CONTAG inicia jornada de realização das oficinas de base pelo Brasil

 

A cidade de Manaus realizou nos dias 17, 18 e 19 de março, a primeira oficina de base com os trabalhadores e trabalhadoras rurais dos Sindicatos dos Polos de Manaus e entorno, Baixo Solimões e Médio Amazonas.

A realização da segunda etapa das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG, juntamente com as Federações, continuando a primeira etapa realizada entre junho de 2019 e março de 2020. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical, o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG) e as lutas da classe trabalhadora.

Ao todo, a CONTAG deve  promover 116 oficinas em todas as regiões brasileiras.

Na Paraíba, as Oficinas de Base serão iniciadas no mês de maio, pela cidade de Patos, no sertão paraibano.

Segundo o presidente da CONTAG, Aristides Santos, as Oficinas de Base também pretendem ampliar a compreensão da importância do papel da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e para a manutenção e conquista de direitos no meio rural e a sua contribuição no debate sobre os destinos do País. “Além disso, vamos aproveitar a oportunidade para mapear informações e potencializar as boas experiências de ação e prática sindical. Portanto, é importante que todas as pessoas participem ativamente das Oficinas de Base. Contribuam com o fortalecimento do movimento sindical para que possa representar ainda melhor os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, convocou Aristides.

Cada oficina terá duração de três dias e pretende reunir mais de 80 participantes, entre dirigentes e lideranças sindicais, assessores(as), entre outros convidados e convidadas.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB (Mabel Dias), com informações da Assessoria de Comunicação da CONTAG (Verônica Tozzi).

Publicações relacionadas