os “Cuidados Gerais na Terceira Idade”.

“Concluímos mais um encontro da Terceira Idade, com a sensação do dever cumprido. Embora saibamos que ainda falta muito para se garantir um envelhecimento saudável, ativo e com dignidade para os nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais, trouxemos a informação e levantamos as discussões em torno dos temas”, afirmou a secretária da Terceira Idade da Fetag, Maria Adelino da Silva.

Para a secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Cida Ramos, a Fetag, os Sindicatos e os idosos (as) estão de parabéns pela discussão. “Até 2025 a população idosa será duplicada no País, segundo dados do IBGE. Diante dessa informação, precisamos nos planejar, o Poder Público, os Sindicatos, as Associações, a sociedade, e a família, para que a gente possa criar políticas públicas consistentes para dar qualidade de vida, cidadania e direitos aos idosos (as). Sabemos que a vida urbana e rural tem características bem diferentes, e durante a palestra tivemos a oportunidade de ouvir dos próprios idosos trabalhadores e trabalhadoras rurais: o que significa envelhecer no meio rural? Tiramos diretrizes importantes para traçarmos políticas públicas mais específicas para esta população”, afirmou Cida.

Atendimentos de saúde e Lazer – No primeiro dia do evento, os idosos e idosas puderam realizar testes de glicemia e aferir a pressão arterial, com alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (Fesvip). O encontro encerrou na sexta-feira (29), com um passeio a um restaurante na Praia de Areia Dourada, em Cabedelo, e animação do Trio de forró pé de serra “Os Maiorais do Forró”.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
11º Encontro da Terceira Idade será realizado a partir desta quarta (28)
O olhar e a participação da terceira idade nas Eleições de 2018
Fetag-PB discute ações e perspectivas para a terceira idade em Seminário Nacional
Troca de conhecimentos e alegria marcam 10º Encontro da Terceira Idade da Fetag-PB
Encontro da Terceira Idade chega a sua 10º edição, a partir desta quinta (28)
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192