FETAG-PB

Rádio FETAG

Programas





Autoridades e lideranças falam no Dia da Mulher e lançamento da Marcha das Margaridas, promovido pela Fetag-PB

Cerca de 200 Trabalhadoras Rurais de várias regiões do Estado realizaram, na última terça-feira (24), a entrega de uma pauta de reivindicações das mulheres do Campo à secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares. A entrega aconteceu durante o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), em seu auditório, em João Pessoa.

O documento tem como principal ponto, a implementação de políticas públicas de combate a violência contra as mulheres Trabalhadoras Rurais na Paraíba, e foi construído durante a Oficina Estadual de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres do Campo, promovida pela Fetag-PB e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no final do ano passado.

Uma mesa redonda discutiu o tema com a secretária de Estado, Giberta Soares, a juíza do Juizado Especial de Violência contra a Mulher, Rita de Cássia Andrade, a promotora de Justiça da Defesa da Mulher, Rosane Araújo, e a coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba, Maísa Félix. O debate foi intermediado pela 1ª secretária de Mulheres da Fetag, Maria de Lourdes Costa.

Marcha das Margaridas – Durante o evento, foi lançada ainda a Marcha das Margaridas 2015, movimento de massa que acontece nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília, e homenageia a líder sindical paraibana Margarida Maria Alves.

A Marcha mobiliza mulheres de todo o Brasil, na busca por um país melhor, livre das amarras históricas do patriarcalismo, do machismo, da desigualdade de gênero, da violência doméstica e social, de todas as formas de preconceito.

1. Secretária de Mulheres da Fetag-PB - Maria de Lourdes Costa


2. Presidente da Fetag-PB - Liberalino Lucena


3. Secretária da Terceira Idade da Contag - Maria de Lúcia Santos


4. Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, - Gilberta Soares


5. Promotora de Justiça da Defesa da Mulher - Rosane Araújo


6. Coordenadora das Delegacias da Mulher do Estado - Maísa Félix



Baixar arquivos




Fetag realiza evento alusivo ao Dia da Mulher e realiza o lançamento da Marcha das Margaridas 2015

A implementação de políticas públicas de combate a violência contra as mulheres Trabalhadoras Rurais na Paraíba é o principal objetivo do evento que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza nesta terça-feira (24), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A programação iniciará às 9h30, no auditório da entidade, localizada à rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe.

Na ocasião, será lançada a Marcha das Margaridas 2015, movimento de massa que homenageia a líder sindical paraibana Margarida Maria Alves e mobiliza mulheres de todo o Brasil, na busca por um país melhor, livre das amarras históricas do patriarcalismo, do machismo, da desigualdade de gênero, da violência doméstica e social, de todas as formas de preconceito.

Cerca de 300 Trabalhadoras Rurais de todas as regiões do Estado devem participar do evento e farão a entrega de um documento construído durante a Oficina Estadual de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres do Campo, promovida pela Fetag-PB e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), aos representantes do Governo do Estado, do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual.

Fala de Geane da Costa - Assessora Jurídica da Fetag-PB



Baixar arquivos




Secretária de Mulheres da Fetag fala sobre a homenagem a Elizabeth Teixeira

A trajetória de Elizabeth foi lembrada no dia 13 de fevereiro, quando ela completou 90 anos de vida. As secretárias de Mulheres, Lourdes de Picuí, e da Terceira Idade, Maria Adelino, participaram do evento que ocorreu no Memorial das Ligas Camponesas, fundado no antigo sítio onde a camponesa viveu com João Pedro e os 11 filhos, no distrito de Barra das Antas, em Sapé.

Ela abriu mão do conforto para viver o amor ao lado de um trabalhador pobre e analfabeto. Com ele, formou família e ajudou a construir a história do movimento sindical agrário no Brasil. A paraibana Elizabeth Teixeira é a face feminina das lutas camponesas da metade do século passado. Junto ao marido, João Pedro Teixeira, fundou, no município de Sapé, o maior sindicato de trabalhadores agrários do país até então. E assumiu a liderança do movimento depois do assassinato dele, em 1962. A trajetória de Elizabeth foi lembrada no dia 13 de fevereiro, quando ela completou 90 anos de vida.

