FETAG-PB

Rádio FETAG

Programas

Autoridades falam durante solenidade de posse da nova diretoria

Cerca de 1 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais e lideranças sindicais de todo o Estado, autoridades, familiares e amigos participaram na última quinta-feira da solenidade de posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB). O auditório da entidade, em João Pessoa, ficou lotado para o evento que iniciou às 9h e encerrou com um almoço de confraternização em clima de São João, ao som de forró pé de serra.

Eleita no dia 29 de maio e empossada legalmente no dia 30, a Chapa 1, encabeçada pelo presidente reeleito da Fetag-PB, Liberalino Lucena, assumiu a gestão para os próximos quatro anos, com o compromisso de reforçar as capacitações para os dirigentes sindicais, visando a garantia do direito dos trabalhadores e trabalhadoras rurais paraibanos.
Entrevistas concedidas ao repórter Josafá Forte.

Falas:

1.    Fala de Liberalino Lucena - Presidente reeleito da Fetag-PB
2.    Fala Alberto Broch - Presidente da Contag
3.    Fala Efraim Filho - Deputado federal
4.    Fala de Quintans - Deputado estadual
5.    Fala de Mário Borba - Presidente da Faepa

Fala de Liberalino Lucena - Presidente reeleito da Fetag-PB


Fala Alberto Broch - Presidente da Contag


Fala Efraim Filho - Deputado federal


Fala de Quintans - Deputado estadual


Fala de Mário Borba - Presidente da Faepa



Baixar arquivos




Provas de processo seletivo do CAVN acontecem neste sábado (15)

Serão realizadas neste sábado (15), as provas do processo seletivo, para os cursos técnicos de Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura, oferecidos pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), para ingresso em 2014.

As provas serão realizadas em horários diferenciados, de acordo com a modalidade de curso escolhida. Para os candidatos aos cursos Integrados e Proeja ocorrerá das 9h às 12h. E a partir das 13h, para os interessados  nos cursos subseqüentes. Os exames serão realizados no Pavilhão de Aulas do CAVN, em Bananeiras.

Os candidatos deverão se apresentar no local das provas, de posse de um documento de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação Nacional, Carteira de Estudante, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de reservista, etc). Recomenda-se que o candidato chegue ao local da prova com antecedência mínima de 1 hora.

Resultado e matrículas
- O resultado será divulgado no dia 21 de fevereiro de 2014, através da Secretaria do CAVN e do sítio www.cavn.ufpb.br/index.php/processos-seletivos. A 2ª chamada será publicada no dia 7 de março de 2014, nos mesmos locais.

As matrículas para os aprovados acontecerão na Secretaria do CAVN, em Bananeiras. Para os classificados na 1ª chamada, o prazo será de 24 a 28 de fevereiro de 2014. E para os convocados na 2ª chamada, de 10 a 13 de março de 2014.

Vagas - Estão sendo oferecidas 275 vagas para alunos concluintes do Ensino Fundamental e Médio, além de profissionais autônomos. Os profissionais formados pelo CAVN/UFPB poderão trabalhar em empresas públicas ou privadas, montar seu próprio negócio ou prestar consultoria técnica, procurando desenvolver o setor e garantindo a preservação ambiental.

Fala de Fátima



Baixar arquivos








Conselho da Fetag se reunirá para avaliar PNHR e prestação de contas

Avaliar o andamento do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) na Paraíba, será o principal objetivo da reunião que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realizará com seu Conselho Deliberativo, na próxima quarta-feira (5). A abertura acontecerá a partir das 8h30, no auditório da entidade localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe, em João Pessoa.

O encontro contará com a presença da responsável nacional pelo PNHR, junto a Caixa Econômica Federal (CEF), principal agente financeiro do programa na Paraíba, e sua equipe. Também participará, o responsável pelo Programa junto ao Banco do Brasil, Jeferson Coutinho da Cunha, que falará sobre as formas de operacionalização do PNHR.

A reunião terá ainda na pauta de discussão, a prestação de contas do ano de 2013 e a previsão orçamentária de 2015.
 

