FETAG-PB

Rádio FETAG

Programas

Presidente da Fetag, Liberalino Lucena, avalia Capacitações que a Fetag realizou em todo o Estado

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) encerra esta semana, o calendário de Capacitações que realiza com os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) paraibanos, durante todo o mês de maio.

Durante todo o mês, uma caravana da Fetag-PB, liderada por seu presidente, Liberalino Lucena; pela secretária geral, Cleide Araújo; e o secretário de Políticas Sociais, Rosivaldo Fernandes, percorreu os 15 Territórios da Cidadania do Estado, com o objetivo de orientar os Sindicatos quanto ao Sistema de Arrecadação Financeira do Movimento Sindical, bem como esclarecer dúvidas quanto a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Cerca de 450 lideranças receberam as orientações da Fetag, nesse período. As capacitações foram feitas nos STTRs pólos da região para facilitar a participação de todos.

Fala de Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB



Baixar arquivos








Secretária Geral da Fetag-PB, Cleide Araújo, fala sobre as Capacitações do STTRs paraibanos

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), dá início no próximo dia 6, a quinze Capacitações que fará com todos os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) paraibanos, visando, principalmente, orientá-los quanto ao Sistema de Arrecadação Financeira do Movimento Sindical. Também serão esclarecidas dúvidas quanto a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O secretário de Políticas Sociais da Fetag-PB, Rosivaldo Fernandes, explica que as Capacitações serão realizadas, obedecendo a divisão dos Territórios da Cidadania. “Ao todo, temos 15 Territórios e Pré-Territórios, com uma média de 15 Sindicatos cada. Nossa expectativa é atingir os 214 STTRs filiados a Fetag e capacitar cerca 450 lideranças, já que participarão pelo menos 2 membros por Sindicato. As capacitações serão feitas nos STTRs pólos da região para facilitar a participação de todos e tem carga horária é de 6h”.

Sobre o CAR - Uma exigência do novo Código Florestal (Leis 12.651/12 e 12.727/12), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização das propriedades e posses rurais quanto à questão ambiental, ou seja: identificar a área, estabelecer as Áreas de Proteção Permanente (APPs), e Reservas Legais. As regras para a marcação destas áreas são diferenciadas para a agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária, quilombos, áreas indígenas, etc.

O CAR é um cadastro eletrônico que conterá dados básicos das propriedades rurais, que tem até maio de 2015 para se cadastrar. Ele é obrigatório e os dados informados são declaratórios, de responsabilidade do proprietário. Quem não inscrever sua propriedade no CAR, não poderá ter acesso a crédito rural e licença ambiental e pode ser multado.

Programação:
DIA: 06/05/2015 - TERRITÓRIO: ALTO SERTÃO 
LOCAL: STTR de CAJAZEIRAS
STTRs: Bernardino Batista, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, Santarém, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo, Uiraúna.

DIA:07/05/2015 - TERRITÓRIO: VALE DO PIANCÓ
LOCAL: STTR de ITAPORANGA
STTRs: Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda,  Olho D Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana, Serra Grande.

DIA: 08/05/2015 - TERRITÓRIO: VALE DO PIRANHA
LOCAL: STTR de SOUSA
STTRs: Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São José de Lagoa Tapada, São Francisco, Sousa, Vieiropólis.

DIA: 13/05/2015 - TERRITÓRIO: MÉDIO PIRANHAS
LOCAL: STTR POMBAL
STTRs: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Sant Riacho dos Cavalos os, Cajazeirinhas, Catolé do Rocha, Jerico, Lagoa, Mato Grosso, Paulista, Pombal, Riacho dos Cavalos, São Bentinho, São Bento, São Domingos de Pombal, São José do Brejo do Cruz.

DIA: 14/05/2015 - TERRITÓRIO: SERRA DO TEIXEIRA
LOCAL: CENTRO DE TREINAMENTO DA FETAG EM PATOS
STTRs: Água Branca, Cacimba de Areia,  Cacimbas, Catingueira, Desterro, Imaculada, Jurú, Mãe D Água, Manaíra, Maturéia, Princesa Isabel, Santa Terezinha, São José de Princesa, São José do Bonfim, Tavares, Teixeira.