As secretárias de Mulheres, Lourdes de Picuí, e da Terceira Idade, Maria Adelino, participaram do evento que ocorreu no Memorial das Ligas Camponesas, fundado no antigo sítio onde a camponesa viveu com João Pedro e os 11 filhos, no distrito de Barra das Antas, em Sapé (município a 65 quilômetros da capital do Estado, João Pessoa).

O imóvel de sete hectares foi tombado em 2012 pelo governo do Estado da Paraíba e transformado em um espaço de resgate da memória e homenagem aos trabalhadores que dedicaram a vida a lutar por dignidade no campo e reforma agrária.

No dia seguinte (14), houve o lançamento do documentário "A família de Elizabeth Teixeira", do cineasta Eduardo Coutinho, morto em 2014 e diretor de “Cabra Marcado para Morrer”, obra que conta a história de João Pedro, Elizabeth e das ligas camponesas do Nordeste. O lançamento do documentário foi no Centro de Formação João Pedro Teixeira, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, no município de Lagoa Seca (PB).

Fala de Lourdes de Picuí - Secretária de Mulheres da Fetag-PB



Baixar arquivos




Secretário da Agricultura Familiar da Fetag-PB fala sobre a conclusão da Enfoc Nacional

Dois diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) concluíram, no dia 5 de fevereiro, em Brasília, o Curso de Formação da Escola Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

O secretário de Agricultura Familiar, Assis Firmino (STTR de Mari) e o 2º secretário de Jovens, Israel Carlos (STTR de Frei Martinho) participaram da solenidade de formatura da 5ª turma da Enfoc nacional, o auditório Margarida Alves, na sede da Contag.

O presidente da Contag, Alberto Broch, abriu a cerimônia destacando a dedicação de todos os educandos e educandas. “Vocês vieram de todo o País, deixaram suas famílias. Temos jovens, diretores de Federações e Sindicatos, lideranças de comunidades e pessoas da terceira idade. Vocês merecem o nosso respeito pela dedicação e os recebemos com muito carinho como educadores e educadoras populares do nosso movimento. Nunca esqueçam de valorizar o MSTTR e de que existe a Contag. Precisamos aliar a luta política com a da organização.

Fala de Assis Firmino - Secretário de Agricultura Familiar da Fetag-PB



Baixar arquivos




Fetag orienta sobre mudanças na Declaração de Atividade Rural e melhorias no sistema do CNIS Rural

A Secretaria de Políticas Sociais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), por meio de seu secretário Rosivaldo Matias Fernandes, informa a todos os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado, que já está disponível para baixar no site da entidade (www.fetagpb.org.br), o novo modelo da Declaração de Atividade Rural do INSS, de acordo com a nova Instrução Normativa n.º 77, de 21 de janeiro de 2015.

“É importante observar que algumas informações novas deverão ser declaradas pelo Trabalhador e a Trabalhadora Rural, como: a categoria do Trabalhador Rural a qual pertence; a condição no grupo familiar do Trabalhador; e no caso da condição do Trabalhador ser a de componente do grupo familiar, ele terá que informar o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e o parentesco do titular”, explicou Rosivaldo. 

Segundo o secretário, também estão sendo feitas melhorias no Sistema de Cadastramento do Segurado Especial (CNIS Rural), pela Dataprev.

“A promessa é que a partir de abril deste ano, o sistema não impeça que os segurados que possuem mais de uma inscrição como: NIT, PIS, Pasep ou NIS que não estiverem eladas. Nas mudanças que deverão ser realizadas, quando o Sistema apresentar a mensagem de erro: “O CPF informado não pertence ao filiado com o NIT informado” ou “O NIT informado não pertence ao filiado informado”, a pessoa que está realizando o cadastro, poderá complementar os dados como Segurado Especial. Essa atualização do Sistema, ajudará muito os Sindicatos, pois hoje cerca de 90% dos problemas que ocorrem na complementação de dados dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais pelos Sindicatos são esses”, finalizou Rosivaldo.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Políticas Sociais da Fetag-PB, através do email: rosivaldo@fetagpb.org.br

Fala de Rosivaldo



Baixar arquivos




Fetag encerra ano com reunião do Conselho - Lideranças e Autoridades avaliam

Cerca de 300 lideranças sindicais de todo o Estado participaram da última reunião do ano do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), realizada na no dia 18 de dezembro.
 
