Mais um trabalhador rural assassinado no Brasil. Até quando?

Com indignação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) levanta sua voz e denuncia o assassinato nesta quinta-feira (19), do trabalhador rural, educador popular da ENFOC e presidente da Associação do Assentamento João Batista Soares, em Carapebus/RJ, Carlos Esteves.

Em defesa dos(as) assentados(as) de João Batista Soares, Esteves vinha denunciando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) junto aos poderes municipais (executivo e legislativo e judiciário).

A CONTAG espera que o crime seja apurado o mais rápido possível e que os culpados sejam punidos. A Confederação aproveita para prestar solidariedade aos familiares, amigos e companheiros(as) de luta do trabalhador rural Carlos Esteves, em especial à Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio de Janeiro (FETAGRI-RJ).

Nesta infeliz ocasião de mais um assassinato no campo, aproveitamos para lembrar que em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19, o total de conflitos foi de 2.054, envolvendo 914.144 pessoas, das quais foram 18 assassinadas.

De 2019 para cá tiveram destaque as invasões, com 121.267 famílias envolvidas; a grilagem de terra, com 41.283 ações; e os desmatamentos ilegais, que se avolumaram, com 25.654. Os dados constam no Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2020 da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Esteves, presente!

FONTE: Direção da CONTAG

Publicações relacionadas