DIA: 15/05/2015 - TERRITÓRIO: MÉDIO SERTÃO
LOCAL: CENTRO DE TREINAMENTO DA FETAG EM PATOS
STTRs: Areia de Baraúnas, Cacimbas, Condado, Junco do Seridó, Malta, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, São José de Espinharas, São Jose do Sabugi, São Mamede, Várzea, Vista Serrana.

DIA: 18/05/2015 - TERRITÓRIO: BORBOREMA
LOCAL: STTR de GUARABIRA
STTRs: Alagoa Grande, Alagoinha, Araçagi, Araruna, Bananeiras, Belém, Caiçara, Campo de Santana, Cuitegi, Dona Inês, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pirpirituba , Pilõezinhos, Riachão, Serra da Raiz, Sertãozinho.

DIA:19/05/2015 - TERRITÓRIO: ZONA DA MATA NORTE e SUL
LOCAL: CENTRO DE TREINAMENTO DA FETAG EM JOÃO PESSOA
STTRs: Baía da Traição, Capim, Cruz do Espirito Santo, Cuité de Mamaguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Mari, Pedro Régis, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé, Sobrado, Alhandra, Caaporã, Caldas Brandão, Conde, Itabaiana, João Pessoa, Juripiranga, Pedra de Fogo, Pilar, Pitimbú, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú.

DIA: 20/05/2015 - TERRITÓRIO: CARIRI  OCIDENTAL
LOCAL:  STTR de SERRA BRANCA
STTRs: Amparo, Assunção, Camalaú, Congo, Coxixola,  Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Taperoá, Zabelê.

DIA: 21/05/2015 - TERRITÓRIO: CARIRI ORIENTAL 
LOCAL: STR de BOQUEIRÃO
STTRs: Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Caraúbas, Caturité, Gurjão, Riacho de Santo Antônio, Santo André, São Domingos do Cariri , São João do Cariri.

DIA:22/05/2015 - TERRITÓRIO: BORBOREMA
LOCAL: STTR de SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA
STTRs: Alagoa Nova, Algodão de Jandaira, Arara, Areal, Areia, Borborema, Casserengue, Esperança, Lagoa Seca, Maçaranduba, Matinhas, Montadas, Pilões, Puxinanã, Queimadas, Remigio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda, Serraria, Solânea.

DIA:25/05/2015 - TERRITÓRIO: VALE DO PARAÍBA
LOCAL: STTR de CAMPINA GRANDE
STTRs: Aroeiras, Campina Grande, Fagundes, Gado Bravo, Gurinhém, Ingá, Itatuba, Juarez Távora, Mogeiro, Natuba, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Felix, Santa Cecília, Umbuzeiro.

DIA: 28/05/2015 - TERRITÓRIO: SERIDÓ
LOCAL: STTR de SOLEDADE
STTRs: Cubati, Juazeirinho, Pedra Lavrada, Pocinhos, São Vicente do Seridó, Soledade, Tenório.

DIA:29/05/2015 - TERRITÓRIO: CURIMATAÚ
LOCAL:STTR de Picuí
STTRs: Barra de Santa Rosa, Baraúnas, Cacimba de Dentro, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Picuí, Sossego.

Fala de Cleide Araújo - Secretária Geral da Fetag-PB



Baixar arquivos




1º Vice-presidente da Fetag fala sobre a entrega da pauta do GTB 2015 à presidenta Dilma

Com a presença da diretoria da Contag e representantes  de todas as Fetags do país, o presidente da Contag, Alberto Broch, fez a entrega, na última quarta-feira (15), da pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2015 para a presidenta Dilma Rousseff. A Fetag Paraíba, foi representada por seu 1º vice-presidente, Francisco Pereira de Araújo (Chicão).

Também participaram do ato da entrega, os Ministros da Previdência, Carlos Gabas; Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; e o Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto.

Antes mesmo do presidente da Contag, Alberto Broch, fazer sua fala, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que ao se aposentarem trabalhadores e trabalhadoras rurais passarão a ter os mesmos direitos que os urbanos, ou seja, será menos burocracia no que se refere a documentação apresentada. “Enviaremos para o relator do PL 665 emenda que garante automaticamente que os trabalhadores/as rurais sejam atendidos no que se refere a aposentadoria da mesma forma que os  urbanos”, garantiu a presidenta em sua fala.

