FETAG-PB e CONTAG concluem quinta Oficina de Base e estabelecem compromissos por uma agricultura familiar sustentável e solidária

Foto: Mabel Dias

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) finalizou na sexta-feira (12) a quinta Oficina de Base, momento de escuta e diálogo com as agricultoras e agricultores familiares paraibanos.

A atividade foi realizada na sede da FETAG-PB, em João Pessoa, reunindo trabalhadoras e trabalhadores rurais das regiões do Vale do Piancó, Vale do Piranhas e Médio Piranhas. A Coordenação da Oficina ficou sob a responsabilidade da FETAG-PB e da CONTAG.

“As Oficinas de Base são um instrumento muito importante para aproximar a nossa Confederação e as Federações da nossa base. Cada ação que fazemos enquanto Contag é pensando na agricultora e no agricultor familiar e essa preocupação existe também nos sindicatos e nas federações, e com as oficinas estamos conseguindo alcançar nossos objetivos, todos atuando juntos por um desenvolvimento rural sustentável e solidário, compromisso firmado aqui  nesta quinta atividade em João Pessoa e nas demais que estão sendo realizadas por todo o Brasil”, frisou Sandra Bonetti, secretária do Meio Ambiente da CONTAG, que coordenou com os assessores Arnaldo Brito e Luiz Facco a atividade. Pela FETAG-PB, a coordenação da quinta Oficina de Base ficou sob a responsabilidade da secretária geral, Cleide Araújo, e da primeira secretária-geral, Iara Eneas; da segunda secretária de Mulheres, Marleide Fernandes e da segunda secretária de Formação Sindical, Maria Anunciada.

O presidente da FETAG-PB, LIberalino Lucena, esteve presente em toda a oficina, que durou três dias (10,11  e 12 de agosto)  e discutiu junto às trabalhadoras e trabalhadores rurais temas como eleições 2022, democracia e os projetos políticos que contemplem a agricultura familiar, sustentabilidade político financeira do sistema confederativo, através da campanha Sindicato de Portas Abertas e as ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário para a agricultura familiar na Paraíba.

Coube a consultora Luciana Waclawosky apresentar os dados sócio econômicos dos municípios onde os sindicatos participantes desta Oficina atuam, como a população urbana e rural; estimativa da população por raça/cor, sexo e idade; quantidade de benefícios previdencários; número de famílias com DAP (que haverá transição para o CAF); área ocupada por estabelecimento agropecuário, dentre outros.

A sexta e última Oficina de Base será realizada ainda neste mês de agosto, na cidade de João Pessoa.

Mabel Dias – Assessora de Comunicação da FETAG-PB

Fotos: Mabel Dias e Raquel Dantas

 

Publicações relacionadas