Na abertura do evento, elas assistiram a um vídeo com uma retrospectiva das ações da Fetag, no ano de 2014. Em seguida, foi realizado um balanço das atividades da entidade deste ano e a exposição das principais ações planejadas para o próximo.
 
A reunião contou ainda com a presença dos procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) – 13ª Região, Cláudio Cordeiro Gadelha e Eduardo Varandas Araruna que fizeram uma avaliação da parceria entre o órgão e a Fetag.

Entrevistas de Josafá Fernandes.

Falas:

1. Fala de Dr. Claúdio Cordeiro - Procurador chefe do MPT 13

2. Fala de Dr. Eduardo Varandas - Procurador do Trabalho

3. Fala de João Lau - Secretário de Assalariados da Fetag-PB

4. Fala de Francisco Pereira Araújo - CHICÃO - 1º Vice-Presidente da Fetag

5. Fala de Paulo Maciel - Presidente do STTR de Guarabira

6. Fala de Assis Firmino - Secretário de Agricultura Familiar da Fetag

Fala de Dr. Claúdio Cordeiro - Procurador chefe do MPT 13


Fala de Dr. Eduardo Varandas - Procurador do Trabalho


Fala de João Lau - Secretário de Assalariados da Fetag-PB


Fala de Francisco Pereira Araújo - CHICÃO - 1º Vice-Presidente da Fetag


Fala de Paulo Maciel - Presidente do STTR de Guarabira


Fala de Assis Firmino - Secretário de Agricultura Familiar da Fetag



Baixar arquivos




Lideranças falam sobre inauguração do novo auditório do STTR de Gurinhém

O Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gurinhém, realizou no dia 16 de dezembro, a entrega de seu novo auditório, em solenidade bastante prestigiada pela categoria e autoridades.

Na cobertura jornalistíca do repórter Josafá Fernandes, ele entrevista:

1. Fala de Geraldo Mariano - Presidente do STTR de Gurinhém

2. Fala de Flávio Mariano - STTR de Gurinhém

3. Fala de Rosivaldo Fernandes - Presidente do STTR de Mulungu

4. Fala de José Martins - Presidente do STTR de Mari

 

Fala de Geraldo Mariano - Presidente do STTR de Gurinhém


Fala de Flávio Mariano - STTR de Gurinhém


Fala de Rosivaldo Fernandes - Presidente do STTR de Mulungu


Fala de José Martins - Presidente do STTR de Mari



Baixar arquivos












Lideranças avaliam Capacitação para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo

Evento promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), contou com a presença de cerca de mulheres de todo o Estado, entre elas dirigentes sindicais, lideranças de base, representantes de movimentos sociais e organizações de mulheres.

A Capacitação aconteceu entre os dias 10 e 12 de dezembro, no Hotel JR, no centro da Capital. Objetivo foi identificar e refletir sobre a situação de violência contra as mulheres trabalhadoras rurais, bem como avaliar o trabalho de atendimento das 2 Unidades Móveis na Paraíba.

A capacitação discutiu ainda a criação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O evento faz parte do Projeto Margaridas em Marcha no Enfrentamento da Violência contra Mulheres do Campo e da Floresta, que conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.

Falas:

1. Fala de Vilenia Aguiar - Assessora da Secretaria de Mulheres da Contag
2. Fala de Maria de Lourdes Costa - Secretária de Mulheres da Fetag-PB
3. Fala de Nézia Gomes - Secretária Executiva de Mulheres e da Diversidade Humana do Estado
4. Fala de Dona Lia - STTR de Riachão
5. Fala de Sandra Alves - STTR de Cruz do Espírito Santo

Fala de Vilenia Aguiar - Assessora da Secretaria de Mulheres da Contag


Fala de Maria de Lourdes Costa - Secretária de Mulheres da Fetag-PB


Fala de Nézia Gomes - Secretária Executiva de Mulheres e da Diversidade Humana do Estado


Fala de Dona Lia - STTR de Riachão


Fala de Sandra Alves - STTR de Cruz do Espírito Santo



Baixar arquivos




Presidente da Fetag conclama Sindicatos para a última reunião do Conselho Deliberativo de 2014

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza no próximo dia 18 de dezembro, a última reunião do ano com o seu Conselho Deliberativo. Cerca de 300 lideranças sindicais de todo o Estado devem participar do evento que iniciará às 9h, no auditório da entidade, em João Pessoa, e encerrará com um almoço de confraternização.