Reivindicações - Alberto seguiu pontuando algumas reivindicações demandadas por todos e todas que fazem o meio rural brasileiro. 

Anseios que representam a voz e sentimento de milhões de trabalhadores e trabalhadoras no nosso Brasil, a exemplo do avanço com o Plano Safra, para o qual foram reivindicados R$ 53 bilhões para 2015/2016; melhorar a Assistência Técnica prestada aos Agricultores/as Familiares; Fortalecer a Política de Comercialização;  Reafirmação da Agroecologia como fundamental para garantia do consumo de alimentos sem agrotóxico; Apoio para os sindicatos fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR);  Aprofundar a discussão sobre a Reforma Agrária, tendo como ponto de partida a elaboração do 3º Plano Nacional  de Reforma Agrária (PNRA), levando em consideração dentro da temática, como o Governo Federal deve cuidar dos  nossos Assentamentos e do Crédito Fundiário; Continuar com a ampliação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR); Implementar a Política Nacional para os Trabalhadores/as Rurais Empregados/as (PNATRE); Reajustar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC); Entre outras conquistas como saneamento e segurança que são fundamentais para garantir dignidade e autonomia dos povos do campo, da Floresta e das Aguas.

O presidente da Contag ainda aproveitou a oportunidade para pedir da presidenta Dilma um olhar especial para a falta de água no semiárido nordestino e que o Governo Federal possa viabilizar que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) posso trazer projetos específicos para Agricultura Familiar. 

A Marcha das Margaridas também foi lembrada pela Contag. “Aproveitamos para lembrar que Marcha continua seguindo em todo o Brasil, se fortalecendo na base a cada dia, onde traremos no nosso caderno de propostas  reivindicações especificas para as mulheres. Aproveitamos ainda pra convidá-la para a Marcha das Margaridas 2015, que traz como tema central Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade, ressaltou a secretária de Mulheres da Contag, Alessandra Lunas, ao fazer uso da fala.

A secretária de Juventude da Contag, Mazé Morais, aproveitou para cobrar respostas da presidenta Dilma Rousseff  referentes ao Caderno de Propostas do Festival da Juventude Rural e registrar ainda a importância do Festival da Juventude Rural que acontece de 27 a 30 de abril em Brasília, com a presença de cinco mil jovens de todo o país. "O Festival se apresenta com um grande espaço de empoderamento político da juventude e garantia da sucessão rural.", afirmou Mazé.  

Fala de Chicão - 1º Vice-Presidente da Fetag-PB



Baixar arquivos




Lideranças avaliam o 2º Encontro Estadual da Juventude Rural

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realizou nos dias 8 e 9 de abril, o “2º Encontro Estadual da Juventude Rural”, em seu auditório, em João Pessoa.

Durante o evento, cerca de 200 jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de várias regiões do Estado tiveram a oportunidade de debater a questão da “Sucessão Rural” e de conhecer as políticas públicas voltadas para eles.

A palestra inicial foi da secretária de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Mazé Morais, que falou sobre “Sucessão Rural e Agricultura Familiar”. Em seguida o gerente de políticas públicas voltadas para a Juventude Rural do Estado, Alberes Calixto, explicou quais são e como acessar as políticas públicas destinadas a este público.

Durante o evento ainda foram escolhidos os representantes paraibanos que irão ao 3º Festival Nacional da Juventude Rural, que deverá reunir cerca de 5.000 jovens de todo o País, entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília.

O segundo e último dia do evento foi dedicado ao lazer, quando os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, a Estação das Artes, o Farol do Cabo Branco, a Praia do Seixas. Houve ainda a premiação para os ganhadores da rifa. O tablet saiu para João Araújo de Sousa neto, de Olho D’água; a bicicleta para Valdenberg, de Marcação; e o celular smartphone para Rosinha, de Gurinhém.

