Nesta segunda-feira, 09, todas as Federações dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares filiadas à CONTAG no Nordeste estiveram reunidas em Fortaleza/CE para dialogar com o Banco do Nordeste.
Foram discutidos temas importantes, como o Plano Safra, e questões relacionadas ao Pronaf, Microcrédito e a participação das FETAGs/Sindicatos na mobilização dos agricultores e agricultoras. Além disso, houve um diálogo sobre a importância de retomar a ação “Dia da Agricultura Familiar” e nivelar o entendimento da legislação do CAF entre o Sistema Confederativo CONTAG, MDA e o BNB.
O assessor técnico da FETAG-PB, Ivanildo Pereira, participou da reunião. “Entregamos um documento ao presidente do Banco do Nordeste, no que diz respeito a criação de um projeto piloto do PPO, Pronaf produtivo orientado, em cada estado. Também discutimos sobre as dívidas que os agricultores familiares têm junto ao banco, e pedimos que seja feito um diálogo com o governo para que se resolva esta situação, também colocamos para o banco que assegure os juros das negociações dos boletos e colocamos a necessidade de subsídio maior para o PRONAF Mulher, e que o banco apoie a agricultura familiar em convivência com o semiárido e a agricultura agroecológica.”, informou.
Além do assessor da FETAG-PB, participaram da reunião, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, a secretária de Política Agrícola da Confederação, Vânia Marques Pinto, o presidente da Fetraece, Raimundo Martins, diretores e diretoras da Fetraece, o presidente da FETAG-PI, Antônio José, o presidente da FETARN, Erivam do Carmo, a presidenta da FETAPE, Cícera Nunes, o presidente da FETAG-AL, Givaldo Teles, o presidente da FETASE, Lucivanio de Aragão, o presidente da FETAG-BA, João da Cruz, além do presidente da CUT-CE, Wil Pereira.