Paraibana é eleita para Conselho Fiscal da Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais

 

A segunda secretária de mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), Marleide Fernandes da Silva, foi eleita para compor o Conselho Fiscal da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (CONTAG), em eleição realizada nesta quinta-feira (08), encerrando o 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR).  A eleição da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da CONTAG para a Gestão 2021-2025 foi realizada, pela primeira vez, ao longo dos 57 anos de história e lutas da Confederação, em plataforma virtual, por consequência da pandemia de Covid-19.

No último dia do 13º CNTTR, das 9h às 15h, os delegados e delegadas de todo o País votaram na Chapa Única da CONTAG “Unidade, Luta e Resistência: a vida em primeiro lugar!”, a partir de cédula digital no Portal do Congresso. Dos 2.487 delegados (as) aptos a votar, foram registrados 2.407 votantes, o que representa 96,78% de quórum. A Paraíba foi uma dos estados que registrou uma das maiores participações de delegados e delegadas no Congresso.

Após o resultado da eleição, a secretária de Mulheres reeleita, Mazé Morais, fez um agradecimento especial a todos os delegados e delegadas, desde a realização das plenárias preparatórias até a realização do Congresso, e expressou o sentimento de gratidão no momento de finalização do 13º CNTTR. “Esse momento é de emoção e alegria, mostra a nossa força e vontade de fazer um grande Congresso, um Congresso de resistência!”

O Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais foi encerrado pelo  presidente reeleito, Aristides dos Santos, com uma mensagem de agradecimento e de reafirmação de luta. “Não foi um Congresso fácil de realizar. Não tenho palavras para agradecer por todo o esforço, por tudo o que aconteceu até hoje, no encerramento do Congresso. Tudo isso mostra a nossa capacidade de superar dificuldades. E a Diretoria eleita reafirma nesse momento que continuaremos a luta pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela reforma agrária e acesso à terra, por políticas públicas, pela preservação e gestão sustentável dos bens comuns, da natureza, por saúde, pela democracia e soberania nacional. Viva a classe trabalhadora! Viva os delegados e delegadas do 13º CNTTR! Viva os Sindicatos, viva as Federações, viva a CONTAG!”, destacou Aristides.

Foram três dias desafiadores para a CONTAG e as FETAGs de todo o Brasil. Reunir trabalhadores e trabalhadoras rurais das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) em plataforma virtual demandou a organização e planejamento de todos que compõem a Confederação e as Federações. Mas os resultados foram gratificantes e os debates realizados trouxeram a renovação da força e da luta dos agricultores e agricultoras familiares brasileiros, diante do cenário que se apresenta atualmente no Brasil, com uma crise sanitária grave, que já tirou a vida de mais de 300 mil brasileiros e brasileiras. Dentre eles, agricultores e agricultoras familiares.

Dentre os temas discutidos no 13° CNTRR estavam Desafios da Representatividade e Representação Sindical e da Sustentabilidade Político-Financeira, com a professora do Departamento de Educação da UFCG, Socorro Silva; O contexto da Pandemia, Vacinas, Vacinação e Acordo de Cooperação Fiocruz/CONTAG, tema debatido pelo médico sanitarista com atuação na área da saúde e meio ambiente e pesquisador da Fiocruz, Guilherme Franco Netto; Desafios e Oportunidades para a Agricultura Familiar no Contexto da Pandemia e Pós-pandemia, que teve como conferencistas, o professor Sergio Schneider, membro dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e titular do Departamento de Sociologia da universidade, Cátia Grisa, dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (UFRGS), o professor Arilson Favareto, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território (UFABC), e Maria Emília Pacheco, pesquisadora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE).

Durante o Congresso, a CONTAG e a Fiocruz assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de implementar territórios saudáveis, sustentáveis e solidários, focando na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os objetivos, pilares e desafios da campanha “Sindicato de Portas Abertas” foram apresentados durante o Congresso na busca por melhorar a relação com a categoria e a adoção de novas estratégias para a ação sindical.

Da Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com Assessoria de Comunicação da CONTAG

Publicações relacionadas