FETAG-PB realiza encontro estadual da Terceira Idade e anuncia planejamento das ações para o ano de 2024

foto: Mabel Dias

Agricultores familiares de diversos municípios paraibanos participaram nesta quarta-feira (13) da reunião que finalizou as atividades da FETAG-PB neste ano. O evento aconteceu no auditório Margarida Maria Alves, em João Pessoa, e foi aberto pelo presidente da Federação, Liberalino Ferreira.

“Somos a maior categoria de trabalhadores e a que mais produz. 70% dos alimentos que chegam na mesa das pessoas vêm da agricultura familiar. Por nossa importância, deveríamos ser mais valorizados, e para garantir nossos direitos, devemos estar unidos e mostrar nossa força”, afirmou o presidente da FETAG-PB. Um vídeo institucional mostrou as principais ações que a Federação realizou ao longo do ano de 2023, como capacitações, alterações estatutárias nos sindicatos, reuniões sobre o Minha Casa, Minha Vida Rural, posses e eleições sindicais em diversos sindicatos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, e formações políticas para a 7º Marcha das Margaridas, que aconteceu em Brasília, no mês de agosto, mobilizando cerca de 200 agricultoras familiares do Estado.

O vice-presidente da FETAG-PB, Francisco Pereira, e os diretores e diretoras, participaram do evento, e prestaram contas das atividades que realizaram neste ano, como também, apresentaram o planejamento para o próximo ano. Dentre as atividades previstas para 2024 estão capacitações em 11 regiões para o público da terceira idade; parcerias com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido para organização de uma Feira da Agricultura Familiar, na FETAG-PB; realização do Grito da Terra Estadual e diálogo com o governo do estado da Paraíba para promover o acesso dos agricultores familiares aos mercados institucionais com seus produtos.

Outras ações anunciadas pelos diretores, como o de Políticas Sociais, Rosivaldo Fernandes, foi a continuidade das capacitações sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o SISContag, protocolo sobre benefícios previdenciários e atualização, registro e mudança estatutária nos Sindicatos.

O secretário de Jovens, Jhosildo Irineu, anunciou as conquistas obtidas pela juventude rural a partir da realização do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que aconteceu em Brasília. “A partir da mobilização dos jovens agricultores familiares de todo o Brasil, com o apoio das Fetags, Contag e Sindicatos, nós conseguimos financiamento para os jovens das famílias assentadas. É o crédito Fomento Jovem, que pretende implementar projetos produtivos de geração de renda, para jovens a partir dos dezesseis anos de idade, no valor de até oito mil reais, por unidade familiar”, informou Jhosildo.

Encontro da Terceira Idade – No período da tarde, a FETAG-PB promoveu o 13º Encontro Estadual da Terceira Idade. A secretária da pasta, Lourdes do Amaral, falou da sua alegria em poder voltar a realizar o evento, que havia sido suspenso por causa da pandemia da Covid-19. “Os aposentados são uma força importante dentro da agricultura familiar, e por isso, a FETAG-PB realiza este encontro para que possamos discutir nossas questões e organizar as nossas pautas para lutarmos por políticas públicas para nossos idosos e idosas, fortalecendo a base, nossa federação e a Contag”, afirmou a secretária.

Foto: Mabel Dias

O procurador de Justiça, Valberto Lira, foi um dos palestrantes. Ele debateu com os idosos rurais sobre o Estatuto do Idoso e os principais pontos que o documento determina para garantir os direitos dos idosos, em diversas áreas, como saúde, lazer e econômico. “Volto a esta casa e fico muito feliz em participar mais uma vez deste encontro, junto aos trabalhadores rurais e ao presidente Liberalino”, anunciou. Uma das principais preocupações apresentadas pelos trabalhadores rurais foi em relação a empréstimos realizados em nome deles, pelos bancos sem a autorização dos mesmos. “Por isso, é importante ter cuidado com as senhas, não emprestar os cartões de benefício ou de crédito e débito para estranhos, e se vocês encontrarem alguma irregularidade na conta de vocês, procurem a promotoria do idoso”, alertou o procurador.

A assessora técnica da FETAG-PB, Fátima Elias, debateu com os idosos e idosas sobre a qualidade de vida na terceira idade, e apresentou dicas importantes para manter a saúde nesta etapa da vida, como a prática de exercícios, alimentação saudável e a participação em eventos direcionados ao público da terceira idade. O secretário de Jovens, Jhosildo Irineu, abordou a importância da sucessão rural, chamando a atenção dos governantes para ter um olhar atento a juventude do campo, que tem migrado para as cidades por falta de escolas e oportunidades de trabalho nas cidades onde moram. O Encontro seguiu durante à noite, com a realização de um bingo e sorteio de brindes. Na quinta-feira (14), o 13º Encontro Estadual da Terceira Idade foi finalizado com a ida dos idosos à praia do Seixas, e contou com a participação do presidente da Federação, Liberalino Ferreira, e de diretores e diretoras da entidade, animado com muito forró pé de serra.

Foto: Mabel Dias

Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB

Publicações relacionadas