FETAG-PB e CONTAG finalizam segunda etapa das Oficinas de Base na Paraíba fortalecendo a agricultura familiar no estado

Escutar e dialogar com a agricultora e o agricultor para organizar o desenvolvimento rural sustentável e solidário da agricultura familiar na Paraíba.

Este é um dos principais objetivos das Oficinas de Base, que estão sendo realizadas em todo o Brasil pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), junto as Federações e Sindicatos, com apoio do SENAR.

Nesta quinta-feira (25), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) realizou a sexta e última Oficina de Base no estado, reunindo trabalhadores rurais das regiões do Vale do Paraíba, Zona da Mata Norte e Sul. No total, as Oficinas de Base na Paraíba reuniram cerca de 300 agricultoras e agricultores familiares.

A secretária-geral da FETAG-PB, Cleide Araújo, avaliou como positiva as Oficinas no estado e espera agora que todas as discussões e propostas elaboradas nestas atividades sejam multiplicadas pelos dirigentes sindicais em suas bases. Ela fez parte da comissão organizadora das oficinas na Paraíba, conjuntamente com as secretárias de mulheres, Ivanete Leandro e Marleide Fernandes, a segunda secretária geral, Iara Enéas e a segunda secretária de Formação, Maria Anunciada.

“Estamos com o sentimento de dever cumprido, como também cumprimos os objetivos das oficinas, que é o de construir compromissos comuns que fortaleçam a ação e a prática sindical e o sistema confederativo. Nessas seis oficinas pudemos contar com a participação de mais de 300 lideranças das regiões do brejo, alto sertão, médio sertão, curimataú e vimos que as pessoas saíram daqui mais fortalecidas e os dirigentes sindicais trouxeram muitos elementos que poderemos utilizar na organização das atividades da Fetag, além disso, contamos com o apoio do nosso presidente, Liberalino, que esteve em todas e colocou a Fetag à disposição, dando todo apoio a equipe organizadora para que as Oficinas de Base na Paraíba tivessem êxito”, afirmou.

O secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair dos Santos, também considerou satisfatório a realização das Oficinas de Base na Paraíba. Ele esteve presente em duas delas, ambas em João Pessoa, e agora tem a expectativa que os dirigentes sindicais multipliquem em suas bases os conhecimentos que adquiriram durante a formação.

“A FETAG se empenhou na realização das oficinas, os sindicatos também estão participando e agora espero que essas oficinas tragam um resultado bastante positivo lá na base porque a gente faz nessas oficinas reflita lá na base, então é preciso que os dirigentes sindicais agora executem o resultado das oficinas, o que planejamos aqui nestes três dias de capacitação, nas comunidades de base, nos sindicatos.”, ressaltou.

Os principais pontos discutidos nas oficinas giraram em torno da Campanha Nacional de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas, com o objetivo de fortalecer o sindicato dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares a fazer novas associações e na prestação de serviços realizados pelos sindicatos, como emissão de CAF, INSS Digital, auxílio maternidade, emissão de ITR, entre outros.

Ao final de cada oficina, foi elaborado o Plano de Ação para o Fortalecimento da Agricultura Familiar, onde foram elencados pelas agricultoras e agricultores familiares as seguintes prioridades: comunicação, sustentabilidade político financeira do movimento sindical rural, mobilização da juventude, mulheres e terceira idade, aperfeiçoamento na prestação de serviços oferecidos pelos sindicatos e organização e produção.

As Oficinas de Base na Paraíba foram realizadas na cidade de Patos, Campina Grande e João Pessoa, reunindo sindicatos das regiões do Alto e Médio Sertão, Borborema, Piemonte da Borborema, Curimataú, Vale do Paraíba, Cariri Ocidental e Oriental, Seridó, Médio Piranhas, Vale do Piranhas, Vale do Piancó, Vale do Paraíba, Zona da Mata Norte e Sul.

Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB

 

Publicações relacionadas