Parceria entre a FETAG-PB e o Centro de Diagnóstico do Câncer da Paraíba realiza mamografias para agricultoras familiares

Trabalhadoras rurais de Conde e Alagoa Grande no CEDC, em João Pessoa, para fazer as suas mamografias. Foto: Mabel Dias

 

Uma parceria firmada entre a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) e o Centro de Diagnóstico do Câncer (CEDC) do governo do estado proporcionou a realização de mamografias para trabalhadoras rurais paraibanas.

Mulheres dos municípios de Alagoa Grande, Conde, Bananeiras, Mulungu e Cacimba de Dentro tiveram a oportunidade de realizar, de maneira gratuita, na segunda (08) e terça-feira (09), a mamografia e o ultrassom da mama, para prevenção do câncer.

“Essa é uma ação que a Fetag está promovendo esse ano, em parceria com o Centro de Diagnóstico do Câncer, para as trabalhadoras rurais agricultoras familiares, que ainda encontram muitas dificuldades para realizar a sua mamografia. É uma atividade que faz parte das atividades planejadas pela Secretaria da Mulher da Federação para as agricultoras familiares, e que deve ser realizada em 2022, de maneira ampliada, atendendo um número maior de mulheres da zona rural”, explicou Geane Lucena, assessora jurídica da Fetag-PB.

Além da realização das mamografias, a Fetag-PB, por meio da Secretaria de Mulheres, divulgou durante o mês de outubro, vídeos educativos, incentivando as trabalhadoras rurais a cuidar de sua saúde, como também Cards, informando os locais na Paraíba onde elas podem fazer a mamografia gratuitamente.

Waldenice do Nascimento Silva é uma das agricultoras familiares que conseguiu fazer o seu exame no CEDC. Ela mora no assentamento Margarida, no município de Alagoa Grande, e veio com acompanhada com mais três mulheres para João Pessoa.

“É muito difícil para nós, trabalhadoras rurais, termos acesso a este tipo de exame na nossa cidade. A dificuldade começa com a marcação do exame e isso acaba fazendo com que as mulheres desistam de procurar. Uma oportunidade como essa é muito importante porque passamos a cuidar de nossa saúde, um direito que é de todas nós, né?”, ressaltou Nice, como é conhecida no assentamento. Ela também é vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoa Grande.

Para a trabalhadora rural, Edilene Gomes, a oportunidade veio em boa hora. Ela completou recentemente 43 anos, idade em que as mulheres precisam começar a fazer a mamografia. “No Conde, também encontramos dificuldades para agendar esse exame e quando a Fetag conseguiu para gente fazê-lo aqui, de graça, foi muito bom”, pontou. Além de Edilene, mais três agricultoras familiares do município também puderam fazer a sua mamografia.

Todas contaram com o apoio do sindicato dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de seu município para virem até João Pessoa.

Prevenção – Os sintomas do câncer de mama são o aparecimento de nódulos (caroço) fixo e a mulher não sente dor; pele da mama vermelha; alterações no bico do peito; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída de líquido anormal dos mamilos.

Além da mamografia, é importante que a mulher faça o auto-exame das mamas periodicamente. Ele é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que a detecção precoce desses sintomas aumentam em 95% as chances de cura.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da FETAG-PB (Mabel Dias)

 

 

 

 

Publicações relacionadas