23.10.2017 - 13:04:38
Troca de conhecimentos e aperfeiçoamento são destaques na avaliação de educandos (as)

Cerca de 53 lideranças sindicais de vários municípios paraibanos concluíram na última sexta-feira (20), o 2º módulo da Escola de Formação (Efor), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB). O 3º e último módulo será realizado entre os dias 4 e 8 de dezembro, sendo a solenidade de formatura no dia 7. As atividades da Efor acontecem no auditório da Fetag, em João Pessoa.

Segundo a coordenadora da Escola, Cleide Araújo, a proposta inicial era de abrir 45 vagas para esta turma, mas que, devido a grande procura, esse número teve que ser ampliado para 53. “Estamos muito satisfeitos em perceber o quanto nossas lideranças têm sede por informações e que vestem, de fato, a camisa da nossa Escola. Todos trazem e também levam um acúmulo muito grande de informações e experiências para os seus municípios. Esse bom desempenho tem repercutido positivamente em todo o Estado, o que tem aumentado a procura pela formação. Nossa expectativa é de que em 2018, estaremos formando duas novas turmas: a 2ª exclusiva só para mulheres, em Patos, e a 8ª turma mista”, explica Cleide.

Para Cândida Pontes, do STTR de Araçagi, a Escola é uma janela de oportunidades e de aperfeiçoamento, que fortalece o Movimento Sindical. “O motivo de participar da Escola foi a busca por conhecimento sobre o Movimento Sindical, de como melhorar o funcionamento do Sindicato ao qual pertenço e o atendimento aos associados. Com a troca de informações, além de conhecimentos levamos exemplos de funcionamento de outros Sindicatos para o nosso, e com isso, são criados laços que vão durar por toda a vida”, afirma.

Já Josildo Irineu, do STTR de Riachão do Poço, ressalta que durante a Escola, “não só de aprende, mas a gente ensina também. Trocamos experiências, Aprendi muito e muito ensinei sobre aquilo que vivo no meu dia a dia no Sindicato. Porque a gente nunca sabe tudo, e sempre aprende um pouco mais”, finaliza.

O objetivo da Efor é desenvolver a formação político-sindical no Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), orientado pela estratégia de ampliar, fortalecer e consolidar a Rede de Educadoras(es) Populares, e com isso estimular e aprimorar a multiplicação criativa de formação na base, possibilitando o fortalecimento da ação e prática sindical transformadora nos Sindicatos.


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 


Últimas Notícias

11.09.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
14.08.2019
Cerca de 80 lideranças do Brejo paraibano participam da 2ª Oficina de Base
12.08.2019
Cem mil mulheres mostram ao Brasil o poder das margaridas do campo, floresta e águas
12.08.2019
Marcha das Margaridas 2019 começa nesta terça (13)
17.07.2019
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192