A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) realizou nesta quarta-feira (25) a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas do ano de 2023. A atividade ocorreu de maneira virtual e contou com a participação do presidente da FETAG-PB, Liberalino Lucena, do vice-presidente Francisco de Araújo, das secretárias e secretários, assessoras e assessores da Federação e dos dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares associados à FETAG-PB.
A Assembleia foi aberta oficialmente pelo presidente Liberalino Lucena e o presidente do Conselho Fiscal da entidade, José Monteiro. Em seguida, a assessora financeira da FETAG-PB, Kaline Nóbrega apresentou a evolução da receita e das despesas do ano de 2023 e o balanço patrimonial referente ao mesmo ano. A Assembleia aprovou, por unanimidade, a prestação de contas da Federação.
A previsão orçamentária para o ano de 2025 da FETAG-PB também foi apresentada durante a Assembleia e o parecer do Conselho Fiscal, que recomendou a aprovação da previsão, sendo também aprovada, por unanimidade, pelos participantes da Assembleia.
Na ocasião, foi debatido com os dirigentes sindicais rurais sobre o novo acordo de cooperação técnica entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que trata sobre o desconto dos aposentados. Coube ao secretário de Políticas Sociais da FETAG-PB, Rosivaldo Fernandes, explicar as mudanças que devem acontecer nos próximos meses. Segundo ele, a FETAG-PB vai realizar uma capacitação no mês de outubro com os sindicatos para apresentar todas as mudanças que serão implementadas.
Mabel Dias – Assessora de Comunicação da FETAG-PB