FETAG-PB participa de encontro regional para fortalecer luta pela reforma agrária

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) realizou nesta quinta-feira (18) mais um Encontro Virtual Regional da Reforma Agrária. Desta vez, a região contemplada foi a Nordeste.

A atividade foi coordenada pelo secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, e contou com a participação do presidente da Confederação, Aristides Santos, das secretárias de Política Social, Edjane Rodrigues, de Política Agrária, Vânia Marques, do secretário da Regional Nordeste, Erivan dos Santos, além dos assessores e diretores da CONTAG e das Federações regionais. Pela FETAG-PB, estiveram presentes o secretário da Agricultura Familiar e Agrícola, João Alves, e o assessor da pasta, Ivanildo Pereira.

O objetivo do encontro é mobilizar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais em torno da pauta da reforma agrária no Brasil e, através dos debates estabelecidos, subsidiar os encaminhamentos, que serão aprovados na reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG, que será realizado no dia 09 de dezembro.

Para debater o tema com os agricultores e as agricultoras familiares, foi convidado o professor Caetano de Carli, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Ele fez um histórico sobre a construção da luta por terras no Brasil, passando pelo período do Império, até os dias atuais. “Atualmente, a reforma agrária está travada no Brasil. O INCRA não tem feito o seu papel e milhares de trabalhadores rurais estão prejudicados nesse sentido, esperando a demarcação de suas terras. Esse debate que estamos realizando hoje é muito importante para conhecermos a atual situação da reforma agrária no Brasil e podermos traçar estratégias e ações para poder fazer valer toda essa trajetória dos trabalhadores rurais pelo direito à terra”, afirmou o professor.

Cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras rurais das Federações da Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Maranhão participaram do encontro. No último dia 04, a CONTAG publicou uma nota em seu portal, mostrando a importância da efetivação da reforma agrária para a resolução de conflitos no campo, que voltaram a acontecer com mais frequência no governo do atual presidente da República, Jair Bolsonaro. “De acordo com o caderno de Conflitos no Campo Brasil – CPT, só em 2020 foram registradas 2.054 ocorrências na área rural, envolvendo quase 1 (um) milhão de pessoas. O sentimento de impunidade tem incentivado o ataque de grupos criminosos contra famílias trabalhadoras rurais que lutam pelo direito de ter acesso à terra. São vários casos de ameaças, de atentados e de assassinatos no campo nos últimos meses no Brasil. Isso precisa parar!”, diz um dos trechos da nota.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB (Mabel Dias)

 

Publicações relacionadas