FETAG-PB participa de oficina de capacitação da Campanha Sindicato de Portas Abertas

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) participou nesta quinta-feira (08) da Oficina de Monitoramento das Ações da Campanha Nacional de Sindicalização “Sindicatos de Portas Abertas”, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG).

As oficinas têm como objetivo apresentar a proposta de monitoramento e avaliação da campanha, estabelecer acordos e compromissos e avaliar as ações desenvolvidas até o momento.

A metodologia adotada pela CONTAG dividiu em três grupos os estados participantes. Assim, foi possível fazer uma boa escuta e um bom debate com a participação de todos e todas. No dia 6, participaram os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. No dia 7, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. No dia 8, aconteceu com os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e São Paulo.

O público prioritário para as oficinas foi a diretoria, assessoria, funcionárias (os) das Federações; coordenadores(as) e assessores(as) Regionais da CONTAG; coordenadores (as) e assessores(as) de polos e regionais sindicais; dirigentes, lideranças e funcionários(as) dos sindicatos e delegacias sindicais, responsáveis diretos pelas ações da campanha; comissões estadual e/ou municipais de mulheres; comissão estadual da juventude; coletivo estadual da terceira idade; rede de educadores e educadoras populares e a Rede Nacional de Comunicadores e Comunicadoras Populares.

“Ao longo desses três dias, a CONTAG vivenciou um bom momento de escuta sobre a realidade dos estados, principalmente em tempos de pandemia, as ações realizadas, os desafios, as estratégias de enfrentamento e resultados obtidos até o momento. Foi uma experiência fantástica ver que as federações e sindicatos abraçaram a campanha nacional de sindicalização e ver que estamos no caminho certo”, avaliou o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto.

Nessa escuta, foi possível identificar como avanços o aumento no número de sindicalizados(as), de adesões dos sindicatos ao SisCONTAG e ao Fundo de Amparo Social, ampliação de STTRs como emissores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), investimento em comunicação, entre outras ações.

Como desafios, a maioria apontou que a pandemia tem prejudicado o avanço no trabalho de base, mas que estão se adequando com a realização de reuniões e jornadas formativas por plataforma virtual, utilização de redes sociais, programa de rádio, contato por WhatsApp, panfletagem, por exemplo.

A CONTAG apresentou a proposta de indicadores de monitoramento e avaliação e repactuação de metas e prazos da campanha, bem como o calendário das próximas oficinas. “Essa proposta foi aprovada por todas as federações. Estamos bem animados com a campanha e pelos resultados que já estão sendo alcançados. Sabemos que alguns estados e municípios precisam de apoio, mas juntos somos mais fortes e vamos fortalecer ainda mais a agricultura familiar e o movimento sindical”, avaliou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

 

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi

 

 

Publicações relacionadas