12.12.2016 - 12:23:53
Fetag participa de Curso de Formação em Cooperação Internacional

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por seu 1º vice-presidente, Francisco Pereira de Araújo (Chicão) participou entre os dias 8 e 10 de dezembro, em Brasília, do 2º módulo do Curso Nacional de Formação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberania Alimentar e Nutricional.

“O Curso é uma estratégia importante para o Movimento Sindical fazer uma leitura das políticas e ações que temos no Brasil e que estão vinculadas internacionalmente. Por exemplo, muitas das políticas brasileiras nascem a partir de acordos, convenções ou negociações com outros países, quer no campo social ou econômico. Assim, a agricultura familiar brasileira precisa se perceber em um contexto global, onde seus desafios não são somente locais, mas perpassam por todo o mundo, desde a regularização de áreas, questões ambientais, organização da produção, da comercialização, entre outros desafios. Temos certeza que com os temas debatidos aqui estaremos fortalecendo a incidência do Movimento Sindical na construção de propostas com um olhar internacional”, destaca o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, e secretário de Formação da COPROFAM, Willian Clementino Matias.

O Curso foi divido em três unidades temáticas: módulo I: Soberania Alimentar e Cooperação/Relação Internacional; módulo II: Soberania Alimentar e Cooperação/ Relação Internacional na Produção Familiar e Comercialização; e módulo III: Soberania Alimentar e Cooperação/Relação Internacional com enfoque na Agroecologia.
 
Entre os temas trabalhados neste II módulo, estão: Relações de Trabalho no Brasil e no mundo; Proteção Internacional de Fronteiras para assuntos de Imigração; atuação Regional da COPROFAM no Mercosul; Análise crítica da Agricultura Familiar brasileira e suas Relações com a Agricultura Familiar Internacional – cenário atual e perspectivas e comercialização de produtos; Importância da produção da Agricultura Familiar no Brasil e no mundo; Avanços de Políticas Públicas/ cooperação Internacional para  Agricultura Familiar no âmbito do Mercosul, entre outros. Temas que trazem a concepção de que a luta pela agricultura familiar vai além de um povoado, um município, um estado, de um país.
 
“Só quando a gente se permite chegar em uma discussão como a proposta pelo Curso Nacional de Formação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberania Alimentar e Nutricional é que abrimos nossos horizontes para o que acontece em outros lugares do mundo. Desta forma, começamos a entender que temos problemas semelhantes e que precisamos fortalecer mundialmente a organização da agricultura familiar e camponesa”, compartilhou Alaídes Lúcia Bajeto Moraes.     
 
Ainda na abertura o secretário Geral da COPRAFAM e membro da Comissão Nacional do Fomento Rural do Uruguai, Fernando Lopes, trouxe em sua fala, a necessidade de unificar as reivindicações pelas Políticas para a Agricultura Familiar e externou sua preocupação com o atual momento que passa o Mercosul, tanto no campo político, como econômico.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Contag - Barack Fernandes


Voltar | Início | Imprimir

Relacionadas:
 
 

 

2010 - 2018 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192