A reunião contará com a presença dos procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) – 13ª Região, Cláudio Cordeiro Gadelha, Eduardo Varandas Araruna e Paulo Germano Arruda, que farão uma avaliação da parceria entre o órgão e a Fetag, em 2014 e as perspectivas para 2015.

Haverá ainda um balanço das atividades da Fetag deste ano e a exposição das principais ações planejadas para o próximo ano. Um vídeo com uma retrospectiva das ações da Fetag de 2014, também será apresentado durante a reunião.

Fala:

Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB

Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB



Baixar arquivos




Contag e Fetag realizam Capacitação para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo na PB

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), realizam a partir desta terça-feira (10), uma Capacitação para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo. O evento será aberto às 10h, e acontecerá até sexta-feira (12), no Hotel JR, no centro da Capital.

Cerca de 40 mulheres de todo o Estado deverão participar da Capacitação, entre elas dirigentes sindicais, lideranças de base, representantes de movimentos sociais e organizações de mulheres.

O objetivo é identificar e refletir sobre a situação de violência contra as mulheres trabalhadoras rurais, bem como avaliar o trabalho de atendimento das 2 Unidades Móveis na Paraíba. A capacitação pretende ainda iniciar as discussões em torno da criação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

O evento faz parte do Projeto Margaridas em Marcha no Enfrentamento da Violência contra Mulheres do Campo e da Floresta e conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.

Fala:

Fátima Elias - Assessora da Fetag-PB

Fátima Elias - Assessora da Fetag-PB



Baixar arquivos




Presidente da Fetag fala sobre a participação da entidade da última reunião do CEDRS em 2014

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por seu presidente Liberalino Lucena, participou na última quinta-feira (4), pela manhã, da 3ª e última reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O evento que aconteceu no auditório do Interpa, teve como principais pontos de pauta a inclusão de novos municípios no Programa Garantia Safra 2014/2015; o credenciamento de profissionais autônomos para a elaboração de projetos e prestação de serviços de Assistência Técnica, e a apreciação de propostas para aquisição de imóveis rurais através do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).

Fala:

Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB

Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB



Baixar arquivos




Secretário de Políticas Sociais da Fetag orienta Sindicatos quanto a problemas no acesso ao sistema CNIS-Rural do INSS

A Secretaria de Políticas Sociais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), por meio de seu secretário Rosivaldo Matias Fernandes, informa a todos os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado, que desde o último dia 7 de novembro, o acesso ao sistema do CNIS Rural, do cadastramento dos segurados especiais, se dará apenas pelo CadSenha.

A senha do MDA (senha da DAP) não servirá mais.

A mudança foi determinada após reunião entre a Contag, INSS e Dataprev, em Brasília. Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Políticas Sociais da Fetag-PB, através do email: rosivaldo@fetagpb.org.br

Fala:

Rosivaldo Fernandes - Secretário de Políticas Sociais

Rosivaldo Fernandes - Secretário de Políticas Sociais



Baixar arquivos




Fetag e Sindicatos assinam termo de cooperação com projeto Trabalho de Todos, do MPT

Na última terça-feira (18), na Pirâmide do Parque do Povo, em Campina Grande, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por seu presidente, Liberalino Lucena, e diretores Cleide Araújo, Rosivaldo Fernandes e Assis Firmino, cerca de 40 lideranças sindicais da região, participaram da audiência pública da 8ª etapa do projeto Trabalho de Todos, do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Paraíba.

Na ocasião o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) assinou um termo de cooperação, onde se comprometeram a contribuir com os objetivos do Projeto. Antes da audiência, às 17h, foi realizada uma reunião específica com os representantes da Fetag e Sindicatos, para discutir termos do documento que seria assinado durante o evento.