Carta Proposta e Festival - No dia 18 de março, a Fetag-PB, representada por sua 1ª secretária de Jovens, Iara Enéas, fez, juntamente a representantes das demais Fetags do país e da Contag, a entrega ao Governo Federal, de uma Carta Proposta com um conjunto de reivindicações de políticas públicas para a juventude rural.

A expectativa, segundo Iara, é de as respostas a estas reivindicações sejam apresentadas pela presidenta Dilma Rousseff durante o Festival Nacional.

O Festival é um espaço formativo, propositivo e de valorização da cultura e do esporte, de troca de experiências, de fortalecimento da identidade juvenil e sindical e de integração da juventude rural.

Fala de Iara Enéas - 1ª Secretária de Jovens da Fetag-PB


Fala de Mazé Morais - Secretária de Jovens da Contag


Fala de Alberes Calixto - Representante da Secretaria de Jovens do Estado


Fala da Jovem Ivone - STTR de Mamanguape



Baixar arquivos




1ª Secretária de jovens da Fetag-PB convida juventude rural para participar de encontro, a partir desta quarta (8)

Com o objetivo de discutir o tema “Sucessão Rural e Políticas Públicas para a Juventude do Campo”, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza a partir desta quarta-feira (8), o “2º Encontro Estadual da Juventude Rural”. O encontro será aberto às 10h, no auditório da entidade, localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe e contará com a presença do secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado, Tibério Limeira e a secretária de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Mazé Morais.

Cerca de 200 jovens trabalhadores rurais de todas as regiões da Paraíba devem participar do evento, que é uma preparação para o 3º Festival Nacional da Juventude Rural, que deverá reunir cerca de 5.000 jovens de todo o País, entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília. Durante o encontro estadual ainda serão escolhidos os representantes paraibanos que irão ao encontro nacional.

O segundo e último dia do evento será dedicado ao lazer, quando os jovens terão a oportunidade de fazer um passeio por diversos pontos turísticos da Capital paraibana.

Carta Proposta e Festival - No dia 18 de março, a Fetag-PB, representada por sua 1ª secretária de Jovens, Iara Enéas, fez, juntamente a representantes das demais Fetags do país e da Contag, a entrega ao Governo Federal, de uma Carta Proposta com um conjunto de reivindicações de políticas públicas para a juventude rural.

A expectativa, segundo Iara, é de as respostas a estas reivindicações sejam apresentadas pela presidenta Dilma Rousseff durante o Festival Nacional.

O Festival é um espaço formativo, propositivo e de valorização da cultura e do esporte, de troca de experiências, de fortalecimento da identidade juvenil e sindical e de integração da juventude rural.


Programação

Quarta-feira (8)
7h – Café da Manhã
10h – Abertura Política
10h30 – Palestra: Políticas Públicas para a Juventude Rural
11h30 – Debate
12h –  Almoço
14h – Palestra: Sucessão Rural e Agricultura Familiar
15h – Trabalho em grupos
16h – Lanche
16h15 – Apresentação dos grupos
18h – Seleção dos jovens para o 3º Festival Nacional da Juventude Rural
19h – Jantar
20h – Sorteio da rifa e atividade cultural

Quinta-feira (9)
7h – Café da manhã
8h – Atividade de lazer (passeio)
13h – Almoço

 

Fala de Iara Enéas - 1ª Secretária de Jovens da Fetag-PB



Baixar arquivos




Liberalino fala sobre o falecimento do diretor da Fetag, Antônio de Freitas Araújo

Faleceu na tarde do último domingo (5), o secretário geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Antônio de Freitas Araújo, vítima de complicações de um câncer, diagnosticado em 2013.

Antônio de Freitas Araújo também era presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Guarabira. O velório está acontecendo na sede do Sindicato, e o sepultamento será realizado nesta segunda-feira (6), às 15h, no Cemitério local.

Para o presidente da Fetag, Liberalino Lucena, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais perdeu um grande líder, um amigo, um irmão. “Antônio de Freitas foi um grande homem, uma pessoa muito humilde, que deu muito para o Movimento Sindical. Estamos solidários à toda a sua família  e aos trabalhadores e trabalhadoras rurais paraibanos por esta grande perda”.

