FETAG-PB e Instituto de Previdência Social promovem capacitação sobre direitos previdenciários para Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares

Mais de 80 sindicatos associados à Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) participaram na sexta-feira (10) na sede do INSS, em João Pessoa, de uma capacitação sobre mudanças realizadas pelo órgão, relacionada ao segurado especial e a autodeclaração rural eletrônica.

A capacitação foi realizada pelo servidor do INSS, Bruno Soares, que esclareceu as dúvidas dos dirigentes sindicais rurais sobre os novos procedimentos adotados pela Previdência Social em relação aos benefícios previdenciários do segurado especial e as mudanças no fluxo de marcação de tarefas médicas.

Para a advogada da FETAG-PB, Geane Lucena, a parceria entre o INSS e a Federação é muito salutar, contribuindo com o trabalho dos sindicatos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, auxiliando os dirigentes no momento em que eles dão entrada nos benefícios previdenciários.

“Quando se trata de previdência social e tudo que decorre dela, legislação, procedimento operacional, sistema, precisa que os sindicatos que operam na ponta possam estar atualizados sobre o andamento desses processos. Então, o INSS nos convidou para apresentar a legislação atual pertinente aos direitos previdenciários e também para que pudéssemos debater as dificuldades enfrentadas hoje. O ministério da previdência social ainda está sendo composto pelo atual governo, mas a gente precisa estar encontrando soluções de curto prazo para garantir o direito dos trabalhadores, que estão, muitas vezes, sendo prejudicados na análise do processo, na concessão de benefícios, e o diálogo com o INSS é fundamental.”, asseverou a assessora jurídica.

O gerente executivo do INSS, em João Pessoa, Rogério Oliveira, também considera importante a parceria entre o órgão e a FETAG-PB. “Discutimos também sobre os acordos de cooperação técnica, que estão terminando e que começamos o processo de renovação para manter este trabalho junto à Fetag e aos sindicatos dos trabalhadores rurais. Vamos continuar prestando esse serviço, capacitando os sindicatos, e através da Fetag, nossa parceira de primeira hora, estaremos fazendo esse trabalho de capacitação sobre as mudanças realizadas este ano em alguns procedimentos, sempre que necessário, para que os dirigentes estejam aptos e bem informados sobre os novos procedimentos adotados pelo INSS na Paraíba e no Brasil.”, afirmou.

Mabel Dias – assessoria de Comunicação FETAG-PB

 

Publicações relacionadas