O objetivo do projeto Trabalho de Todos é discutir com toda a classe trabalhadora os mais graves problemas relacionados ao mundo do trabalho, para fins de enfrentamento coletivo das demandas propostas. A audiência pública contou com a presença de trabalhadores e trabalhadoras, instituições públicas e privadas e entidades dos municípios de Campina Grande e Região (Alcantil, Areial, Aroeiras, Assunção, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Campina Grande, Caturité, Fagundes, Gado Bravo, Itatuba, Juarez Távora, Lagoa Seca, Massaranduba, Montadas, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda e Umbuzeiro).

Falas:

1. Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB
2. Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha - Procurador-Chefe da PRT-13ª Região
3. Rosivaldo Fernandes - Secretário de Políticas Sociais da Fetag e Pres. do STTR de Mulungu
4. Paulo Germano Costa de Arruda - Procurador-Chefe Substituto da PRT-13ª Região
5. Juíza Maria Iris Diogenes Bezerra - Diretora do Fórum do TRT de Campina Grande
6. Assis Firmino - Secretário da Agricultura Familiar da Feta e Vice-Pres. do STTR de Mari
 

Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB


Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha - Procurador-Chefe da PRT-13ª Região


Rosivaldo Fernandes - Secretário de Políticas Sociais da Fetag e Pres. do STTR de Mulungu


Paulo Germano Costa de Arruda - Procurador-Chefe Substituto da PRT-13ª Região


Juíza Maria Iris Diogenes Bezerra - Diretora do Fórum do TRT de Campina Grande


Assis Firmino - Secretário da Agricultura Familiar da Feta e Vice-Pres. do STTR de Mari



Baixar arquivos




MPT reunirá Sindicatos para discutir Projeto Trabalho de Todos em Campina Grande

Com o objetivo de discutir com toda a classe trabalhadora os mais graves problemas relacionados ao mundo do trabalho, para fins de enfrentamento coletivo das demandas propostas, o MPT-PB realizará entre os dias 17 e 21 de novembro, em Campina Grande, a 8ª etapa do projeto Trabalho de Todos. A audiência pública acontecerá, na terça-feira (18), a partir das 19h, na Pirâmide do Parque do Povo. Uma reunião especifica, com os Sindicatos da região, também acontecerá na terça-feira (18), às 17h, no mesmo local.

Com o objetivo de discutir com toda a classe trabalhadora os mais graves problemas relacionados ao mundo do trabalho, para fins de enfrentamento coletivo das demandas propostas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) da Paraíba realizará entre os dias 17 e 21 de novembro, na Pirâmide do Parque do Povo, em Campina Grande, a 8ª etapa do projeto Trabalho de Todos.

A audiência pública do projeto acontecerá, na terça-feira (18), a partir das 19h, na própria Pirâmide do Parque do Povo, e contará com a presença de trabalhadores e trabalhadoras, instituições públicas e privadas e entidades dos municípios de Campina Grande e Região (Alcantil, Areial, Aroeiras, Assunção, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Campina Grande, Caturité, Fagundes, Gado Bravo, Itatuba, Juarez Távora, Lagoa Seca, Massaranduba, Montadas, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda e Umbuzeiro).

O evento conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), que vem mobilizando os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) para contribuírem.

Nesse sentido, o MPT, através do coordenador do projeto Trabalho de Todos, Cláudio Gadelha, realizará uma reunião especifica, com os Sindicatos daquela região, que acontecerá também na terça-feira (18), às 17h, no mesmo local da audiência pública, na Pirâmide do Parque do Povo.

Fala:

Geane Lucena - Assessoria da Presidência

Geane Lucena - Assessoria da Presidência



Baixar arquivos




Representante do Ministério do Meio Ambiente e secretário de Meio Ambiente da Contag explicam o que é o CAR

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realizou entre os dias 4 e 6 de novembro, últimos, no auditório da Fetag em João Pessoa, o “Seminário de Capacitação no Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Região Nordeste 1”.

O evento contou com a presença de cerca de 120 representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) paraibanos e das Federações da Paraíba, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. O objetivo é consolidar o processo de formação, capacitação e divulgação das ações relativas à realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas propriedades rurais dos Agricultores Familiares.

