FETAG-PB reabre Casa de Apoio ao trabalhador e à trabalhadora rural que precise de tratamento de saúde em João Pessoa

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (FETAG-PB) reabre nesta segunda-feira (02) a Casa de Apoio ao Trabalhador e a Trabalhadora Rural, que está localizada em João Pessoa.

A decisão foi tomada após a divulgação de boletins pela Secretaria de Estado da Saúde, informado a diminuição dos casos de contaminação e de internações, provocadas pelo coronavírus e o avanço da vacinação na Paraíba.

Entretanto, a pandemia da Covid-19 não chegou ao fim, e por isso, as medidas de seguranças adotadas pela FETAG-PB continuam. “Adotaremos algumas exigências, em consonância com a Organização Mundial de Saúde, consequentemente, com os órgãos de saúde e de controle dessa pandemia nos níveis federal, estadual e municipal, para garantir a segurança de todos e todas.”, disse o presidente, Liberalino Ferreira.

Para ter acesso à Casa de Apoio, o trabalhador e a trabalhadora rural, que esteja doente e precise vir até a Capital para tratamento de saúde, pode trazer apenas um acompanhante, devendo comprovar através da carteira de vacinação que estão devidamente vacinados, pelo menos com a primeira dose.

A FETAG-PB reorganizou a estrutura da Casa de Apoio para garantir o distanciamento social, e exige que todos e todas usem máscara e álcool em gel, itens de uso obrigatório em todas as instalações da casa. A capacidade de acolhimento ficará em 50% (cinquenta por cento) nos seus leitos, evitando-se assim aglomerações. “Contudo, na medida em que os índices de infecção, internações e a vacinação da população forem melhorando, a FETAG irá aumentar esse percentual até a capacidade total”, explicou Liberalino.

Para ter acesso à casa de apoio, o usuário ou usuária deverá ser encaminhado pelos sindicatos filiados à FETAG-PB, com a devida comprovação de sua filiação. O horário de acolhimento se dará a partir das 6h da manhã até às 17h, de segunda a sexta-feira.

A FETAG –PB esclarece que, mesmo entendendo a situação difícil que ficaram os trabalhadores e as trabalhadoras rurais com o fechamento provisório da Casa de Apoio, adotou esse procedimento desde março do ano passado, início da pandemia, devido ao alto risco de infecção pelo corona vírus, sobretudo nas pessoas mais vulneráveis, como idosos e doentes, público esse que mais utilizam os serviços de acolhimento na Casa de Apoio.

 

Publicações relacionadas