CONTAG e FETAG-PB realizam Oficina sobre Previdência Social Rural, em João Pessoa

Nos dias 1° e 2 de agosto, foi realizada em João Pessoa, a Oficina Estadual sobre Previdência Social Rural. Dentre os seus objetivos, estão capacitar lideranças e dirigentes sindicais sobre as novas regras da previdência rural e fortalecer a sustentabilidade político-financeira dos Sindicatos, a partir da ação e prática sindical de base.

A oficina foi ministrada pela secretária de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Edjane Rodrigues e o advogado, Evandro Nóbrega, também da CONTAG. O presidente da FETAG-PB, Liberalino Lucena, e os diretores e diretoras da Federação também participaram da capacitação, assim como os assessores jurídicos, Geane Lucena e Bruno Chianca. Sindicatos se diversos municípios da Paraíba compareceram à oficina e puderam ampliar o conhecimento sobre Previdência rural com base nas novas regras implantadas pelo INSS.

“Esta já é a 18º oficina que a Contag realiza. Estamos indo em todas as regiões do Brasil para informar aos dirigentes sindicais rurais , funcionários e funcionárias das Federações e dos Sindicatos sobre as mudanças feitas pelo INSS em relação à previdência rural. Além disso, compreendemos que, discutir direito previdenciário, perpassa por debater a sustentabilidade político-financeira do movimento sindical, a regularização fundiária em nosso país e a formalização da produção de nossos agricultores e agricultoras familiares”, afirmou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

“Essas capacitações são muito importantes para todos nós que fazemos a FETAG e os sindicatos na Paraíba. Todas as informações repassadas durante a oficina por Edjane e Evandro foram fundamentais para compreendermos como vai funcionar o INSS, a partir das novas regras estabelecidas pelo órgão, considerando o cadastro nacional de informações sociais, o CNIS, como prova exclusiva para o reconhecimento dos direitos previdenciários dos agricultores e das agricultoras familiares segurados e seguradas especiais”, informou o secretário de Políticas Sociais da FETAG-PB, Rosivaldo Fernandes.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Palmeira, Ednalva Santos, a Oficina Estadual foi esclarecedora sobre os direitos dos agricultores familiares no INSS. “Minha avaliação da oficina é muito positiva porque todas as informações repassadas foram muito bem colocadas, foram esclarecedoras sobre os direitos dos agricultores familiares em relação à previdência social. Saio daqui com segurança para poder levar tudo o que aprendi aqui para o sindicato e a base”, afirmou.

O tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Boqueirão, Antônio Venâncio, também considerou positiva a capacitação promovida pela CONTAG e pela FETAG-PB. “O evento foi bem estruturado, com instrutores capacitados sobre os temas, repassando o conteúdo de maneira bem explicada e educativa”, ressaltou.

Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB

Publicações relacionadas