GRITO DA TERRA BRASIL 2024: Agricultura Familiar é alimento saudável e conservação ambiental

AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES

Convocamos você que trabalha na terra para somar forças com os companheiros e companheiras de luta participando do 24º Grito da Terra Brasil, onde propomos e cobramos as políticas públicas para a agricultura familiar. Em virtude de nossas mobilizações conquistamos as políticas existentes, como a Previdência Social Rural e Pronaf, que melhoraram a vida dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e toda a sociedade.

Cuidamos da terra e nela produzimos, de maneira sustentável, alimentos saudáveis que contribuem com a segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

Apesar de termos pouca terra, geramos trabalho e renda para milhões de pessoas, sustentando economicamente a maioria dos municípios.

No entanto, enfrentamos uma série de desafios históricos, como dificuldade de acesso à terra, crédito rural, assistência técnica, tecnologias adequadas, mercados, Previdência Social, esporte, cultura, lazer, saúde, educação do campo e infraestrutura (saneamento, energia, internet, estradas, água, transporte).

Somam-se ainda outros desafios como a migração para a cidade por falta oportunidades no campo, os prejuízos causados pela crise climática, o aumento dos conflitos agrários e a redução drástica do orçamento público.

Vamos levar nossas reivindicações para todos os cantos do País. Junte-se ao seu sindicato nas ações no município e estado. Participe do grande ato do 24º Grito da Terra Brasil, em Brasília nos dias 20 e 21 de maio de 2024.

A UNIÃO NOS TORNA MAIS FORTES!

 

Publicações relacionadas