Falas:

Eduardo Safons Soares - Gerente de Políticas AgroAmbientais do Ministério do Meio Ambiente
Antoninho Rovaris - Secretário de Meio Ambiente da Contag

Fala de Eduardo Safons Soares - Gerente de Políticas AgroAmbientais do Ministério do Meio Ambiente


Fala de Antoninho Rovaris - Secretário de Meio Ambiente da Contag



Baixar arquivos




Fetag participa de lançamento de campanha contra o preconceito e a discriminação das mulheres no mer

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por sua secretária de Mulheres, Maria de Lourdes Costa, e a assessora jurídica, Geane da Costa, participaram na manhã da última terça-feira (4), do lançamento da Campanha “O Preconceito esconde o Potencial”, de autoria do Cunhã Coletivo Feminista e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

O objetivo é combater o preconceito e a discriminação das mulheres no mercado de trabalho. “Raça, orientação sexual, classe social ou idade podem ser utilizadas para discriminar as mulheres no exercício de suas profissões. Toda mulher tem o direito de escolher a profissão que quiser e ter as mesmas condições no acesso ao mercado de trabalho”, afirma a Campanha idealizada pela agência de publicidade e propaganda Bairro Novo.

Nesta linha, Cunhã e Ministério Público do Trabalho se uniram para questionar os estereótipos em relação às mulheres no mercado de trabalho, que resultaram na Campanha “O Preconceito esconde o Potencial”, que passará a ser veiculada em TV e Mídia Impressa a partir de 10 de novembro.

O lançamento aconteceu durante um café da manhã, no Restaurante Mangai, e contou com a presença de autoridades, representantes de Ong’s, e da imprensa local.

Fala:

Geane da Costa - Assessora Jurídica da Fetag-PB

Fala de Geane da Costa - Assessora Jurídica da Fetag-PB



Baixar arquivos




Presidente, Secretária da Terceira Idade e idosos avaliam encontro da Terceira Idade

Pelo sétimo ano consecutivo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realizou entre os dias 28 e 30 de outubro, seu “Encontro Estadual da Terceira Idade”. O evento teve o objetivo de debater questões relacionadas à Terceira Idade no campo e seus direitos. Cerca de 300 idosos e idosas de todas as regiões do estado participaram do encontro.

Durante o evento, foram abordados temas como: “O Estatuto do Idoso – Principais desafios para a sua efetivação”, “Ações do MSTTR para a construção de uma política específica para a Terceira Idade”; "Desafios e Estratégias para uma Boa Saúde na Terceira Idade"; “Empréstimo Consignado e suas implicações na renda de aposentados(as) rurais”; e “Fortalecimento da política de Geração no MSTTR”.

Houve ainda apresentações culturais, bingo e sorteio de brindes. No último dia do Encontro, os idosos passaram a manhã toda em um restaurante, na Praia do Seixas.

O encontro teve como parceiros a Faculdade Maurício de Nassau, que enviou uma equipe para realizar testes de Glicemia e aferição de pressão arterial. E o Instituto Embelleze, que prestou serviços de higiene e beleza, como cortes de cabelo, escova, etc.

Falas:

1. Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB
2. Maria Adelino da Silva - Secretária da Terceira Idade da Fetag-PB
3. Dorgival Fernandes das Neves - Caraúbas
4. Geraldo Paulino da Silva - Pilõezinhos
5. José Belarmino dos Santos - Salgadinho
6. Josefa Barbosa da Silva - Gurinhém
7. Josilene - Campina Grande
8. Manoel José de Sousa - São Miguel de Itaipú
9. Maria José da Silva - Conde
10. Titila - Mamanguape

1. Liberalino Lucena - Presidente da Fetag-PB


2. Maria Adelino da Silva - Secretária da Terceira Idade da Fetag-PB


3. Dorgival Fernandes das Neves - Caraúbas


4. Geraldo Paulino da Silva - Pilõezinhos


5. José Belarmino dos Santos - Salgadinho


6. Josefa Barbosa da Silva - Gurinhém


7. Josilene - Campina Grande


8. Manoel José de Sousa - São Miguel de Itaipú


9. Maria José da Silva - Conde


10. Titila - Mamanguape


Baixar arquivos




 
 
Voltar | Início
 
 

2010 - 2015 - Direitos reservados.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba - FETAG-PB
Av. Rodrigues de Aquino, 722 - Jaguaribe - João Pessoa / PB - Tel.: 83 - 3241-1192