Trabalhadores Rurais da Paraíba participam de Encontro de Comunicação organizado pela FETAG-PB

 

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) promoveu nesta quarta-feira (28) um Encontro de Comunicação com dirigentes dos sindicatos rurais do estado. O evento foi realizado de maneira virtual e será o primeiro de outros que envolvem a temática e deverão acontecer ao longo deste ano.

O objetivo foi capacitar as lideranças sobre o combate as notícias falsas (fake news), potencializar o rádio como meio de comunicação na zona rural e conhecer a nova política de comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG).

Para debater os temas foram convidadas a professora e publicitária, Cândida Nobre; a radialista, Rejane Barros, da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO) e o jornalista e assessor de comunicação da CONTAG, Barack Fernandes.

“A comunicação é um dos pilares para o bom desenvolvimento das atividades dos trabalhadores rurais. E por isso, esta capacitação que a FETAG está realizando com vocês pretende mostrar a importância dos meios de comunicação para nossa organização no meio sindical e para divulgar nossas ações para a sociedade em geral. Somos lideranças, e por isso, precisamos estar atentos e atentas em como estamos nos comunicando, tanto entre nós quanto com a população e podemos potencializar as nossas pautas, criando os nossos próprios meios, sem divulgar inverdades, entendendo como usar o rádio, a TV, as redes sociais em favor de nossa luta sindical”, afirmou o presidente da FETAG-PB, Liberalino Ferreira, que fez a abertura do evento.

“Como combater as fake news” foi o tema apresentado pela professora Cândida Nobre. Ela trouxe dados que comprovam os prejuízos que uma notícia falsa pode causar na sociedade e deu como exemplo a desinformação que circula nas redes sociais contra as vacinas  contra a COVID19. Cândida afirmou a importância da tecnologia na sociedade e as ações que ela possibilita, como a reunião entre pessoas que estão em cidades diferentes, e a revolução que as redes sociais causaram na vida de cada um de nós. “Mas, sabemos também que, infelizmente, é através delas que a desinformação circula e tem causado prejuízos à democracia, e aos próprios movimentos sociais. Por isso, é importante estarmos atentos as informações que recebemos em nossas redes sociais e nos nossos aplicativos de mensagem, sempre checar, não ter pressa repassar aquela informação, evitando assim, de contribuir com a desordem informacional”, ressaltou.

A radialista Rejane Barros afirmou a importância da capacitação em comunicação com os trabalhadores e trabalhadoras rurais e como eles podem usar o rádio para potencializar a luta do movimento sindical. “Os sindicatos rurais precisam estar na rádio, precisam ocupar todos os espaços da comunicação, mobilizando, informando os trabalhadores sobre suas ações, mantendo a responsabilidade com o conteúdo que divulgamos, pois somos lideranças”, frisou. Rejane fez uma breve apresentação da ABRAÇO e convidou os sindicalistas rurais da Paraíba a participar das rádios comunitárias, fortalecendo este meio de comunicação popular no estado e no Brasil.

O assessor de comunicação da CONTAG, Barack Fernandes, finalizou o encontro, apresentando a nova política de comunicação da Confederação. Barack informou que houve a necessidade de atualizar a política nacional de comunicação da CONTAG após o golpe que retirou do poder a presidenta, Dilma Roussef, em 2016. “Precisamos investir mais na comunicação popular, dialogar com a base, ouvir o que os trabalhadores e trabalhadoras rurais têm a dizer e assim, podermos estabelecer os melhores meios para comunicar a nossa pauta junto à sociedade.”, afirmou. Segundo Barack, a mídia corporativa não dá espaço para o povo e por isso, é importante que se crie novos espaços de comunicação para divulgação das ações do movimento sindical rural. “Respeitando as especificidades dos sindicatos e fazendo a contranarrativa”, enfatizou.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB

Publicações relacionadas