FETAG-PB participa do Conselho Deliberativo e das celebrações dos 60 anos da CONTAG

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) participou das celebrações dos 60 anos da CONTAG, que teve início nesta segunda-feira, dia 27, com a reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG, para realização das Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinárias.

Os trabalhos começaram no início da manhã, com uma Mística focada na trajetória de lutas por democracia, direitos e justiça social que marca a história da CONTAG, seguido pela abertura política do presidente Aristides Santos e da secretária de Mulheres, Mazé Morais.

“Nosso sentimento neste momento é de gratidão por todas as construções feitas ao longo deste ano. Um ano de muito trabalho, esforço e enfrentamento, e que exigiu de nós firmeza e coragem. Além de realizarmos um lindo Festival Nacional da Juventude e a potente 7ª Marcha das Margaridas, trabalhamos para alcançar políticas públicas, pois só assim teremos efetivação de direitos”, declarou Mazé na abertura.

Como de praxe, houve a aprovação da ata da Assembleia anterior pelos conselheiros e conselheiras e, na sequência, houve a apresentação e aprovação da previsão orçamentária, momento coordenado pelo secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto. O Conselho também aprovou a proposta com as prioridades para o planejamento das atividades da Confederação em 2024.

A manhã também foi marcada pela assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre CONTAG e Banco do Brasil, com a presença do vice-presidente de Agronegócio e Agricultura Familiar do Banco, Luiz Gustavo Braz, e outros representantes da equipe. “Este é um momento importante para o Banco do Brasil, que está desenvolvendo um olhar mais especial com ações estratégicas junto à Agricultura Familiar. Acreditamos muito na força do campo e reforçamos a nossa vontade de estar presente na vida das pessoas”, afirmou Braz. Da parte da CONTAG, Aristides também celebrou o acordo. “O Banco do Brasil é um parceiro antigo, e esse acordo vai dar condições de avançar nessa parceria, principalmente em relação ao Plano Safra no próximo ano”, destacou o dirigente.

A parte da tarde da reunião de conselheiros e conselheiras da CONTAG foi voltada para apresentações e avaliações das principais atividades realizadas ao longo do ano e as previstas para 2024. A exemplo da 7ª Marcha das Margaridas, apresentada por Mazé Morais, os Cursos Inovar Agricultura Familiar, expostos pela secretária de Jovens, Mônica Bufon, e as ações do Itinerário Pedagógico da ENFOC, exibidas pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto (Guto). Diretores e diretoras das demais Secretarias da CONTAG também falaram sobre as demais atividades. Uma das atividades previstas para 2024 e que está sendo bem aguardada pelas Federações e Sindicatos é a 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoas Idosas, cuja proposta foi apresentada pelo secretário da pasta, Antônio Oliveira.

Foi um dia intenso de apresentações e debates nesta última assembleia do ano do Conselho Deliberativo da CONTAG. “O último Conselho Deliberativo da CONTAG do ano de 2023 foi um dos mais representativos dos últimos anos e tratou de temas importantes para a categoria. Para além da pauta da assembleia ordinária, de previsão orçamentária para 2024, por exemplo, tratou do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), Previdência Social, Reforma Agrária, Meio Ambiente, Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical, avaliação da Marcha das Margaridas e dos Cursos Inovar, entre outros. Também destacou a nossa unidade nos encaminhamentos e decisões tomadas ao longo do dia”, avaliou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com informações da Comunicação CONTAG – Gabriella Ávila

Publicações relacionadas