Presidente da FETAG-PB participa de plenária regional Nordeste e cobra agilidade na transposição do rio São Francisco

 

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (FETAG-PB), Liberalino Ferreira de Lucena, participou nesta terça-feira (23), da Plenária Regional Nordeste, evento preparatório para o Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG), que será realizado no mês de abril. Diretores e assessores da Federação também participaram da reunião, que aconteceu de maneira virtual, devido a pandemia da Covid19.

O encontro contou com a participação dos delegados e delegadas de todo o Nordeste, representantes escolhidos para representar as FETAGs no Congresso da CONTAG. A plenária foi aberta pelo presidente da Confederação, Aristides Veras dos Santos e contou com as presenças da Secretaria de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, do coordenador Regional Nordeste da Contag, Erivam Carmo Silva, a secretária geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmen Foro e o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Araújo. O pesquisador da Fiocruz, Jorge Machado e a economista, Tânia Bacelar, foram os palestrantes da plenária, debatendo com os participantes a pandemia da Covid19, a política de vacinação adotada pelo Governo Federal e o papel da agricultura familiar no novo desenvolvimento regional do Nordeste. “Precisamos reafirmar a importância do Nordeste para o desenvolvimento do Brasil e nos unir para cobrar ações e investimentos do governo federal e estaduais para nossa região, com um olhar mais atento para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, que têm sido muito prejudicados com o atual contexto político e econômico no Brasil”, afirmou o presidente da FETAG-PB, Liberalino Ferreira, que chamou à atenção da Confederação para cobrar do governo federal a efetivação da transposição das águas do rio São Francisco, obra iniciada no governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva, e que se encontra parada. “O Nordeste é possível, sim e para nossa região crescer depende da atuação de todos nós. Tivemos oportunidade que isso acontecesse nos governos de Lula e Dilma, e devíamos ter cobrado mais ações para o Nordeste nesse período, quando esses governos tinham atenção para os pleitos do trabalhador e da trabalhadora rural. A transposição das águas do rio São Francisco ainda não é uma realidade na Paraíba e tínhamos a esperança que essa obra salvaria o Nordeste, mas na prática não vemos isso. Para nós da FETAG-PB, essa é uma das nossas principais bandeiras de atuação junto a CONTAG”, ressaltou Liberalino.

Todos os delegados foram unânimes em relação a negligência do governo federal em relação à vacinação contra o novo coronavírus para a população brasileira. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, o país registra atualmente 10.260.621 casos, com 248.646 mortes. O representante da Fiocruz anunciou um convênio com a CONTAG para imunizar os trabalhadores e trabalhadoras rurais contra a Covid19 e, segundo ele, a partir de julho a população de risco (idosos, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades) devem estar sendo vacinada. “Entretanto, é preciso atuação política e consciência das pessoas para o combate efetivo ao vírus da Covid, e com essas novas variantes mais contagiosas que estão circulando no país, o risco se torna ainda mais grave”, alertou Jorge Machado. A economista Tânia Bacelar enfatizou que a CONTAG e as FETAGs devem se aproximar do Consórcio Nordeste, “que também tem a ver com a agricultura familiar e precisa atuar nesse campo, com novas propostas contemporâneas, o Nordeste pode dar exemplo ao Brasil. Precisamos enfatizar quais são nossos potenciais e pontuar a atuação da juventude nesse sentido, principalmente na agroecologia”, frisou. O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil. O Consórcio é uma iniciativa que pretende atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão criada e à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança.

Da Assessoria de Comunicação da FetagPB

 

Publicações relacionadas