Breve histórico - Nascido em 28 de março de 1944, no sítio de Tananduba, zona rural de Guarabira, Antônio de Freitas Araújo teve uma história parecida com a de muitos nordestinos que sonham em conquistar na cidade grande, o que a seca lhe tirou ou não permitiu sonhar.

O primeiro, dos 6 filhos, do casal de agricultores Luzia e Severino Barbosa de Araújo, foi a primeira vez à São Paulo em 1948, em companhia de seus pais. O pai resolveu levar a esposa e os 3 filhos que o casal tinha na época, para ajudar na propriedade do sogro. A saudade e as dificuldades encontradas pela maior parte dos nordestinos nos grandes centros, os trouxeram de volta 11 meses após a partida.

Nos estudos foi até a 5ª série primária e dividia seu tempo entre os “deveres de casa” e as obrigações na propriedade da família, onde plantavam mandioca, milho, feijão e criavam alguns animais. Levado pelo pai a se filiar ao Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Guarabira, Antônio de Freitas contava que segundo “Seu Severino”, o Sindicato vinha para defender a Reforma Agrária.

Em 1965, casou-se pela primeira vez, com Luzanira, que lhe deu 8 filhos e o deixou viúvo ainda jovem, em 1985. Três anos depois conheceu Maria Dalva de Oliveira Araújo, com quem se casou pela segunda vez, encontrando o companheirismo e apoio necessários para seguir na luta pelos direitos dos trabalhadores (as) rurais. Com Dalva, teve mais 2 filhos.

Ainda em 1969, uma forte seca o levou novamente para outro grande centro, desta vez o Rio de Janeiro, onde também não ficou nem um ano, retornando para tomar conta de seus avós que se encontravam doentes. De Guarabira não saiu mais.

Durante mais de 30 anos deu sua grande contribuição ao Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Participou de todas as grandes lutas e conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros. Em todos esses anos, também colaborou com as lutas e organização do MSTTR paraibano, como diretor do Sindicato de Guarabira e da Fetag-PB, exercendo vários cargos dentro das duas instituições.

Fala de Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB



Baixar arquivos








Autoridades e lideranças falam no Dia da Mulher e lançamento da Marcha das Margaridas, promovido pela Fetag-PB

Cerca de 200 Trabalhadoras Rurais de várias regiões do Estado realizaram, na última terça-feira (24), a entrega de uma pauta de reivindicações das mulheres do Campo à secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares. A entrega aconteceu durante o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), em seu auditório, em João Pessoa.

O documento tem como principal ponto, a implementação de políticas públicas de combate a violência contra as mulheres Trabalhadoras Rurais na Paraíba, e foi construído durante a Oficina Estadual de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres do Campo, promovida pela Fetag-PB e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no final do ano passado.

Uma mesa redonda discutiu o tema com a secretária de Estado, Giberta Soares, a juíza do Juizado Especial de Violência contra a Mulher, Rita de Cássia Andrade, a promotora de Justiça da Defesa da Mulher, Rosane Araújo, e a coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba, Maísa Félix. O debate foi intermediado pela 1ª secretária de Mulheres da Fetag, Maria de Lourdes Costa.

Marcha das Margaridas – Durante o evento, foi lançada ainda a Marcha das Margaridas 2015, movimento de massa que acontece nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília, e homenageia a líder sindical paraibana Margarida Maria Alves.

A Marcha mobiliza mulheres de todo o Brasil, na busca por um país melhor, livre das amarras históricas do patriarcalismo, do machismo, da desigualdade de gênero, da violência doméstica e social, de todas as formas de preconceito.

1. Secretária de Mulheres da Fetag-PB - Maria de Lourdes Costa


2. Presidente da Fetag-PB - Liberalino Lucena


3. Secretária da Terceira Idade da Contag - Maria de Lúcia Santos


4. Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, - Gilberta Soares


5. Promotora de Justiça da Defesa da Mulher - Rosane Araújo


6. Coordenadora das Delegacias da Mulher do Estado - Maísa Félix



Baixar arquivos




Fetag realiza evento alusivo ao Dia da Mulher e realiza o lançamento da Marcha das Margaridas 2015

A implementação de políticas públicas de combate a violência contra as mulheres Trabalhadoras Rurais na Paraíba é o principal objetivo do evento que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza nesta terça-feira (24), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A programação iniciará às 9h30, no auditório da entidade, localizada à rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe.

