FETAG-PB participa de seminário nacional sobre práticas integrativas em saúde e vai ajudar a implantar farmácias vivas em comunidades rurais

 

Duas Farmácias Vivas devem ser implantadas nos municípios de Jacaraú e Mulungu a partir do mês de julho. Essa iniciativa surgiu após a participação do secretário de Políticas Sociais, Rosivaldo Fernandes e da assessora da FETAG-PB, Fátima Elias, no Seminário Nacional para Formação de Multiplicadores (as) em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, realizado pela CONTAG no último dia 20 de maio.

A farmácia viva faz parte da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e do SUS, e tem como objetivo ajudar a população a manipular e dispensar as preparações de plantas medicinais para tratamentos de saúde, passando por todas as etapas de cultivo, coleta, processamento e o armazenamento das plantas.

O curso promovido pela CONTAG faz parte da campanha “Campo Conectado pelo Bem” e tem como objetivo oferecer às comunidades rurais informações sobre o uso das práticas integrativas e complementares em saúde (PICs) para prevenção da COVID19.

A formação durou oito meses e foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, a Rede Nacional de Médicos (as) Populares, Movimento SUS na Rua, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS) e a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS).

A FIOCRUZ também participa do projeto, e segundo Cristine Andrade, “a fundação deve contribuir com a implementação do plano de ação, que foi elaborado durante este curso”.

Na Paraíba, as farmácias serão implantadas no sítio Jardim, em Mulungu e no assentamento Novo Salvador, em Jacaraú. “Os sindicatos rurais destes municípios vão dar todo o suporte para os moradores e moradoras desses locais poderem montar a farmácia natural e nós da Fetag iremos acompanhar essa implantação, repassando todo o conhecimento que obtivemos nesta formação”, informou.

O plano de ação mencionado por Cristine possui seis eixos: Marco Institucional; Gestão das PICs no SUS; Formação das PICs nos SUS; Pesquisa sobre as PICs no SUS; Controle Social e as PICs; Comunicação e Divulgação; Projetos de Referências em PICs; Instituições de ensino e pesquisa, órgãos gestores, unidades básicas de saúde, movimentos sociais, sindicais e comunidades.

 

 

Publicações relacionadas