Caravana paraibana participa de até sexta (25) do 5º Enafor

Uma caravana com 23 lideranças, educadores(as) populares, assessores sindicais, agricultores e agricultoras familiares, participam até sexta-feira (25), do 5º Encontro Nacional de Formação da Contag (5º Enafot). O evento, que é o maior encontro de formação política do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) acontece no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB).

São quase 1.000 pessoas de todo o País e o encontro traz como tema “Educação popular é resistir, é transformar” e afirma a importância de se ampliar e intensificar ações formativas para o fortalecimento das lutas e resistência nessa conjuntura em que pautas conservadoras avançam sobre as conquistas sociais, aprofundam desigualdades e restringem liberdades.

Durante a abertura política, na noite da última segunda-feira (21), diretoria da Contag e demais convidados reafirmaram a importância da unidade, de reforçar a luta por democracia, pela garantia dos direitos, contra os retrocessos e em defesa de Lula livre.

A Conferência aprofundou o que a maioria trouxe nas falas da abertura ao tratar da “Democracia e o Golpe de 2016 – implicações para os movimentos sociais e para a classe trabalhadora”. Os professores Luiz Felipe Miguel (UnB) e Olgamir Amância (DEX/UnB) conseguiram abrir uma reflexão de qualidade e o presidente da CONTAG, Aristides Santos, coordenou o momento.

Ao final do dia foi realizada a Plenária de Mulheres, momento para unir as companheiras de todo o País e de preparar a chamada da Marcha das Margaridas que acontecerá nesta terça-feira (22).

Programação – Outros painéis durante a semana tratarão dos temas Campo, Sujeito e Identidades/ Eleições 2018; Reforma Agrária – Terra, Água e Agroecologia; e Educação Popular e Educação do Campo.

Estão programados Grupos de Aprofundamento Temático, que abordarão questões sobre orçamento público, feminismo, privatização dos bens naturais, reforma trabalhista, desmonte das políticas públicas para a agricultura familiar, reforma da Previdência, violência no campo, democratização da comunicação, cidadania e participação popular, entre outros.

O 5º Enafor  também irá oferecer oficinas pedagógicas para todos os gostos e interesses, como envelhecimento ativo e saudável; teatro; linguagens criativas de comunicação popular; dança afro; facilitação gráfica; música/percussão; criatividades metodológicas, e outros temas.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Fetag-PB com Contag.

Publicações relacionadas