Na ocasião, será lançada a Marcha das Margaridas 2015, movimento de massa que homenageia a líder sindical paraibana Margarida Maria Alves e mobiliza mulheres de todo o Brasil, na busca por um país melhor, livre das amarras históricas do patriarcalismo, do machismo, da desigualdade de gênero, da violência doméstica e social, de todas as formas de preconceito.

Cerca de 300 Trabalhadoras Rurais de todas as regiões do Estado devem participar do evento e farão a entrega de um documento construído durante a Oficina Estadual de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres do Campo, promovida pela Fetag-PB e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), aos representantes do Governo do Estado, do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual.

Fala de Geane da Costa - Assessora Jurídica da Fetag-PB



Baixar arquivos




Secretária de Mulheres da Fetag fala sobre a homenagem a Elizabeth Teixeira

A trajetória de Elizabeth foi lembrada no dia 13 de fevereiro, quando ela completou 90 anos de vida. As secretárias de Mulheres, Lourdes de Picuí, e da Terceira Idade, Maria Adelino, participaram do evento que ocorreu no Memorial das Ligas Camponesas, fundado no antigo sítio onde a camponesa viveu com João Pedro e os 11 filhos, no distrito de Barra das Antas, em Sapé.

Ela abriu mão do conforto para viver o amor ao lado de um trabalhador pobre e analfabeto. Com ele, formou família e ajudou a construir a história do movimento sindical agrário no Brasil. A paraibana Elizabeth Teixeira é a face feminina das lutas camponesas da metade do século passado. Junto ao marido, João Pedro Teixeira, fundou, no município de Sapé, o maior sindicato de trabalhadores agrários do país até então. E assumiu a liderança do movimento depois do assassinato dele, em 1962. A trajetória de Elizabeth foi lembrada no dia 13 de fevereiro, quando ela completou 90 anos de vida.

As secretárias de Mulheres, Lourdes de Picuí, e da Terceira Idade, Maria Adelino, participaram do evento que ocorreu no Memorial das Ligas Camponesas, fundado no antigo sítio onde a camponesa viveu com João Pedro e os 11 filhos, no distrito de Barra das Antas, em Sapé (município a 65 quilômetros da capital do Estado, João Pessoa).

O imóvel de sete hectares foi tombado em 2012 pelo governo do Estado da Paraíba e transformado em um espaço de resgate da memória e homenagem aos trabalhadores que dedicaram a vida a lutar por dignidade no campo e reforma agrária.

No dia seguinte (14), houve o lançamento do documentário "A família de Elizabeth Teixeira", do cineasta Eduardo Coutinho, morto em 2014 e diretor de “Cabra Marcado para Morrer”, obra que conta a história de João Pedro, Elizabeth e das ligas camponesas do Nordeste. O lançamento do documentário foi no Centro de Formação João Pedro Teixeira, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, no município de Lagoa Seca (PB).

Fala de Lourdes de Picuí - Secretária de Mulheres da Fetag-PB



Baixar arquivos




Secretário da Agricultura Familiar da Fetag-PB fala sobre a conclusão da Enfoc Nacional

Dois diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) concluíram, no dia 5 de fevereiro, em Brasília, o Curso de Formação da Escola Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

O secretário de Agricultura Familiar, Assis Firmino (STTR de Mari) e o 2º secretário de Jovens, Israel Carlos (STTR de Frei Martinho) participaram da solenidade de formatura da 5ª turma da Enfoc nacional, o auditório Margarida Alves, na sede da Contag.

O presidente da Contag, Alberto Broch, abriu a cerimônia destacando a dedicação de todos os educandos e educandas. “Vocês vieram de todo o País, deixaram suas famílias. Temos jovens, diretores de Federações e Sindicatos, lideranças de comunidades e pessoas da terceira idade. Vocês merecem o nosso respeito pela dedicação e os recebemos com muito carinho como educadores e educadoras populares do nosso movimento. Nunca esqueçam de valorizar o MSTTR e de que existe a Contag. Precisamos aliar a luta política com a da organização.

