Agricultores familiares vão se encontrar em Brasília para o 6° Encontro Nacional de Formação

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) vai realizar, de 23 a 27 de maio, o 6º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), tendo como tema: “Liberdade para Lutar. EducAção para TransFormar”. O 6º ENAFOR será realizado, em forma de acampamento reproduzindo a mesma estrutura do 5º ENAFOR, e a expectativa é contar com um público de mil pessoas.

“O 6º ENAFOR será a primeira grande atividade formativa que estamos realizando após 2 anos de enfrentamento à pandemia da Covid-19 com todos os cuidados que o momento ainda exige. Reafirmaremos a importância do trabalho de base e dos processos de formação política para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Diante do atual contexto de agravamento da pobreza, de todos os tipos de violências e de profunda desagregação social, institucional e desrespeito aos princípios democráticos, o 6º ENAFOR será um espaço de denúncias do atual momento que atravessa País e para anunciar a luta, a força e a mobilização dos sujeitos do campo, da floresta e das águas.

“O 6º ENAFOR se afirmará como um espaço da liberdade para lutar, da educação para transformar, da defesa da democracia e de denúncia do fascismo e das violências. Onde também reafirmaremos a importância do trabalho de base, da educação popular, dos feminismos, das sustentabilidades política e financeira e organização do Sistema Confederativo, da agricultura familiar, da reforma agrária, da agroecologia e do meio ambiente, com o objetivo de resistir às investidas neofacistas e potencializar as lutas da classe trabalhadora articuladas ao Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”, pontua o secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto Silva (Guto).

No 6º ENAFOR será lançada a Marcha das Margaridas 2023.

“Nós sabemos o quanto a formação é necessária nesse cenário em que estamos vivendo, e quando olhamos para as mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas essa importância tem um peso ainda maior, pois foram elas que plantaram a semente da formação no Movimento Sindical de Trabalhadores e trabalhadoras Rurais. Vamos realizar um grande 6º ENAFOR e lançar durante o encontro a Marcha das Margaridas 2023”, frisa a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

Vamos coletivamente fazer o ENAFOR acontecer com sua diversidade, saberes, cores, sabores, culturas e comprometimento com a educação popular e a formação. Na luta, como nos diz Paulo Freire, por uma educação como prática da liberdade.

“Companheiros e Companheiras, educadores e educadoras populares, dirigentes sindicais, militantes do povo, que acreditam e constroem um novo mundo possível, convocamos vocês para participar do 6º ENAFOR ‘Liberdade para Lutar. EducAção para TransFormar’, convida o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

O ENAFOR!

O ENAFOR é um encontro de formação política do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) que, desde 2005, vem sendo realizado para refletir e fortalecer os processos formativos promovidos pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), Sindicatos, Federações e CONTAG. E também para elaborar estratégias de atuação articuladas à Política Nacional de Formação (PNF), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), principais referenciais dos processos formativos do MSTTR.

O Encontro acontece a cada três anos e se consolida como efetivo espaço de debates sobre formação política, na perspectiva da educação popular emancipadora, comprometida com os interesses da classe trabalhadora engajada nas lutas pela construção de uma sociedade soberana e inclusiva. O ENAFOR é um espaço plural de trocas de experiências formativas, organizativas, produtivas e culturais que entrelaçam fazeres e saberes em intenso diálogo com os contextos políticos e com a multiplicidade de vivências dos sujeitos do campo, da floresta e das águas.

 

 

FONTE: Comunicação CONTAG – Barack Fernandes

Publicações relacionadas