17.04.2012 - 11:07:27
Uso de agrotóxicos é debatido em Brasília

Começa hoje o Seminário Nacional sobre Enfrentamento e Controle do Uso de Agrotóxicos, na sede da Contag, em Brasília. O evento tem duração de dois dias e contará com 100 participantes, de todas as Fetags do país. A Paraíba será representada pelo secretário de Assalariados João Alves (Lau) e por Ivanildo Dantas.

O objetivo do Seminário é discutir os efeitos do uso dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais, impactos ambientais e o papel do Estado no que diz respeito ao controle e combate ao uso dessas substâncias.

Representantes da Contag, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério Público do Trabalho e MSTTR estarão participando dos painéis e mesas de discussão durante o evento.


Agrotóxicos no Brasil –
De acordo com dados da Anvisa, entre os anos de 2000 e 2009, o consumo de agrotóxicos aumentou quase 100% em todo o mundo. No Brasil este número atingiu quase 200%, considerando o montante de recursos despendidos.

O Brasil é o terceiro país em todo o mundo no que se refere à importação de produtows agrotóxicos, ficando atrás, apenas da França e Alemanha.

Os efeitos sobre a saúde humana podem ser classificados de diferentes maneiras, desde sintomas apresentados após 24h de contato com a substância, à incidência de câncer ou problemas em gerações futuras.

Além da contaminação dos alimentos, estudos comprovaram a contaminação do leite materno, das águas da chuva, do solo e até do ar, como foi o caso do município de Lucas de Rio Verde, em Mato Grosso.

Neste contexto, os trabalhadores rurais são as principais vítimas do uso indiscriminado de agrotóxicos, uma vez que, além do manuseio, os agricultores também consomem alimentos contaminados por estas substâncias.
 


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
Cartilha da Trabalhadora Rural será lançada durante Marcha das Margaridas
Fetag participa de várias mobilizações pela PB contra a MP 871 e PEC da Reforma da Previdência
Fetag, Sindicatos e Contag reúnem mais de 5 mil em grande ato contra a Reforma da Previdência
Mais de 5 mil Trabalhadores (as) Rurais participarão de Audiência Pública na ALPB, nesta sexta (15)
Fetag discutirá MP 871 e Previdência Rural com classe política e bancada paraibana no Congresso
 
 

 

2010 - 2019 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192