Fala de Assis Firmino - Secretário de Agricultura Familiar da Fetag-PB



Baixar arquivos




Fetag orienta sobre mudanças na Declaração de Atividade Rural e melhorias no sistema do CNIS Rural

A Secretaria de Políticas Sociais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), por meio de seu secretário Rosivaldo Matias Fernandes, informa a todos os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado, que já está disponível para baixar no site da entidade (www.fetagpb.org.br), o novo modelo da Declaração de Atividade Rural do INSS, de acordo com a nova Instrução Normativa n.º 77, de 21 de janeiro de 2015.

“É importante observar que algumas informações novas deverão ser declaradas pelo Trabalhador e a Trabalhadora Rural, como: a categoria do Trabalhador Rural a qual pertence; a condição no grupo familiar do Trabalhador; e no caso da condição do Trabalhador ser a de componente do grupo familiar, ele terá que informar o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e o parentesco do titular”, explicou Rosivaldo. 

Segundo o secretário, também estão sendo feitas melhorias no Sistema de Cadastramento do Segurado Especial (CNIS Rural), pela Dataprev.

“A promessa é que a partir de abril deste ano, o sistema não impeça que os segurados que possuem mais de uma inscrição como: NIT, PIS, Pasep ou NIS que não estiverem eladas. Nas mudanças que deverão ser realizadas, quando o Sistema apresentar a mensagem de erro: “O CPF informado não pertence ao filiado com o NIT informado” ou “O NIT informado não pertence ao filiado informado”, a pessoa que está realizando o cadastro, poderá complementar os dados como Segurado Especial. Essa atualização do Sistema, ajudará muito os Sindicatos, pois hoje cerca de 90% dos problemas que ocorrem na complementação de dados dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais pelos Sindicatos são esses”, finalizou Rosivaldo.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Políticas Sociais da Fetag-PB, através do email: rosivaldo@fetagpb.org.br

Fala de Rosivaldo



Baixar arquivos




Fetag encerra ano com reunião do Conselho - Lideranças e Autoridades avaliam

Cerca de 300 lideranças sindicais de todo o Estado participaram da última reunião do ano do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), realizada na no dia 18 de dezembro.
 
Na abertura do evento, elas assistiram a um vídeo com uma retrospectiva das ações da Fetag, no ano de 2014. Em seguida, foi realizado um balanço das atividades da entidade deste ano e a exposição das principais ações planejadas para o próximo.
 
A reunião contou ainda com a presença dos procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) – 13ª Região, Cláudio Cordeiro Gadelha e Eduardo Varandas Araruna que fizeram uma avaliação da parceria entre o órgão e a Fetag.

Entrevistas de Josafá Fernandes.

Falas:

1. Fala de Dr. Claúdio Cordeiro - Procurador chefe do MPT 13

2. Fala de Dr. Eduardo Varandas - Procurador do Trabalho

3. Fala de João Lau - Secretário de Assalariados da Fetag-PB

4. Fala de Francisco Pereira Araújo - CHICÃO - 1º Vice-Presidente da Fetag

5. Fala de Paulo Maciel - Presidente do STTR de Guarabira

6. Fala de Assis Firmino - Secretário de Agricultura Familiar da Fetag

Fala de Dr. Claúdio Cordeiro - Procurador chefe do MPT 13


Fala de Dr. Eduardo Varandas - Procurador do Trabalho


Fala de João Lau - Secretário de Assalariados da Fetag-PB


Fala de Francisco Pereira Araújo - CHICÃO - 1º Vice-Presidente da Fetag


Fala de Paulo Maciel - Presidente do STTR de Guarabira


Fala de Assis Firmino - Secretário de Agricultura Familiar da Fetag



Baixar arquivos




Lideranças falam sobre inauguração do novo auditório do STTR de Gurinhém

O Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gurinhém, realizou no dia 16 de dezembro, a entrega de seu novo auditório, em solenidade bastante prestigiada pela categoria e autoridades.

