25 de julho: Dia do Trabalhador(a) Rural e Agricultor(a) Familiar na Paraíba é dia de luta

“O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) paraibano é forte e jamais fugirá da luta, tendo como base o legado histórico de Margarida Maria Alves e João Pedro Teixeira, que morreram nas trincheiras pelos direitos dos povos do Campo”, com essa afirmativa, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares Paraibanos (Fetag-PB), Liberalino Lucena, lembra que 25 de julho, data que se comemora o Dia do Trabalhador(a) e Agricultor(a) Familiar na Paraíba, é mais um dia de luta.

“Não há como comemorar diante desse contexto crítico pelo qual passam as mulheres e homens do Campo nesse momento, com tantos desmandos e retrocessos de políticas públicas historicamente conquistadas, como por exemplo: os direitos trabalhistas, educação do campo (com o fechamento de várias escolas rurais), política agrícola e agrária (reforma agrária, plano safra da agricultura familiar). Pretendemos nesse dia, juntamente com o nosso Conselho Deliberativo discutir estratégias de luta para o enfrentamento dessas e outras questões”, destaca o presidente.

“Continuaremos empunhando nossas bandeiras junto aos outros movimentos sociais e sindicais, em defesa da democracia, dos direitos sociais, da igualdade de gênero, raça e etnia, pilares fundamentais para se alcançar o desenvolvimento da agricultura familiar e a valorização do trabalhador(a) empregado(a) de forma sustentável e solidária”, finalizou Liberalino Lucena.

O encontro acontecerá a partir das 8h, no auditório Margarida Maria Alves, localizado na sede da Fetag em João Pessoa, situada à Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe e deverá contar com a presença de cerca de 300 lideranças sindicais de várias regiões do Estado. Ainda estão na pauta: avaliação do INSS Digital no Estado; fornecimento de DAP; pedido de registro e atualização de cadastro sindical junto ao MTE; e as novas regras para adesão ao Seguro Vida da Contag.

Publicações relacionadas