Agricultores familiares realizam Assembleia em defesa da FETAG-PB e da luta sindical rural

Foto: Mabel Dias

 

Agricultoras e agricultores familiares da região do Brejo paraibano participaram neste sábado (18) na cidade de Solânea, de uma Assembleia para ratificar a atuação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) no estado.

As trabalhadoras e trabalhadores rurais mobilizaram-se em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Solânea, filiado à FETAG,  localizado no Centro da cidade, e saíram em caminhada até o local onde estava marcada a realização de uma Assembleia, por uma entidade denominada Safer. No entanto, encontraram a casa fechada. A Assembleia foi convocada por meio de edital, publicado no Diário Oficial da União, no dia 27 de maio de 2022, porém, os agricultores familiares não encontraram nenhum representante da Safer no local e sua sede encontrava-se fechada.

O secretário de Políticas Sociais da FETAG-PB, Rosivaldo Fernandes, leu todos os pontos do edital, que foram rejeitados em sua totalidade, confirmando a inexistência de outra entidade representativa da categoria dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares da Paraíba.

“Constatamos que estas pessoas só fazem tudo no papel porque a sede deles estava fechada e  sem realizar de fato a assembleia no local informado no Edital publicado no dia 27 de maio de 2022 no Diária ofício da União. Querem fundar uma outra federação e sindicato sem representatividade nem legitimidade, e nós estamos organizados, unidos, em torno da Fetag, da Contag e dos sindicatos, muitos com mais de 50 anos de fundação, e vamos sempre lutar por nossos direitos”, afirmou Rosivaldo.

A Assembleia contou com a participação de outros diretores da FETAG, como as secretárias de mulheres, Ivanete Leandro e Marleide Fernandes, e a delegada Avanice Ramos da Silva, respectivamente, e  assessores de formação sindical e da área jurídica.

Participaram do evento vários sindicatos, entre eles, o de Guarabira, Pilõeszinhos, Belém, Araruna, Mulungu, Bananeiras, Pirpirituba, Cacimba de Dentro, entre outros.

As agricultores e agricultoras familiares também realizaram uma homenagem à trabalhadora rural, delegada da FETAG-PB e presidente do Sindicato de Tacima, Raimunda Soares, que faleceu na última quarta-feira (15).

“É importante que esta informação, da formação de sindicatos falsos na Paraíba, seja amplamente divulgada e que os agricultores e agricultoras familiares multipliquem a importância dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores do campo. Alguns governos, como o federal, querem acabar com a luta sindical porque nos querem fracos e desorganizados, e esta informação precisa chegar na base para que mais trabalhadoras e trabalhadores rurais conheçam a importância do sindicato e filiem-se”, ressaltou a assessora jurídica da FETAG-PB, Geane Lucena.

Mabel Dias – Assessora de Comunicação da FETAG-PB

Fotos: Mabel Dias

Publicações relacionadas