Na cobertura jornalistíca do repórter Josafá Fernandes, ele entrevista:

1. Fala de Geraldo Mariano - Presidente do STTR de Gurinhém

2. Fala de Flávio Mariano - STTR de Gurinhém

3. Fala de Rosivaldo Fernandes - Presidente do STTR de Mulungu

4. Fala de José Martins - Presidente do STTR de Mari

 

Fala de Geraldo Mariano - Presidente do STTR de Gurinhém


Fala de Flávio Mariano - STTR de Gurinhém


Fala de Rosivaldo Fernandes - Presidente do STTR de Mulungu


Fala de José Martins - Presidente do STTR de Mari



Baixar arquivos












Lideranças avaliam Capacitação para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo

Evento promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), contou com a presença de cerca de mulheres de todo o Estado, entre elas dirigentes sindicais, lideranças de base, representantes de movimentos sociais e organizações de mulheres.

A Capacitação aconteceu entre os dias 10 e 12 de dezembro, no Hotel JR, no centro da Capital. Objetivo foi identificar e refletir sobre a situação de violência contra as mulheres trabalhadoras rurais, bem como avaliar o trabalho de atendimento das 2 Unidades Móveis na Paraíba.

A capacitação discutiu ainda a criação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O evento faz parte do Projeto Margaridas em Marcha no Enfrentamento da Violência contra Mulheres do Campo e da Floresta, que conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.

Falas:

1. Fala de Vilenia Aguiar - Assessora da Secretaria de Mulheres da Contag
2. Fala de Maria de Lourdes Costa - Secretária de Mulheres da Fetag-PB
3. Fala de Nézia Gomes - Secretária Executiva de Mulheres e da Diversidade Humana do Estado
4. Fala de Dona Lia - STTR de Riachão
5. Fala de Sandra Alves - STTR de Cruz do Espírito Santo

Fala de Vilenia Aguiar - Assessora da Secretaria de Mulheres da Contag


Fala de Maria de Lourdes Costa - Secretária de Mulheres da Fetag-PB


Fala de Nézia Gomes - Secretária Executiva de Mulheres e da Diversidade Humana do Estado


Fala de Dona Lia - STTR de Riachão


Fala de Sandra Alves - STTR de Cruz do Espírito Santo



Baixar arquivos




Presidente da Fetag conclama Sindicatos para a última reunião do Conselho Deliberativo de 2014

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza no próximo dia 18 de dezembro, a última reunião do ano com o seu Conselho Deliberativo. Cerca de 300 lideranças sindicais de todo o Estado devem participar do evento que iniciará às 9h, no auditório da entidade, em João Pessoa, e encerrará com um almoço de confraternização.

A reunião contará com a presença dos procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) – 13ª Região, Cláudio Cordeiro Gadelha, Eduardo Varandas Araruna e Paulo Germano Arruda, que farão uma avaliação da parceria entre o órgão e a Fetag, em 2014 e as perspectivas para 2015.

Haverá ainda um balanço das atividades da Fetag deste ano e a exposição das principais ações planejadas para o próximo ano. Um vídeo com uma retrospectiva das ações da Fetag de 2014, também será apresentado durante a reunião.

Fala:

Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB

Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB



Baixar arquivos




Contag e Fetag realizam Capacitação para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo na PB

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), realizam a partir desta terça-feira (10), uma Capacitação para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo. O evento será aberto às 10h, e acontecerá até sexta-feira (12), no Hotel JR, no centro da Capital.

Cerca de 40 mulheres de todo o Estado deverão participar da Capacitação, entre elas dirigentes sindicais, lideranças de base, representantes de movimentos sociais e organizações de mulheres.

O objetivo é identificar e refletir sobre a situação de violência contra as mulheres trabalhadoras rurais, bem como avaliar o trabalho de atendimento das 2 Unidades Móveis na Paraíba. A capacitação pretende ainda iniciar as discussões em torno da criação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

O evento faz parte do Projeto Margaridas em Marcha no Enfrentamento da Violência contra Mulheres do Campo e da Floresta e conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.

Fala:

Fátima Elias - Assessora da Fetag-PB

Fátima Elias - Assessora da Fetag-PB



Baixar arquivos




 
 
Voltar | Início
 
 

2010 - 2015 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192