Trabalhadores e trabalhadoras rurais da Paraíba participam de 13° Congresso Nacional da CONTAG

Serão debatidos temas como reforma agrária, crédito fundiário, regularização fundiária, preservação da sociobiodiversidade e políticas públicas sociais.

A partir desta terça-feira (06), trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil vão se encontrar no 13° Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR), organizado pelo o Sistema CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG).

O Congresso deve reunir, de maneira virtual, aproximadamente 3 mil trabalhadores rurais e a Paraíba vai participar com uma delegação de 60 pessoas, representando sindicatos rurais associados a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB). Serão três dias de encontro, onde se debaterá e deliberará sobre as grandes bandeiras de luta da categoria rural, como o fortalecimento da agricultura familiar, da reforma agrária, do crédito fundiário e da regularização fundiária; preservação da sociobiodiversidade; a participação e a valorização dos sujeitos políticos do campo, da floresta e das águas, em especial mulheres, jovens e terceira idade; a organização e estrutura sindical; a sustentabilidade político-financeira; a proteção e conservação dos bens comuns da natureza; as políticas públicas sociais; a formação político-sindical e a comunicação popular.

Todas essas bandeiras foram discutidas amplamente em 52 Plenárias Estaduais e 05 Regionais preparatórias do 13º CNTTR e estão alicerçadas no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. “O 13º CNTTR acontece em período bem desafiador do país, com o sistema de saúde colapsado; aumento do desemprego, da fome, da pobreza e da miséria; crescente degradação ambiental em todos os nossos biomas; corte no orçamento público; desmonte de Ministérios, programas e políticas públicas estruturantes. É nesse cenário que a CONTAG realizará com ousadia e coragem o seu 13º CNTTR. Tenho certeza que a partir do debate e das proposições na nossa maior instância deliberativa, apontaremos os atuais e próximos passos da Agricultura Familiar brasileira”, Aristides Santos, presidente da CONTAG.

Na Paraíba, a mobilização dos delegados e delegadas para o Congresso ficou sob a responsabilidade da secretaria-geral da FETAG-PB. Foram realizadas reuniões, todas virtuais, onde foram repassadas informações sobre como acessar a plataforma, que vai reunir trabalhadoras e trabalhadores rurais das cinco regiões do Brasil (Nordeste, Norte, Centro-oeste, Sul e Sudeste). “Participamos de plenárias regionais e formamos uma comissão para mobilizar os delegados e delegadas que vão representar a Paraíba. Depois, formamos grupos em aplicativos de mensagens para repassar, de maneira direta, todas as informações aos participantes, de como acessar a plataforma, como votar na nova diretoria da Contag e como participar dos debates que serão promovidos ao longo do Congresso”, informou Fátima Elias, assessora da FETAG-PB.

Além dos debates temáticos, o 13º Congresso da CONTAG também definirá sua nova Diretoria, Conselho Fiscal e respectivas Suplências, gestão (2021 – 2025).

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com informações da Comunicação da CONTAG

Publicações relacionadas