FETAG-PB e CONTAG iniciam nesta terça-feira segunda etapa das Oficinas de Base em João Pessoa

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) realiza a partir desta terça-feira (14), às 8h30, na sede da Federação, em João Pessoa, a segunda etapa das Oficinas de Base.

As Oficinas de Base são uma ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e têm como objetivo estabelecer um processo de escuta, diálogo e reflexão sobre o contexto atual, estabelecendo compromissos coletivos que fortaleçam a ação e prática sindical. A oficina será realizada nesta terça (14), quarta (15) e quinta-feira (16) e contará com a participação de agricultores e agricultoras familiares das regiões do Brejo e Curimataú.

O público prioritário são os dirigentes e lideranças sindicais, com 50% das vagas destinadas às mulheres, conforme deliberação do 7° Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares. A CONTAG e a FETAG-PB recomendam ainda que os sindicatos garantam a participação de jovens e idosos.

Na Paraíba, a primeira oficina de base desta segunda etapa aconteceu na cidade de Patos, no mês de maio.

A primeira etapa das Oficinas de Base foi realizada no período de junho de 2019 a março de 2020. A segunda etapa teve início em março deste ano e deve ser finalizada em agosto. Ao todo, devem ser realizadas 116 oficinas no âmbito das 27 microrregiões dos 27 estados brasileiros.

Paraíba –  A 1ª Oficina de Base Paraíba desta 2ª etapa foi realizada no município de Patos, com a presença de dirigentes das Regionais do Alto e Médio Sertão que priorizaram a realização de suas ações a partir dos temas das Eleições 2022, eleição de candidatos(a) no executivo e legislativo em todo o Brasil que tenham compromisso com a plataforma política da agricultura familiar, antes e depois do processo eleitoral; os sujeitos com ênfase para a juventude rural – Pensar estratégias que aproximem a Juventude da Movimento Sindical e da Agricultura Familiar; a sustentabilidade político-sindical (considerando gestão, comunicação e formação) – Potencializar a Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas; o controle social e o cadastro da agricultura familiar (CAF).

Em Patos, também foram feitos pela CONTAG informes sobre o 6º Encontro Nacional de Formação (6º ENAFOR), a Marcha das Margaridas e o Festival Nacional da Juventude Rural 2023, a Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas e a Campanha “Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso.”

A diretoria da FETAG-PB esteve presente na primeira oficina, em Patos, e a CONTAG foi representada pelo seu presidente, Aristides Santos, e a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues e Assessoria.

Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com informações de Barack Fernandes – Assessoria de Comunicação da CONTAG.

 

 

 

Publicações relacionadas