Sujeitos de direitos: Participação das crianças e adolescentes do meio rural no movimento sindical é tema de roda de conversa

Construir estratégias para impulsionar o protagonismo de crianças e adolescentes da zona rural no movimento sindical. Esta foi uma das propostas da roda de conversa “Ciranda em Movimento, Direitos e Desafios das Crianças e Adolescentes do Campo, Florestas e das Águas”, realizada nesta quarta-feira (28), por plataforma virtual. O secretários da Juventude e de Políticas Sociais da FETAG-PB, Jhosildo Irineu Rosivaldo Fernandes, respectivamente, participaram do evento.

A roda de conversa contou com a participação de crianças e adolescentes, dirigentes e funcionários (as) da CONTAG, Federações e Sindicatos, representantes do Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda e da Rede de Adolescentes e Jovens do FNPETI, reunindo mais de 120 pessoas.

A atividade contou com abertura política, debate e lançamento do vídeo institucional Crianças e Adolescentes Sujeitos de Direitos, produzido pelo setor de Comunicação da CONTAG. “Sucessão rural começa na infância”  e “O desafio do combate ao trabalho infantil no campo, florestas e águas” foram as duas temáticas abordadas na roda, e tiveram como palestrantes, a advogada e conselheira do CONANDA, Glícia Thays Salmeron, e a secretária do Fórum Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira.

“O lançamento da cartilha Crianças e Adolescentes Sujeitos de Direitos e a realização dessa roda de conversa nos ajudam a conhecer melhor a pauta das crianças e adolescentes e a mudar a nossa cultura. É importante que todos e todas conheçam e participem do movimento sindical desde a infância. Vamos cuidar cada vez melhor das nossas famílias dando atenção às nossas crianças e adolescentes”, disse o presidente da CONTAG, Aristides Santos, durante a abertura política.

O adolescente Vinícius Dantas, representante do CPA/Conanda, destacou a importância de escutar as crianças e adolescentes para avançar nas pautas. “É conversando e escutando quem vive aquela realidade que a gente consegue saber e resolver as questões”, pontuou.

Em nome dos(as) adolescentes do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), Darlânia Rodrigues Silva destacou a importância da aprovação de resolução do 13º Congresso da CONTAG, em abril desse ano, que trata da inserção da pauta de Crianças e Adolescentes enquanto sujeitos de direitos. “Essa resolução vem garantir o nosso sonho de participar das atividades do MSTTR, de ver mais próximo a realização do nosso sonho de permanecer no campo, e também ver as nossas pautas incluídas, entre elas o acesso à internet no meio rural. Nada para nós sem nós!”, ressaltou.

O secretário da Juventude da FETAG-PB, Jhosildo Irineu, disse que na Paraíba há falta de políticas públicas direcionadas para crianças e adolescentes do campo, relacionadas a esporte e lazer. O fechamento de algumas escolas na área rural também prejudicou muito o acesso à educação para eles/elas. Esta tem sido uma das principais reivindicações deste público junto à secretaria da FETAG-PB, e uma realidade que foi abordada durante a roda de conversa nesta quarta.

“Procurei a secretaria da Juventude estadual para saber o que eles já tinham feito neste sentido, e até agora não foi implementada nenhuma ação para a juventude rural, e isso é muito preocupante”, ressaltou Jhosildo. A secretaria de Juventude da Federação vai realizar um planejamento estratégico, com as colocações das crianças e adolescentes da zona rural da Paraíba que devem ser repassadas para a Secretaria da Juventude da Paraíba ainda no mês de agosto.

“Foram apontados vários desafios para as crianças e adolescentes durante a Roda de conversa, como a necessidade de avançar na educação do campo e no campo, no diálogo com a família, inserção desses sujeitos no MSTTR e em outros espaços e no combate ao trabalho infantil. Avalio de forma bem positiva essa parceria entre as Secretarias de Jovens e a de Políticas Sociais da CONTAG para trabalhar essa pauta da inserção das crianças e adolescentes no MSTTR, fortalecendo a questão da sucessão rural e a agricultura familiar como um todo”, avalia a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, também reconheceu a importância da roda de conversa para avançar na representação e representatividade sindical. “Estamos em uma caminhada e esse passo que demos hoje foi muito significativo. Foi desafiador pensar e realizar essa roda de conversa, mas é bem gratificante ver que é possível, sim, garantir espaço para que as crianças e adolescentes falem e que sejam ouvidos(as), afinal, são sujeitos de direitos”. A dirigente ainda completou que a CONTAG está em processo de planejamento da Gestão 2021-2025 e que a pauta da diversidade está muito presente, incluindo as temáticas das crianças e adolescentes.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com informações da Assessoria de Comunicação da CONTAG

 

 

 

Publicações relacionadas