Fala de Liberalino



Baixar arquivos








Fetag alerta agricultores sobre o término do prazo para adesão ao Garantia Safra 2014

Com o objetivo de minimizar os prejuízos dos agricultores familiares devido à seca, foi prorrogado até o dia 31 de janeiro, o prazo para adesão ao Programa Safra 2014. Os agricultores devem efetuar o pagamento no valor de R$ 12,75 em qualquer Casa Lotérica ou Caixa Aqui.

O pagamento do boleto garantirá que as famílias que aderiram ao programa recebam o benefício no valor de R$ 850, pagos em até cinco parcelas, em caso de perda comprovada de pelo menos 50% das lavouras de feijão, milho, arroz, algodão e/ou mandioca em razão de seca ou excesso de chuvas.Até hoje (22), em todo o Estado, cerca de 27 mil agricultores familiares, dos 187 municípios paraibanos que aderiram ao Programa, ainda não efetuaram o pagamento de seus boletos. A expectativa é de que cerca de 120 mil agricultores sejam beneficiados.

A emissão dos boletos é feita através do Sistema de Gerenciamento do Garantia Safra diretamente no site do programa, www.mda.gov.br, e a responsabilidade pela emissão é da Secretaria Municipal de Agricultura, que deve emitir todos os boletos e distribuir com os agricultores que foram homologados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Fala de Geane



Baixar arquivos




















Trabalhadores Rurais têm até sexta (13) para se inscrever para cursos técnicos do CAVN

Encerra nesta sexta-feira (13), o prazo para as inscrições do processo seletivo para ingresso em 2014, nos cursos técnicos de nível médio em Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura, oferecidos pelo oferecidos Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado em Bananeiras. As inscrições e os cursos são totalmente gratuitos.

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais interessados deverão procurar os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) de seus municípios ou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB). As inscrições estão sendo feitas presencialmente, nos Sindicatos, na secretaria do CAVN ou pelo site do Colégio http://www.cavn. ufpb.br/index.php/processo-seletivo-atual. Após o preenchimento, os candidatos deverão anexar cópia da Cédula de Identidade.

O edital alerta que cada candidato só poderá se inscrever para apenas 1 curso, e em 1 forma ou modalidade (Integrado, Subsequente ou Proeja). Caso haja mais de uma inscrição de uma mesma pessoa, será considerada a inscrição mais recente.

Realização das provas – Todas as provas serão realizadas no dia 15 de fevereiro, porém em horários diferenciados, de acordo com a modalidade de curso escolhida. Para os candidatos aos cursos Integrados e Proeja ocorrerá das 9h às 12h. E a partir das 13h, para os interessados  nos cursos subseqüentes. Os exames serão realizados no Pavilhão de Aulas do CAVN.

Resultado e matrículas - O resultado será divulgado no dia 21 de fevereiro de 2014, através da Secretaria do CAVN e do sítio www.cavn.ufpb.br/index.php/processos-seletivos. A 2ª chamada será publicada no dia 7 de março de 2014, nos mesmos locais.

As matrículas para os aprovados acontecerão na Secretaria do CAVN, em Bananeiras. Para os classificados na 1ª chamada, o prazo será de 24 a 28 de fevereiro de 2014. E para os convocados na 2ª chamada, de 10 a 13 de março de 2014.

Vagas - Estão sendo oferecidas 275 vagas para alunos concluintes do Ensino Fundamental e Médio, além de profissionais autônomos. Os profissionais formados pelo CAVN/UFPB poderão trabalhar em empresas públicas ou privadas, montar seu próprio negócio ou prestar consultoria técnica, procurando desenvolver o setor e garantindo a preservação ambiental. 

Fala de Fátima



Baixar arquivos




Fetag e Sindicatos participam de Seminário sobre o Fortalecimento das Produtoras Rurais

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por sua secretária de Mulheres, Lourdes de Picuí, e mais oito mulheres dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) das regiões do Médio e Alto Sertão, Curimataú, Cariri Oriental e Ocidental, participaram entre os dias 9 e 10 de dezembro do “Seminário de Apresentação do Projeto Cidadania e Organização das Mulheres Rurais: Fortalecendo a Autonomia das Produtoras Rurais”. O evento foi realizado no Hotel Garden, em Campina Grande.

