Agricultores e agricultoras familiares da região de Guarabira fazem mobilização em defesa da FETAG-PB

Foto: Mabel Dias

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) e sindicatos associados da região de Guarabira mobilizaram a categoria neste domingo (22) para participar de uma assembleia em defesa da FETAG-PB e dos direitos dos agricultores familiares. Os agricultores e agricultoras reuniram-se no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e em seguida, saíram em caminhada até o Centro da cidade.

A assembleia ocorreu em frente ao local onde uma outra federação diz funcionar, mas os agricultores e agricultoras familiares constataram que a casa estava fechada e com placa de venda.

O ato foi realizado em virtude da publicação de um edital no Diário Oficial da União, no dia 13 de maio de 2022, convocando os sindicatos filiados da categoria para uma assembleia, cuja pauta previa a ratificação de fundação da Fedaf/PB, ratificação e alteração de estatuto social desta federação e eleição e posse da nova diretoria.

 

Presidida por José de Freitas Araújo, presidente do Sindicato de Guarabira, a assembleia foi aberta com a leitura dos pontos de pauta do referido edital, os quais foram reprovados em sua totalidade, por unanimidade, constatando a inexistência de outra entidade representativa dos agricultores familiares e ratificando a atuação da FETAG na Paraíba, em defesa dos trabalhadores rurais, desaprovando todos os pontos do edital desta outra federação.

 

“A Fetag já nos representa há 38 anos, assim como o nosso sindicato, que tem lutado por melhorias e defendido os direitos dos agricultores familiares de Guarabira. Estamos reunidos hoje aqui para protestar e dizer não a esta outra federação, defendendo a Fetag. Eles não são trabalhadores rurais, são pessoas que querem se aproveitar e enganar os agricultores”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Guarabira, José de Freitas Araújo.

 

Raquel de Fátima, do sindicato de Cuitegi, também participou da mobilização. Ela acredita que esta federação falsa quer prejudicar e desestabilizar os agricultores familiares. “Eles estão tentando criar todo tipo de instituição para desestruturar a agricultura familiar, os sindicatos e a nossa federação, que é a nossa representante no estado. Vamos à luta para evitar que esta falsa federação seja registrada, porque ela não nos representa,” informou Raquel.

 

Os assessores jurídicos da FETAG-PB, Geane Lucena e Bruno Braga, além do assessor técnico, Wahilton Segundo, participaram do ato em Guarabira. Geane Lucena informou que a Fetag-PB e os sindicatos estão vigilantes em relação a pessoas oportunistas que querem dividir a classe trabalhadora rural e que o momento é de união, haja vista os inúmeros direitos trabalhistas que estão sendo perdidos no país.

“Infelizmente, vivemos momentos muito complicados e uma instituição dizendo representar uma categoria, publica um edital sem ter público, que eles dizem representar. A Fetag é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, é legalizada e existe desde 1963, quando foi fundada. Enfrentamos muitos desafios e representamos de fato e de direito a agricultura familiar do estado da Paraíba, como entidade sindical. Não bastasse a sua legalidade, a Fetag conta com o respaldo dos agricultores familiares, que atendeu nosso chamado para este ato no último domingo. O sindicato é a casa do povo e o momento é de união, e não de divisão, pois temos muito para lutar em prol dos agricultores e agricultoras familiares.”

Fotos: Mabel Dias

Mabel Dias – assessoria de Comunicação da FETAG-PB

 

 

Publicações relacionadas