Entre as representantes dos Sindicatos estão: Maria Suélia Guimarães (Taperoá); Raimunda Soares Gomes (Tacima); Cleide Araújo (São Vicente Seridó e Fetag); Maria Adelino da Silva (Campina Grande e Fetag); Josefa Avanise Fernandes Matias Ribeiro (Araruna); Maria de Lourdes Santana S. Araújo (Pombal e Fetag); Lúcia de Fátima Santana Ferreira (São João do Rio do Peixe) e Ana Maria S. Alves (Livramento).
 

Fala de Fátima



Baixar arquivos




Presidente da Fetag participa de comemorações pelo dia do Extensionista Rural

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Lucena, participou, na última sexta-feira (6), das comemorações pelo Dia Nacional do Extensionista Rural. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba.

A programação iniciou às 7h, com a apresentação e degustação de produtos oriundos da agricultura familiar, comercializados na feira do produtor, que acontece às sextas-feiras, no pátio da Emater. Teve ainda uma exposição fotográfica, demonstrando os 58 anos de atuação da Extensão Rural na Paraíba, e a entrega de troféus e medalhas para extensionistas nativos, inativos e por categoria.

Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho realizou a entrega de nove carros tipo Pickup, 99 aparelhos de GPS e 62 microcomputadores que vão contribuir para o trabalho dos extensionistas rurais junto aos agricultores familiares.

Fala de Liberalino



Baixar arquivos
















Fetag e STTRs da região de Guarabira participam de Seminário de Educação para o Campo

A Fetag, representada por seu diretor Rosivaldo Fernandes, e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) da região de Guarabira participarão, nesta quinta e sexta-feiras (28 e 29), do Seminário Regional de Educação para o Campo, que acontecerá em um ginásio próximo a Secretaria de Educação de Guarabira. Nos dias 3 e 4 de dezembro, o mesmo evento será realizado no município de Itaporanga.

O objetivo é discutir as legislações e práticas pedagógicas de Educação do Campo, vislumbrando o fortalecimento das ações educativas voltadas para este público.

O evento é organizado pelo Governo do Estado, através de sua Secretaria de Educação, em parceria com o Comitê Estadual de Educação do Campo, do qual a Fetag Paraíba faz parte.
 

Fala de Fátima



Baixar arquivos




Fetag e Sindicatos participam de curso promovido pelo INSS, em Campina Grande

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) que atuam sob a jurisdição da Gerência Executiva do INSS de Campina Grande, participarão, entre os dias 20 e 22 próximos, do Curso Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias.

O curso faz parte do Programa de Educação Previdenciária, que tem o objetivo de informar e conscientizar a sociedade acerca de seus direitos e deveres em relação à Previdência Social e a finalidade de assegurar a proteção social dos cidadãos, por meio de sua inclusão e permanência no Regime Geral de Previdência Social - RGPS.

O intuito é formar representantes de entidades da sociedade civil organizada e de categorias profissionais para atuarem como disseminadores externos das informações pertinentes ao Regime Geral de Previdência Social.

A assessora da Fetag, Geane Lucena, fala sobre o evento.
 

Fala de Geane



Baixar arquivos




Presidente da Fetag conclama Sindicatos para reunião do Conselho Deliberativo

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) volta a reunir seu Conselho Deliberativo, no próximo dia 27 de novembro, para reunião ordinária, prevista para iniciar às 8h, com a seguinte programação de discussão:

1.    Prestação de Contas do Ano de 2012 e Previsão Orçamentária de 2014;
2.    Apresentação, discussão e deliberação do Regimento Interno da FETAG/PB;
3.    Avaliação do andamento do Programa Nacional de Habitação Rural (participação dos bancos repassadores de recursos);
4.    Outros assuntos.

Em sua entrevista, presidente da Fetag, Liberalino Lucena, conclama todos os 214 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados a entidade a participarem do encontro.
 

Fala de Liberalino



Baixar arquivos








 
 
Voltar | Início
 
 

2010 - 2014 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192